Alemanha aprova plano de corte de despesas de 80 bilhões de euros
Escrito por: Redação em 7 de junho de 2010
O governo da Alemanha aprovou nesta segunda-feira plano de austeridade no valor de 81,6 bilhões de euros, o mais drástico plano de cortes de gastos da história do país desde a Segunda Guerra Mundial. O pacote será aplicado entre 2011 e 2014, e tem como objetivo cumprir os requisitos constitucionais e aliviar as preocupações sobre a situação da dívida da União Europeia.
De acordo com afirmação da chanceler Ângela Merkel em entrevista coletiva, o plano inclui economia orçamentária de mais de 11 bilhões de euros para o ano que vem, e contempla cortes relevantes para as pastas de Trabalho e Assuntos Sociais, Defesa e Infraestrutura e Construção.
De acordo com Merkel, não serão prejudicados os orçamentos destinados à educação e à pesquisa. “Estamos em tempos duros e difíceis. Ainda não podemos nos permitir tudo aquilo que desejamos se quisermos desenhar o futuro”, assinalou a chanceler, que apesar disso se mostrou otimista em relação ao sucesso do plano.
O déficit orçamentário da Alemanha chegou a 3,1% do PIB no ano passado. Para este ano, a previsão é de déficit de cerca de 5%.
Fonte: Enfoque Informações
Financeiras
Ltda.
Recebido em:
07/06/2010 13:47:00
HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras