O banco digital C6 Bank incluiu contratos futuros cheios em sua plataforma de investimentos, a C6 Invest. Com isso, os clientes agora têm mais opções de renda variável para investir.
A novidade foi informada com exclusividade ao FinanceOne. De acordo com a fintech, quem já podia negociar minicontratos de dólar e de índice (Ibovespa) desde agosto do ano passado, agora também pode negociar contratos futuros.
Além de não possuírem taxa de corretagem, os contratos cheios de dólar e de índice passam a ser negociados diretamente no aplicativo do C6 Bank. Ou seja, mais facilidade e rapidez para aplicar.
“A inclusão da oferta de contratos futuros de dólar e de índice na C6 Invest faz parte da nossa estratégia de ter uma plataforma de investimentos completa dentro do aplicativo do banco em que o cliente já recebe salário, faz Pix, paga boletos, acompanha a fatura do cartão de crédito e muito mais. É banco e corretora num único app.”
Igor Rongel, head de investimentos do C6 Bank
O que são contratos futuros de dólar e de índice?
Para quem não sabe, contratos futuros são um tipo de aplicação que envolve um acordo de compra e venda de um ativo financeiro, porém em uma data no futuro. Daí o nome contrato futuro ou contratos de futuro.
O preço é predeterminado na hora da negociação, de modo que não muda se o valor do ativo vier a mudar posteriormente. Existem vários tipos de contratos futuros: de ações, moedas (como o dólar) e até mesmo índices econômicos (como de Ibovespa).
Mas essa é uma aplicação de renda variável e envolve operações de alto risco com grande volatilidade. Por isso os contratos futuros são indicados para investidores experientes.
Como explica o C6, normalmente, os contratos futuros são utilizados na proteção contra variações de preços ou para especulação. Eles permitem a negociação sobre as expectativas futuras de um determinado ativo.
A principal vantagem é que o investidor consegue operar alavancado. Ou seja, a aplicação oferece uma garantia menor do que o valor posicionado no contrato futuro.
Logo, se o investidor tiver um resultado negativo com a operação, o valor da garantia é utilizado para minimizar as perdas. Se tiver um resultado positivo, o valor é liberado normalmente.
Como investir em contratos futuros pelo app C6 Bank?
Para investir em contratos futuros pelo app C6 Bank, na área de renda variável dentro da C6 Invest. Siga o passo a passo:
- Acesse o aplicativo C6 Bank no seu smartphone
- Faça login na sua conta (se ainda não tem uma, veja como funciona e como abri-la aqui)
- Procure a seção “C6 Invest” na tela inicial
- Selecione a opção “Renda Variável”
- Em seguida, busque no filtro por “Contratos Futuros”
Lá é possível enviar ordens de compra e venda, a mercado ou com o preço definido. Os usuários ainda conseguem configurar níveis para limitar perdas.
A liquidação das operações de contrato futuros é diária e o ajuste, tanto de lucros quanto de prejuízos, é realizado de forma automática em conta corrente.
O C6 não cobra taxa de corretagem para fazer as negociações e permite realizar operações de day trade e swing trade. Além disso, é possível operar a qualquer momento ao longo do período de negociação
- das 9h às 17h55 para os contratos de índice
- das 9h às 18h para os contratos de dólar
Mas esses horários podem variar de acordo com o funcionamento da B3. Os clientes podem consultar todos os detalhes e regras para a negociação no aplicativo do C6 Bank.
Outros investimentos no app C6 Bank
Além dos contratos futuros, pelo home broker da C6 Invest é possível negociar ações, ETFs, BDRs e FIIs. A plataforma tem mais de 250 fundos em diversas categorias (multimercado, renda variável, renda fixa, cambial e cripto).
Além disso, a fintech oferece previdência privada e opções de renda fixa, com CDBs que permitem começar a investir com apenas R$20.
No app, também é possível abrir uma Conta Global de Investimentos, um tipo de conta que dá acesso a ativos do mundo inteiro e a possibilidade de carteiras personalizadas com o C6 TechInvest – serviço que usa tecnologia para ajudar o cliente a diversificar seus investimentos com ativos do Brasil e do exterior.
“Com R$1 mil, já é possível criar uma carteira composta por Ibovespa, S&P 500, Nasdaq 100, Tesouro americano, papéis atrelados à inflação do Brasil e juros prefixados, além de prata e ouro”, diz o C6.
Gostou da novidade? Então compartilhe com outros amigos! Leia também: