Início Notícias Investimentos Veja o que avaliar antes de sair de um investimento e entrar...

Veja o que avaliar antes de sair de um investimento e entrar em outro

0
Mulher debruçada olhando para um cofre laranja de porquinho pensando em sair de um investimento
0
(0)

É muito comum hoje em dia encontrar pessoas que queiram sair de um investimento. Isso se deve principalmente ao fato de que, às vezes, um rendimento não evolui como gostaríamos. E assim, optamos por trocar.

Essa é uma atitude muito comum para investidores que optam por aplicações seguras, como os investimentos de renda fixa, que em troca, oferecem mais estabilidade e menos risco para perdas.

No entanto, é comum que com muito estudo e inteligência financeira, as pessoas evoluam de perfil de investidor. Quando chega esse momento, significa que é hora de mudar e optar por aplicações mais rentáveis.

Só que sair de um investimento não é tão simples quanto parece. Por isso, é necessário levar em consideração muitos aspectos e não somente retirar o seu dinheiro de onde está.

Por isso, nós do FinanceOne separamos algumas informações que você precisa considerar antes de sair de um investimento. Para saber quais são, basta continuar a leitura. Confira!

Existem muitos aspectos a se considerar antes de sair de um investimento. Veja abaixo quais são!

1. Antes de tudo, analise o cenário econômico!

Em primeiro lugar, avalie todo o cenário econômico antes de sair de um investimento. Isso porque, muitos investidores não consideram a situação financeira de um modo geral do país e acham que seu investimento é pouco rentável.

Ele até pode estar sendo, mas o cenário econômico brasileiro atual não é um dos melhores. Com a alta do dólar e a lenta recuperação financeira da pandemia, é importante que o investidor tome muito cuidado ao tomar decisões.

Por isso, é recomendado acompanhar todas as projeções possíveis do mercado para indicadores importantes, como a taxa de juros, inflação, dólar e o crescimento econômico do Brasil.

Sendo assim, a dica é: acompanhe as notícias do mercado financeiro e, se possível, veja com regularidade o boletim Focus, emitido semanalmente pelo Banco Central. Essa é uma ótima fonte de informação para entender o cenário macroeconômico.

2. Traga a memória o motivo que levou você a investir naquela aplicação

Uma outra avaliação necessária antes de sair de um investimento é justamente lembrar o porquê você optou por aportar o seu dinheiro naquela aplicação.

Além disso, antes de pensar em sair de um investimento, é importante realizar um acompanhamento mensal do desempenho do seu investimento.

Você pode fazer isso como se estivesse avaliando o seu extrato bancário, por exemplo. Esse é um ótimo exercício para ponderar sobre a evolução do seu investimento.

Caso perceba que há uma quebra de expectativa quanto ao desempenho de sua aplicação, talvez seja a hora de sair do investimento e pensar em outra alternativa mais rentável e que esteja alinhada ao seu perfil de investidor.

3. Avalie novos produtos financeiros

Percebeu que o seu investimento não está indo como deveria? Então essa é a hora de procurar por novas aplicações no mercado financeiro. Vivemos em um período em que a cada ano, novas aplicações surgem no mercado.

Quem poderia prever que há alguns anos atrás os investimentos em criptomoedas seriam tão rentáveis? Pois é! E agora essa é uma aplicação que faz cada vez mais parte da carteira de aplicações de investidores moderados, arrojados e agressivos.

Nesse sentido, é muito importante que antes de sair de um investimento, você entenda quais são os novos produtos e como eles podem suprir a sua aplicação atual.

Analise se ela faz parte do seu escopo, se ela está alinhada com suas expectativas e principalmente, se o retorno financeiro do aporte atinge suas expectativas.

Mas, atenção! Para que essa troca de investimento faça sentido, é necessário que as taxas de administração sejam menores e os lucros sejam maiores. Caso seja, aí sim vale a pena sair de um investimento.

Agora que você já sabe o que avaliar antes de sair de um investimento, veja também 5 investimentos rentáveis para o mês de outubro. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui