Início Cartão de Crédito Cartão com cashback ou milhas? Descubra qual o melhor para você!

Cartão com cashback ou milhas? Descubra qual o melhor para você!

0
Mulher sorridente segura um cartão de crédito em uma das mãos e cédulas de dinheiro na outra
5
(3)

O que será que vale mais a pena: um cartão de crédito com cashback ou milhas? Essa é uma dúvida comum, principalmente entre aqueles que nunca tiveram um cartão com nenhum dos dois programas.

E a decisão correta depende de alguns fatores. Afinal, ambos os tipos trazem retornos financeiros, mas funcionam de formas diferentes.

Portanto, podem ser mais ou menos vantajosos de acordo com o perfil de cada consumidor.

Pode-se dizer que os hábitos de consumo são os principais fatores para ajudar a determinar. Mas com a pandemia e em tempos de dólar em alta, algumas pessoas se perdem nesse critério.

Muitos que antes costumavam viajar sempre, agora não fazem mais isso. Por isso é fundamental avaliar as vantagens como um todo.

O fato de que o mercado já oferece dezenas de opções, tanto de cartões com milhas quanto de cartões com cashback também torna a escolha mais complexa.

+ Como ganhar dinheiro com cartão de crédito? É possível?

Para isso, é necessário entender como funciona cada uma dessas modalidades de cartão de crédito, avaliar o seu hábito de consumo e comparar as opções.

A seguir, confira todas essas informações e também os prós e os contras de cada modalidade para você chegar no melhor cartão de crédito para a sua realidade.

O que é melhor: cashback ou milhas?

A decisão entre ter um cartão com cashback ou milhas é pessoal. Mas a escolha deve passar pela avaliação de alguns fatores:

  • estilo de vida
  • preferências de vantagens
  • hábitos de compras
  • recorrência de viagens

Para entender qual é a melhor opção tendo em vista esses fatores, compreenda como funciona cada tipo de cartão!

Os cartões de crédito com acúmulo de pontos ou milhas funcionam como uma espécie de programa de fidelidade. Ou seja, quanto mais você usa, mais milhas acumula.

Além das viagens, geralmente é possível trocar pontos por produtos de vestuário, utensílios domésticos, eletrônicos e até mesmo experiências em passeios turísticos.

A forma como os pontos são computados pode variar conforme o tipo do cartão (Gold, Platinum ou Black).

Mas na maioria dos casos a fatura é convertida em dólar e cada dólar é multiplicado por um fator para converter os valores em milhas.

Já o cartão de crédito com cashback é basicamente uma forma de pagar mais barato na fatura. Isso porque eles possibilitam ao usuário receber uma porcentagem do valor gasto de volta.

Ou seja, uma parte do dinheiro é “devolvida” ao cliente. Em alguns casos é possível depositar esse valor retornado na conta corrente e usá-lo como quiser.

Mas em alguns cartões esse cashback pode ser limitado a condições específicas, como: crédito para as próximas compras, crédito somente para compras de uma empresa específica, somente para pagamento de contas etc.

Então, de modo geral, qual desses cartões vale mais a pena?

Se contarmos como critério de escolha o retorno financeiro, a maioria dos cartões de crédito com acúmulo de milhas serão mais vantajosos.

Mas se levarmos em conta outros fatores, ele não será a melhor escolha para todas as pessoas. Entenda mais a seguir!

Cartões com cashback ou milhas podem ser indicados para diferentes perfis de consumidores

Cartão de milhas: vantagens e desvantagens

Entre os cartões com cashback ou milhas, os que que acumulam pontos têm como principal vantagem a possibilidade de converter gastos em benefícios para viajar. Mas existem também desvantagens.

Vantagens das milhas:

  • Usar os pontos para voar em classe executiva ou primeira classe (que geralmente são muito caras e inalcançáveis para muitas pessoas)
  • Possibilidade de participar de programas de fidelidade, transferindo pontos com bonificações que chegam 120%
  • Mais retorno financeiro (os gastos da fatura convertidos em pontos são superiores em comparação à maioria dos cartões com cashback)

    + Como ganhar dinheiro no banco Inter com cashback

Desvantagens:

  • Os pontos costumam ter prazo validade e podem expirar antes que você utilize (por isso é fundamental avaliar a recorrência de viagens no seu estilo de vida)
  • Exigem valores mínimos de envio de pontos e alguns podem ser bem altos, dificultando a transferência de pontos
  • Nos programas de fidelidade, as os preços das passagens são dinâmicos, dificultando o planejamento

+ Melhores cartões para acumular milhas

Cartão de crédito com cashback: vantagens e desvantagens

Entre os cartões com cashback ou milhas, os que devolvem parte do dinheiro podem parecer render menos. Mas eles possuem características que podem ser mais vantajosas!

Vantagens do cashback:

  • É possível saber exatamente qual vai ser o seu retorno de acordo com os gastos que você tem, facilitando o planejamento financeiro
  • Em muitos casos é possível sacar o dinheiro e usá-lo como quiser
  • Não é necessário participar de programas de fidelidade, de modo que pode ser vantajoso mesmo para quem não quer usar o cartão com frequência

Desvantagens:

  • O retorno financeiro sobre o valor gasto geralmente é menor, se comparado aos cartões com milhas (embora possa ser mais flexível)
  • Em regra, esses cartões têm menos benefícios agregados
  • Em alguns casos, o gasto do cashback pode ser limitado a condições específicas (como compras somente naquela empresa, por exemplo)

    + Mastercard lança cartão com cashback em criptomoedas

Quando escolher um cartão com cashback ou milhas?

Observando os prós e contras de cada tipo de cartão e relacionando essas características com seus hábitos de consumo e estilo de vida, já é possível tomar uma decisão.

Mas existem ainda algumas considerações a serem feitas. A primeira delas é em relação à anuidade.

Antes de escolher entre as opções do mercado, conheça as taxas cobradas e, inclusive, verifique se há formas de evitá-las.

Muitas vezes um cartão parece muito vantajoso, mas acaba não sendo o melhor por conta da anuidade alta. Coloque na ponta do lápis para saber se vale a pena!

Entre as pessoas que costumam viajar – mesmo que estejam em um momento de pausa por conta da pandemia -, geralmente o cartão de crédito com milhas vai ser mais vantajoso.

+ Sites que oferecem cashback que você precisa conhecer

Mas de nada adianta ter um bom cartão de pontos, se você concentra poucos gastos nele. Afinal, é usando o cartão que vai conseguir acumular milhas. Tenha isso em mente!

Agora, se você é uma pessoa com renda mais baixa e viaja pouco, talvez um bom cartão com cashback seja a melhor opção.

O ponto de atenção, neste caso, é dar preferência para os que não possuem anuidade e/ ou que possibilitam o depósito do crédito na conta corrente.

Assim, você pode usar o cashback como quiser.

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que também estão em dúvidas entre cartões com cashback ou milhas!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui