Dow Jones e SP500 avançam durante esta quinta-feira

Os principais índices acionários de Wall Street operam em alta nesta quinta-feira, com os investidores digerindo a divulgação de indicadores do mercado de trabalho e da indústria dos EUA piores que as expectativas, em meio à continuidade dos temores acerca da economia européia.
 
O mercado de trabalho dos Estados Unidos superou as expectativas dos analistas, após o Initial Claims reportar 370 mil novos pedidos auxílio-desemprego na passagem semanal. As estimativas do mercado apontavam para 365 mil solicitações no período. Na medição anterior, foram registrados 372 mil pedidos.
 
Já o indicador dos pedidos de bens duráveis apontou que os pedidos e entregas de bens duráveis feitos junto à indústria do país avançaram menos do que o esperado em abril, registrando alta de 0,2%, frente estimativas de avanço de 0,3%. Em março, houve um recuo de 3,7%. 
 
No âmbito internacional, as atenções dos investidores seguem voltadas para o front europeu. O PMI Composto da Zona do Euro, que mede tanto a atividade do setor de serviços quanto da indústria de transformação, recuou de 46,7 para 45,9 em abril, conforme dados prévios, chegando assim à taxa mais rápida de declínio na atividade econômica do setor privado desde junho de 2009. Valores abaixo de 50 indicam contração.
 
Deste modo, no início desta tarde, o índice Dow Jones avançava 0,30% com 12.534 pontos, ao passo que o SP500 subia 0,35% aos 1.323,56 pontos.
 
Confira os gráficos:
 

 


Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
24/05/2012 12:21:28

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
CVC - Hoteis - Finance One

Bovespa opera em queda de olho na situação grega

A Bolsa de Valores de São Paulo opera em queda na manhã desta quinta-feira, após encerrar o dia anterior com uma recuperação diante de uma queda de mais de 3%.
 
A incerteza sobre a eventual saída da Grécia da zona do euro ainda é responsável pela cautela dos investidores, tanto no mercado nacional, quanto no internacional.
 
No cenário local, o IPC-S de 22 de maio de 2012 registrou variação de 0,50%, 0,05 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.
A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas passou de 95,0% em março para 95,3% em abril de 2012. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (abril/2011), houve avanço de 0,8 ponto percentual na pontualidade de pagamento das micros e pequenas empresas no país. Foi o quinto mês consecutivo de alta interanual deste indicador.
A taxa de desemprego ficou em 6% em abril, indicando uma estabilidade em relação a março, quando o percentual foi 6,2%. O resultado é um pouco menor do que o observado no mesmo período de 2011, quando o nível de desemprego atingiu 6,4%. A taxa de abril deste ano é a menor para o mês desde 2002, quanto teve início a série histórica.
Deste modo, o Ibovespa operava no final da manhã desta quinta-feira em queda de 1,52% aos 53.787 pontos.
Confira o gráfico:


Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
24/05/2012 11:03:03

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
LATAM - Ofertas Brasil - Finance One

Dow Jones e Sp500 recuam pressionadas pela preocupação com a situação grega

Os principais índices acionários de Wall Street continuam em queda no inicio desta tarde, pressionada pelo crescimento das preocupações de que a Grécia pode abandonar a zona do euro. 
O mercado aguarda a reunião entre os líderes da UE, principalmente por conta de uma possível saída da Grécia do Zona do Euro. Entretanto, o ex-primeiro ministro do país, Lucas Papademos, afirmou que não há nenhum plano para a retirada grega do bloco. Na pauta do encontro, também estarão as medidas para aumento de crescimento, a adoção dos eurobonds, além de um fundo de resgate ainda maior e a recapitalização.
Enquanto isso, o Banco Mundial revisou as estimativas de crescimento da economia chinesa neste ano de 8,4% para 8,2%. Ainda no front oriental, a balança comercial do Japão mostrou um ritmo de crescimento menor do que o esperado para as exportações do país no mês de abril, suscitando temores sobre a continuidade de uma demanda mais fraca, afetando a recuperação econômica japonesa.

Já no front norte-americano, as atenções estão voltadas para o orçamento federal, que está sendo arquitetado pelo CBO (Escritório de Orçamento do Congresso, na sigla em inglês), o qual alertou na véspera sobre o desafio de como lidar com uma série de fim de prazos fiscais no final do ano, que provavelmente empurrarão a economia do país para uma recessão no primeiro semestre de 2013.

 
Na agenda de divulgação local, O Departamento de Comércio dos EUA divulgou que as vendas de casas novas no país aumentaram em abril 3,3% para uma leitura de 343 mil. Em março, a taxa de vendas foi revisada para 332 mil, a partir de uma leitura original de 328 mil.
O índice que mede os preços dos imóveis nos EUA disparou 1,8% em março. Em fevereiro, o indicador também subiu 0,3%. O resultado veio acima do esperado, também de +0,3%.
Os estoques de petróleo dos Estados Unidos apresentaram na última semana uma elevação de 0,9 milhões de barris para um total de 382,5 milhões.
Deste modo, o índice Dow Jones recua 1,21% com 12.351 pontos, ao passo que o SP500 cai 1,14% aos 1.301,69 pontos.
Confira os gráficos:



Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
23/05/2012 12:33:28

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
LATAM - Ofertas Brasil - Finance One

Bovespa opera em queda e corre risco de chegar à menos de 54 mil pontos

A Bolsa de Valores de São Paulo opera em queda durante toda a manhã desta quarta-feira devido à aversão generalizada ao risco que pode levar a Bovespa à menor pontuação do ano, abaixo dos 54 mil pontos.
A tensão no exterior foi realimentada pela redução das expectativas em relação ao encontro de cúpula e jantar informal dos chefes de governo dos países da União Europeia (UE), em meio à posição contrária da Alemanha ao lançamento de eurobônus e a declarações confusas do ex-primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, sobre a saída do país da zona do euro.
No cenário local, O IPC-S de 22 de maio de 2012 apresentou variação de 0,50%, 0,05 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada na última divulgação.




Deste modo, o Ibovespa recuava 1,06% com 54.456 pontos no final desta manhã.
Confira o gráfico:


Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
23/05/2012 11:42:44

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
LATAM - Ofertas Brasil - Finance One

Principais bolsas de valores da Europa e da Ásia operam em baixa

As incertezas causadas pelos impactos da crise econômica internacional, principalmente na zona do euro, geraram hoje (23) quedas nas principais bolsas de valores da Europa e da Ásia. Há ainda expectativas dos investidores em torno da reunião informal dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia nesta quarta-feira, em Bruxelas, na Bélgica.  
Ao longo do dia (há diferenças de fusos horários entre o Brasil, a Europa e a Ásia), houve registros de perdas na Bolsa de Milão (Itália), de 1,38%, e na Bolsa de Madri (Espanha), de 1,11%. Na Bolsa de Londres (Reino Unido), caiu 1,15%, na de Frankfurt (Alemanha), 1,29%, e na de Paris (França), 1,11%. A Bolsa de Lisboa (Portugal) caiu 0,97%.
De acordo com analistas econômicos, há receios também sobre a ausência de otimismo em relação à Grécia. Paralelamente, os líderes da União Europeia, reunidos hoje em Bruxelas, discutem medidas para estimular o crescimento econômico e a criação de uma taxa sobre as transações financeiras.
As principais bolsas da Ásia também passaram o dia hoje negociando em baixa. A Bolsa de Tóquio (Japão) registrou queda de 1,2 %, a de Hong Kong caiu 1,4 % e também estão em baixa os principais indicadores da Coreia do Sul e da Austrália, assim como de Cingapura e da Indonésia.

Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
23/05/2012 09:20:09

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
LATAM - Ofertas Brasil - Finance One

Dow Jones e SP500 operam em alta em segunda-feira de agenda fraca

Os principais índices acionários de Wall Street operam em alta desde a abertura das negociações desta segunda-feira, devido à noticias positivas oriundas da Europa e Ásia.
Os líderes da União Européia farão uma reunião informal nesta quarta-feira. No encontro, devem ser discutidas também as saídas para a crise grega e a contenção desse contágio dos demais países da zona do euro. Pesquisas de intenção de voto realizadas na Grécia durante o fim de semana mostram que cresceu o apoio dos gregos aos conservadores e há esperança de que o Nova Democracia consiga a maioria nas eleições de junho. A vitória do partido pode levar a um governo capaz de atender às exigências européias de austeridade.
Além disso, as declarações do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, no domingo, sinalizam que Pequim está disposto a dar mais suporte à economia chinesa. Wen prometeu transformar o crescimento na maior prioridade do país asiático, afirmando que poderá prevenir uma desaceleração rápida por meio de políticas decisivas.
Na agenda local, o índice de atividade industrial do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) de Chicago (CFNA, na sigla em inglês) subiu para 0,11 em abril, ante -0,44 em março.
 
No início desta tarde, o índice Dow Jones operava em alta de 0,64% com 12.449 pontos, ao passo que o SP500 avançava 0,94% aos 1.307,46 pontos.
 
Confira os gráficos:
 



Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
21/05/2012 12:32:14

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
LATAM - Ofertas Brasil - Finance One

Alemanha rejeita proposta da França para emitir eurobonds

O secretário (o equivalente a ministro) das Finanças da Alemanha, Steffen Kampeter, rejeitou hoje (21) a proposta do novo presidente da França, François Hollande, para a introdução de eurobonds (emissão de títulos conjuntos de dívida pública europeia) na zona do euro. Segundo Kampeter, essa é “uma receita errada no momento errado”.
“No momento atual, não vejo motivos para mudarmos de rumo, a introdução de eurobonds seria a receita errada no momento errado e teria efeitos secundários contraproducentes”, disse Kampeter. Para ele, a base para uma política orçamental comum na Europa “é, em primeira linha, o Tratado Orçamental” e não a emissão de eurobonds.
De acordo com o secretário alemão, uma emissão de eurobonds pode levar os países da zona do euro a ter mais dificuldades de acesso aos mercados de capitais, inclusive com limitações para financiamentos em condições favoráveis.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, é contra a emissão de eurobonds, pois os considera uma  forma inadequada de tratar as dívidas públicas na zona do euro. A proposta de Hollande sobre os eurobonds foi apresentada na reunião de cúpula do G8 (grupo formado pelos Estados Unidos, o Canadá, a Inglaterra, Alemanha, França, Itália, o Japão e a Rússia), nos Estados Unidos.

Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
21/05/2012 11:28:40

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
CVC - Hoteis - Finance One

Bovespa avança durante as negociações da manhã desta segunda-feira

A Bolsa de Valores de São Paulo parece estar deixando para trás a situação da semana passada, na qual ela registrou o pior desempenho do ano. No final da manhã desta segunda-feira, a Bovespa opera em alta.
 
Apesar de eventos políticos terem agitado o fim de semana e estarem se refletindo nos mercados internacionais nesta manhã, o vencimento de opções sobre ações, que acontece até o início da tarde na Bolsa brasileira, deve prevalecer nos negócios. 
No cenário externo, os líderes da União Europeia farão uma reunião informal nesta quarta-feira. No encontro, devem ser discutidas também as saídas para a crise grega e a contenção desse contágio dos demais países da zona do euro. Pesquisas de intenção de voto realizadas na Grécia durante o fim de semana mostram que cresceu o apoio dos gregos aos conservadores e há esperança de que o Nova Democracia consiga a maioria nas eleições de junho. A vitória do partido pode levar a um governo capaz de atender às exigências europeias de austeridade.
Além disso, as declarações do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, no domingo, sinalizam que Pequim está disposto a dar mais suporte à economia chinesa. Wen prometeu transformar o crescimento na maior prioridade do país asiático, afirmando que poderá prevenir uma desaceleração rápida por meio de políticas decisivas
Já no Brasil, A prévia do Índice de Confiança da Indústria sinaliza uma alta de 0,3% em maio de 2012, na comparação com o número final do mês anterior. Com o resultado, o índice passaria a acumular um aumento de 2,9 pontos percentuais desde novembro do ano passado, um avanço tímido diante da queda acumulada de 13,8%. entre dezembro de 2010 e novembro de 2011. Ao registrar 103,6 pontos, o ICI permaneceria pelo 11º. mês abaixo da média histórica recente
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 5,21%, de acordo com a projeção de analistas do mercado financeiro consultados todas as semanas pelo Banco Central (BC). A estimativa está levemente abaixo do previsto na semana anterior (5,22%). Para o próximo ano, a expectativa é inflação mais alta, 5,60%, ante 5,53% previstos anteriormente.
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central esperam que a economia cresça menos do que o previsto anteriormente. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os produtos e serviços produzidos no país, caiu de 3,2% para 3,09%, este ano.
No final da manhã desta segunda-feira, o Ibovespa operava em alta de 1,81% com 55.501 pontos.
Confira o gráfico:


Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
21/05/2012 11:22:10

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
CVC - Hoteis - Finance One

Banco Central Europeu quer Grécia na zona do euro, diz executivo do órgão

Um dos integrantes da Diretoria Executiva do Banco Central Europeu (BCE), o economista alemão Jörg Asmussen indicou hoje (21) que há um esforço conjunto para manter a Grécia na zona do euro. Segundo ele, a permanência da Grécia é tratada como plano A. “Continuo a trabalhar no plano A, não estou considerando o plano B.”
De acordo com ele, no entanto, há setores da União Europeia que consideram o plano B, que representa a exclusão da Grécia da zona do euro. “Se outros estão trabalhando em um plano B, tudo bem, mas como Mario Draghi [presidente do BCE] já disse, nós queremos que a Grécia continue com o euro e estamos trabalhando para isso”, disse.
Asmussen se recusa a considerar mudanças no chamado Pacto Fiscal Europeu – que reúne as medidas de contenção definidas pela União Europeia e pelos líderes do governo grego. Segundo ele, o incentivo ao crescimento deve conter elementos de reforma trabalhista e processos de produção.


Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
21/05/2012 11:17:04

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
LATAM - Ofertas Brasil - Finance One

Dow Jones e SP500 voltam a subir em seta-feira de agenda vazia

Os principais índices de Wall Street operam em alta nesta sexta-feira de agenda vazia e mercados ainda preocupados com a crise na Europa.
 
Os investidores estão animados com a expectativa dobre o início das negociações do Facebook, e isto está ajudando Wall Street a apresentar resultados positivos. A maior rede social do planeta precificou na quinta-feira sua oferta pública inicial (IPO) em US$ 38,00 por ação, no teto da faixa pretendida pela empresa. O Facebook colocou à venda 421,2 milhões de ações, captando US$ 16 bilhões na abertura de seu capital.
 
Na Europa, a impressão é de que as coisas ainda devem piorar antes de começar a apresentar melhora. No final da tarde de quinta-feira, a agência de classificação de risco Moody”s rebaixou os ratings de 16 bancos espanhóis e da unidade do banco Santander no Reino Unido.
 
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nessa quinta-feira (17) que se recusa a negociar com o governo interino da Grécia. Acrescentou que prefere aguardar as eleições legislativas, antecipadas para 17 de junho, para levar adiante o diálogo sobre o plano de austeridade a ser adotado no país.  Para analistas políticos, há riscos de a Grécia ser retirada da zona do euro.
 
Após cinco pregões consecutivos em queda, o índice Dow Jones avança 0,19% com 12.471 pontos, ao passo que o SP500 sobe 0,40% aos 1.310,33 pontos.
 
Confira os gráficos:
 

 

 
 

Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
18/05/2012 12:08:14

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Ricardo Eletro - Finance One
CVC - Hoteis - Finance One