Início Notícias Finanças Pessoais Conheça os cartões de crédito com as menores taxas e economize!

Conheça os cartões de crédito com as menores taxas e economize!

3
cartões de crédito com as menores taxas
cartões de crédito com as menores taxas
3.5
(26)

Conhecer os cartões de crédito com as menores taxas pode ser uma “mão na roda” na hora de escolher o seu. É uma forma de economizar dinheiro.

Além disso, alguns cartões costumam falar que não cobram a anuidade, porém vinculam a isenção a um gasto mínimo ou por um determinado período.

Para ajudar os consumidores, a Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores (Proteste) fez uma nova comparação dos cartões de crédito com as menores taxas de juros de crédito rotativo em 2021.

Foram comparados 87 cartões de 17 instituições financeiras. É importante lembrar que os juros são cobrados quando o consumidor não paga o valor total da fatura até a data de vencimento.

Dos cartões analisados, o Gold do Banco Inter, os cartões PAN Zero Anuidade, PAN Básico, Credicard Zero, Original Internacional, Nubank, Digio, Next e Cartão C6 não cobram anuidade.

Mas o cartão com os juros mais baixos (143,55% ao ano, no rotativo) é o de crédito do Banco Inter. Enquanto os do Banco Pan apresentam a segunda taxa mais alta do estudo, com 747,19% ao ano.

Conheça os cartões de crédito com as menores taxas

Conheça quais são os cinco cartões de crédito com as menores taxas, segundo o estudo mais recente da Proteste:

  1. Banco Inter Gold: 143,55%;
  2. Next Visa Internacional: 210,43%;
  3. C6 Bank Cartão C6: 268,91%;
  4. Digio: 271,81%;
  5. Nubank: 385,17%;
  6. Banco Original Internacional: 402,47%;
  7. Itaú Credicard Zero: 417,70%;
  8. Banco Pan Zero Anuidade: 747,19%;
  9. Banco Pan Básico: 747,19%.

É importante deixar claro que as taxas de juros citadas são as de rotativo.

cartão de crédito consignado sem anuidade

Os cartões com as maiores taxas

Assim como foi realizada a comparação dos cartões de créditos com as menores taxas, a Proteste também fez a pesquisa com os cartões com as maiores taxas.

O estudo constatou que os juros praticados podem chegar a 875,25% ao ano. É o caso do cartão Trigg Gold, do Banco Omni, por exemplo.

Os cartões do Banco Pan possuem a segunda taxa mais alta, com 747,19% ao ano (no rotativo). E os juros que incidem nos outros serviços também são bem altos.

O estudo da entidade também analisou a anuidade. Os cartões Gold do Banco Inter, PAN Zero Anuidade, PAN Básico, Credicard Zero, Original Internacional, Nubank, Digio, Next e Cartão C6 não possuem essa taxa.

Mas entre aqueles que cobram essa tarifa, a variação de valor é grande. Os preços podem variar de R$190 (Ourocard Elo/Banco do Brasil) a R$1.020 (Cartão C6 Carbon/C6 Bank).

Por isso é fundamental pesquisar antes de escolher um cartão de crédito, para optar pela opção mais barata. Ou, preferencialmente, pela opção que não cobra a anuidade.

Como funciona o crédito rotativo dos cartões de crédito

Na comparação realizada pela Proteste, para saber quais cartões de crédito têm as menores taxas, foi levado em consideração o crédito rotativo. Você sabe como ele funciona?

Esse tipo de crédito é utilizado pelas pessoas que não querem ou não podem pagar o valor total da fatura do cartão de crédito até a data do vencimento.

Mas elas pretendem pagar o saldo devedor em breve, por exemplo logo no próximo mês. Para que isso ocorra, é necessário que o consumidor pague o valor mínimo ou qualquer outro valor da fatura.

Dessa forma, o restante deverá ser automaticamente financiado e lançado para o próximo mês. Às vezes a melhor alternativa é financiar a fatura em vez de pagar a multa e os juros, que podem ser bem altos.

O crédito rotativo disponível diminui conforme o cliente o utiliza, e aumenta na medida que o pagamento da fatura do cartão de crédito é realizado. É assim que funciona o crédito rotativo.

Dessa forma, o seu limite de crédito só é recuperado com o pagamento dos juros mais os extras do valor principal.

Saiba como não entrar no crédito rotativo

Se você não quer pagar esses juros altos na fatura do seu cartão de crédito, saiba que existem algumas atitudes que podem evitar isso. Confira abaixo:

-> Conheça as taxas de juros que são cobradas, você pode pesquisar ou até mesmo perguntar ao seu banco;

-> Sempre anote os gastos para ter um controle e não gastar mais do que você pode quando a fatura do cartão chegar;

-> Pague o total da fatura sempre que puder. Dessa forma, você evita que qualquer tipo de juros seja cobrado futuramente.

Vale ressaltar aqui que é melhor você pagar qualquer valor, até mesmo o mínimo, do que não pagar nada e deixar a fatura total em atraso. Isso porque ficar sem pagar o cartão de crédito pode gerar ainda mais juros.

Cartões de crédito sem anuidade: os 10 melhores

Você está procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na economia brasileira. De acordo com estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 77% dos brasileiros utilizam cartão de crédito.

No entanto, 72% dos usuários não sabe quanto paga pelos juros no crédito rotativo quando deixa de quitar o valor integral da fatura. Por isso, uma ajuda é saber que alguns deles são realmente livres de anuidade.

Outros abatem a anuidade de acordo com o valor dos seus gastos. Há também os cartões digitais sem anuidade (de fintechs) e os cartões dos bancos tradicionais. Conheça os melhores cartões sem anuidade.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e comente!

O que achou disso?

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 26

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

3 COMENTÁRIOS

  1. O C6 Bank é um assalto. Vocês não tem ideia do valor abusivo de multa por um monte de coisas. Pode não ter rotativo alto, porem a multa é absurda. Pior banco.

  2. O C6 bank é mentira. Se tem rotativo baixo, em compensação a multa é ABSURDA. Reportagens assim levam consumidores a pensarem que é um excelente banco, e não é verdade. Ele é desonesto.

    • Olá, Luci! Tudo bem?
      Agradecemos pelo seu feedback.
      O objetivo do artigo é informar os leitores sobre as taxas baseado em estudo comparativo da Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores (Proteste).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui