Brasil e África discutem no Rio novas oportunidades de parceria | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Brasil e África discutem no Rio novas oportunidades de parceria

(Agência Brasil) Dezenas de empresários e autoridades do Brasil e de diferentes países da África reuniram-se hoje (3) na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio,  para discutir novas oportunidades de parceria entre o Brasil e a África.
Segundo o vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, o seminário Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para Cooperação Econômica, que marca as comemorações dos 60 anos do banco, mostra a importância do Continente Africano para o Brasil e a necessidade de se conhecer melhor as propostas africanas para viabilizar projetos de interesse comum.
“Se há 60 anos esse banco foi criado, inclusive com a assistência técnica de organismos internacionais, com foco no desenvolvimento integrado, hoje esse evento simboliza e aponta um dos caminhos para o Brasil e para o BNDES nos próximos 60 anos, que é o Continente Africano”.
O embaixador do Zimbábue, Thomas Sukutai Bvuma, decano do Corpo Diplomático da África no Brasil, disse que não faltam oportunidades de negócios na África, em setores como mineração, agricultura, energia, infraestrutura, indústria e turismo. Ele criticou, entretanto, o que chamou de hesitação de empresas estrangeiras em agregar valor aos produtos africanos.
“Os países da África também encontram dificuldade de obtenção de linhas de crédito e de inserção nos mercados internacionais, sobretudo para produtos manufaturados, porque não oferecem as garantias tradicionais”, comentou Bvuma. Ele lamentou as poucas ligações aéreas e marítimas entre a África e o Brasil e pediu maior flexibilidade na consideração de garantias e condições de pagamento e mais viabilidade de projetos, além de maiores garantias soberanas de linhas de crédito.
Convidado de honra do evento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil pode e deve dar apoio técnico e de infraestrutura para que a África se torne autossuficiente em várias áreas, como educação, energia e saúde.
“Não podemos enxergar a África como simples fornecedora de minério, gás e petróleo. Não queremos hegemonia, mas parceria. O Produto Interno Bruto (PIB) do continente cresce há dez anos a taxas robustas e deve chegar quase a 6% em 2012. Foi-se o tempo em que o Atlântico nos separava”, declarou o ex-presidente, que defendeu a existência de enorme identidade com a África “que pode ajudar os empresários brasileiros a identificarem as incontáveis oportunidades que se abrem”.
 
Lula citou como exemplo de parcerias bem sucedidas as que envolvem a Fundação Oswaldo Cruz e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com transferência de tecnologia e capacitação profissional.

Fonte: Enfoque Informações Financeiras

Recebido em:
03/05/2012 12:49:06

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

12 de novembro de 2018
62% dos trabalhadores da indústria temem perder empregos para robôs

Uma pesquisa recente realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a organização Latinobarómetro mostrou que 62% dos brasileiros t...

9 de novembro de 2018
Natal deve movimentar R$53,5 bilhões, aponta pesquisa

Falta pouco mais de um mês para o Natal. E é nessa época que as pessoas começam a se preparar para comprar os presentes. A previsão é de que nes...

8 de novembro de 2018
Brasil sobe 16 posições em ranking de ambiente de negócios

O Brasil melhorou seu ambiente de negócios. É o que diz o diagnóstico feito pelo Banco Mundial. O país subiu 16 posições em ranking do relatóri...

15 de outubro de 2018
Os cargos que podem ter maiores aumentos salariais em 2019

A tendência é que em 2019 diversos setores se tornem mais interessantes financeiramente para os profissionais. Confira os maiores aumentos salariais em 2019.

9 de outubro de 2018
Alimentação é o principal gasto do brasileiro, diz estudo

Pesquisa da Multibenefícios mostrou que alimentação é o principal gasto do brasileiro, que considera o adiantamento do salário para isso.

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras