Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Brasileiros ganham opção de comprar ações diretamente em Wall Street

Escrito por: Mateus Carvalho em 5 de dezembro de 2018

Uma ótima notícia para quem gosta de investir. Os brasileiros ganharam a opção de comprar ações diretamente em Wall Street. E essa novidade já está valendo para esse mês de dezembro. Além dos investidores qualificados e milionários, outras pessoas poderão comprar ações diretamente em Wall Street.

E isso será possível graças à proposta da corretora Avenue Securities, do ex-XP Roberto Lee, que começou a operar no final de novembro. Um dos objetivos é chamar a atenção dos investidores que não são considerados milionários. Isso porque esse público já têm diversas opções dentro do mercado norte-americano.

comprar-ações-diretamente-em Wall-Street

Mesmo os brasileiros tendo diversas opções consideradas mais acessíveis, sendo uma delas os BDRs, a proposta da corretora é diferente. Ela quer cortar todas as burocracias ao abrir uma conta em uma corretora nos Estados Unidos.

A Avenue Securities tem sede em Miami e quer ampliar o número de opções dos investidores de classe média. Dessa forma, será possível que esses brasileiros comprem ações de empresas como a Apple, Amazon e Tesla.  

Opção é possível devido ao blockchain

A opção de comprar ações diretamente em Wall Street só é possível porque está sendo utilizada a tecnologia blockchain. A corretora irá permitir que os brasileiros residentes nos Estados Unidos possam comprar ações nas bolsas americanas diretamente.

Dessa forma, será possível eliminar a atual burocracia para investir no mercado acionário dos Estados Unidos. Isso porque os brasileiros precisam abrir conta em uma corretora local. Esta faz a intermediação com as companhias americanas, o que aumenta os custos de todo o processo.

Por isso, a Avenue Securities quer colocar o cliente em contato direto com Wall Street. Além disso, o blockchain é um sistema que permite o registro dos dados em blocos digitais de informação, que é à prova de violação de terceiros. E será esse sistema que estará por trás das movimentações de dinheiro na Avenue.

A opção de comprar ações diretamente em Wall Street também é possível devido a um aporte que a corretora recebeu da Vectis Partners. Com o dinheiro a empresa conseguirá manter um “colchão” de recursos nos Estados Unidos.  

Este deverá ser utilizado para cobrir instantaneamente o saldo dos clientes em dólar a partir do momento que os mesmos solicitam a conversão. Isso deverá ser feito antes de o dinheiro chegar nos Estados Unidos.

Os brasileiros que querem ter exposição no mercado de renda variável americano podem realizar isso por meio de produtos brasileiros, que são aplicados no exterior, sendo um deles os fundos de investimento.

Por isso, para investir diretamente nos papéis dos Estados Unidos é preciso ser cliente de uma correta brasileira que acionará uma dos EUA. Nessas situações, o investidor interessado arca com os custos de ambas as intermediadoras.

É importante deixar claro que inicialmente, a Avenue irá disponibilizar ações e ETFs (que são os fundos que replicam índices acionários) que são negociados nos EUA aos clientes. Por isso, são os mercados para pessoas físicas com maior liquidez no país, no caso com maior facilidade de negociação.

Enquanto no Brasil, a B3 tem apenas 15 ETFs listados atualmente, nos EUA são mais de 2 mil.

Vantagens de comprar ações diretamente em Wall Street

Você já sabe que um dos benefícios de comprar ações diretamente em Wall Street é o custo reduzido. Além do acesso a um cardápio de investimento muito maior. Outra vantagem é que o investidor ainda pode se proteger do risco cambial ao aplicar dinheiro nos Estados Unidos.

Isso acontece porque quando o dólar sobe aqui no Brasil, o investimento que é feito lá fora passa a valer mais quando for convertido para o real. Mas é importante lembrar que tanto no Brasil quanto no exterior, o mercado de ações é mais arriscado. Por isso, não é recomendado para aqueles que não tem um perfil de investidor de moderado a arrojado.

Outra informação importante que deve ser levada em consideração é que mesmo que a pessoa desista do investimento em pouco tempo, a corretora garante que o resgate será possível. Esse resgate ocorre quase que instantaneamente, levando o mesmo tempo que uma TED bancária.

Além disso, não existirá um valor mínimo para quem quiser aplicar na Avenue. Sendo assim, você poderá colocar e converter para dólar o dinheiro que quiser, e também comprar a quantidade de ativos que desejar.

Porém, é importante estar atento porque na hora de converter o saldo em reais para dólar, transação que será feita pelo parceiro Banco Bexs, a taxa de câmbio pode ser menor que a praticada naquele momento pelo mercado.

Isso acontece porque ela não será definida com base no aporte individual, mas sim a partir de volumes maiores, de diversos clientes juntos. E ao aplicar nos EUA por meio da corretora, o brasileiro será tratado como não residente no país. Por isso, deverá declarar os investimentos a Receita Federal no Brasil.

Pesquisa traça o perfil do investidor brasileiro

O investidor brasileiro possui um perfil peculiar no mercado. Ser investidor é saber usar a racionalidade como maior aliada.

É conseguir ampliar as possibilidades e tomar caminhos complexos quando o medo tenta falar mais alto. Ser investidor é ter coragem e entender que falhar é absolutamente normal.

Essas são algumas das características de um investidor de sucesso. Quer conhecer mais sobre o perfil do investidor brasileiro? Confira mais sobre a pesquisa.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
Mercado de Capitais
Veja qual é o perfil do investidor brasileiro
novos investidores
armadilhas ao investir