Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Aumento do poder de compra promove expansão do volume de vendas em mercados

Escrito por: Redação em 15 de abril de 2014


São Paulo, 15/04 (Enfoque) –

A evolução do poder de compra da população, constatada pelo aumento de 4,1% da massa de rendimento médio do trabalhador (entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014) foi determinante para a expansão de 5,1% no volume de vendas do segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Os dados constam da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Os dados apontam que o segmento proporcionou a principal contribuição relativa à taxa global de 8,5% de crescimento do varejo. A contribuição do segmento na base de comparação chegou a 32% da taxa global.


O IBGE informou que a atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, responsável pela segunda maior influência na formação da taxa do varejo (19%), obteve variação de 17,2% no volume de vendas em relação a fevereiro de 2013.


O segmento de Combustíveis e lubrificantes, com 13,5% de variação do volume de vendas em relação a fevereiro de 2013, respondeu neste mês pela terceira maior contribuição relativa à taxa global do varejo (16%).


Em termos de desempenho acumulado, as taxas de variação chegaram a 10% no ano e 7,3% nos últimos 12 meses. Atribui-se este comportamento ao menor ritmo de crescimento dos preços dos combustíveis (3,1% do subitem combustíveis contra 5,7% no índice geral, no que se refere ao acumulado dos últimos 12 meses, segundo o IPCA).


Móveis e eletrodomésticos, com variação de 10,5% no volume de vendas em relação a fevereiro do ano passado, registrou o quarto maior impacto na formação da taxa do varejo (15%). A atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com a quinta maior participação na taxa global do varejo (12%), apresentou crescimento de 15,2% na comparação com fevereiro de 2013, e taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses de 14,6% e 11,1%, respectivamente.


Em contrapartida, a atividade de livros, jornais, revistas e papelaria foi a única atividade a exercer influência negativa no resultado global do varejo. Em relação a fevereiro de 2013, apresentou variação no volume de vendas de menos 4,2%, revertendo uma série de três meses de resultados positivos. 


(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Recebido em: 15/04/2014 11:05:08

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

13º salário
Dicas para economizar no supermercado
Economia brasileira
Aumentos salariais em 2019
13° salário