Bolsas da Europa fecham em baixa, afetadas por incertezas políticas
Escrito por: Redação em 5 de setembro de 2017
SÃO PAULO – As bolsas europeias fecharam em baixa nesta terça-feira, pressionadas pelas incertezas geopolíticas envolvendo a Coreia do Norte e pelo desempenho fraco dos índices americanos. O índice Stoxx Europe 600 teve queda de 0,13%, a 373,71 pontos, com o FTSE 100, de Londres, caindo 0,52%, a 7.372,92 pontos, e o CAC 40, de Paris, cedendo 0,34%, a 5.086,56 pontos. O DAX, na contramão dos outros grandes índices europeus, encerrou em alta de 0,18%, a 12.123,71 pontos.
Os bancos tiveram a pior performance na sessão. As ações do Commerzbank teve queda de 2,65% e o pior desempenho do dia. Bancos espanhóis e italianos também terminaram próximos do pior desempenho na sessão.
As reações dos mercados globais à elevação da tensão entre EUA e Coreia do Norte têm sido relativamente neutras nas últimas sessões. Mas o teste do que a Coreia do Norte afirma ser uma bomba de hidrogênio elevou novamente as tensões. Este é o sexto teste nuclear do país desde 2006 e o mais poderoso registrado. “Parece que a gravidade [da situação] passou para outro nível”, disse David de Garis, economista sênior do National Australia Bank. “Esta situação não parece que vai melhorar.”
A atenção dos investidores começa a se voltar agora para a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira. Alguns analistas acreditam que o presidente do BCE, Mario Draghi, pode intervir verbalmente para conter a valorização do euro, o que pode ser positivo para os exportadores europeus e sobretudo para o DAX.
Fonte: Valor Econômico