6 dicas para economizar com a manutenção do carro | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

6 dicas para economizar com a manutenção do carro

Pensar em economia é algo pertinente a todos os segmentos. A saúde financeira pode, também, ser cuidada na hora da manutenção do carro. Se você pensa que isso é bobeira, saiba que é possível economizar (e muito) com pequenos detalhes ao cuidar e preservar o seu veículo.

Aquela frase clichê que todos dizem, “carro é igual filho”, não é uma mera comparação. Na prática, é bem semelhante. O cuidado, manutenção e investimento são evidentes e impactam no bolso do dono.

E se você está pensando em comprar um carro, saiba quais são os carros mais econômicos do Brasil.

manutenção do carro
Estar com a manutenção do carro em dia pode ajudar você a economizar com futuros gastos

É possível fugir das armadilhas e prezar por uma manutenção periódica. Assim, você vai evitar o desgaste e, consequentemente, vai aliviar o orçamento.

Todo automóvel precisa de assistência e dá uma certa despesa. Por isso, confira 6 dicas para economizar com a manutenção do carro. Saiba também se compensa converter o carro para GNV.

#1 Calibre sempre os pneus

Todo motorista sabe da importância de manter sempre os pneus do carro calibrados. Isso ajuda a aumentar a vida útil dele, sendo essencial na missão de quem pretende começar uma economia com a manutenção do carro.

Por que? É simples, pois se mantê-los calibrados não precisará gastar dinheiro com trocas de pneu frequentemente. Se você não tem esse costume, tente colocar em prática e verá rapidamente o impacto no bolso, com a economia que terá.

A dica é conferir, a cada 15 dias, a calibragem de todos os pneus de seu carro, incluindo estepe. Outra orientação importante é se atentar ao valor indicado pela montadora que vem descrito no manual do veículo. Caso não ache, ele também pode ser encontrado na tampa do tanque ou em uma das portas.

Evite andar com os pneus murchos, pois isso acabará com a estrutura do pneu, condenando toda a sua parte exterior. Além disso, ainda pode causar acidentes e sérios prejuízos ao seu carro.

#2 Cuidado com o peso que você carrega

Um carro não é um transporte de carga. Ele não foi feito para carregar muito peso, o que pode comprometer a suspensão do veículos e causar diversos outros danos. Evite ao máximo colocar peso excessivo.

O peso em excesso vale tanto para transporte de recursos, materiais, como também de pessoas. Não tente se aventurar carregando mais do que o devido, pois isso pode ser prejudicial para o veículo e também para os passageiros, correndo o risco de acidentes.

#3 Atenção ao sistema de freios

Outro tipo de manutenção muito importante em um carro é o sistema de freios, que deve ser avaliado periodicamente e detalhadamente. Esse sistema é um dos componentes mais importantes do carro. Por isso, é preciso evitar defeitos e desgastes.

O motorista deve ficar atento, pois quando o sistema de freios estiver ruim logo começará a dar sinais. É preciso, imediatamente, realizar as manutenções preventivas, evitando sair com o carro enquanto não consertar o problema.

O freio é um dos principais motivos de acidentes e pode ser muito prejudicial. Se preservado, ter manutenção e cuidado com todo o sistema, haverá uma economia. Os gastos serão menores, além de evitar situações mais alarmantes.

#4 Verifique sempre o óleo do motor

Essa dica é um pouco básica, simples, mas que muitos motoristas não sabem ou negligenciam. A troca do óleo é algo muito importante para o bom funcionamento de um carro, por isso é bom olhar sempre a data estabelecida pela montadora, o que serve tanto para o óleo lubrificante quanto para o filtro de óleo.

O lubrificante do motor precisa ser trocado regularmente, no máximo a cada 10 mil quilômetros. No entanto, é preciso acompanhar também o estabelecido pela montadora, uma vez que além da rodagem também há o controle por tempo.

Passado um ano, o motor já passa a ficar comprometido. Isso porque o óleo acumula bastante sujeira e acaba por perder as suas propriedades originais. Dessa forma, veja sempre se chegou a um dos dois limites: 10 mil quilômetros ou 12 meses.

#5 Cuidado redobrado com o sistema de radiador

Mais um ponto essencial para quem quer economizar na manutenção do carro. É preciso, primeiramente, que o radiador seja mantido com seu reservatório preenchido na medida certa.

Isso evita que superaqueça, além de transtornos enormes. Observe sempre o seu próprio indicador de temperatura no painel e procure uma oficina se notar qualquer alteração.

#6 Opte por manutenção preventiva

O importante sempre será o preservar. Por isso, perceba sempre os detalhes externos e tempos iniciais do carro, e confira se não há algo de errado necessitando de ajuste. Enxergue, também, no interior, se alguma parte de dentro precisa de mudança.

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras