Início Notícias Empreendedorismo O que é o CNAE de uma empresa? Veja o que significa...

O que é o CNAE de uma empresa? Veja o que significa e como consultar

0
pessoa escrevendo em uma folha com um celular e notebook no lado
0
(0)

CNAE nada mais é do que a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Essa é uma parte muito importante, sobretudo para negócios e empreendedores, pois é a partir dele que são determinadas as atividades de uma empresa.

Normalmente, o CNAE possui a ver com a área de atuação de uma empresa e a decisão ocorre no momento em que realiza-se a abertura do CNPJ de um empreendimento.

Também é possível acrescentar ou excluir atividades após a criação da pessoa jurídica.

O CNAE possui 7 números. Eles são importantes porque essa é uma confirmação de que o seu negócio possui habilitação para exercer determinada atividade econômica.

Além disso, com ele é possível determinar sua atividade primária como uma pessoa jurídica, mas também dá para acrescentar outras atividades secundárias dentro do escopo de trabalho da sua empresa.

Agora, se por um lado a função do CNAE é de determinar o que cada empresa faz, por outro lado, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas serve para saber o que cada empresa aberta realiza no Brasil.

Com o CNAE correto, as empresas pagam somente os tributos devidos, evitando gastos

Qual a importância do CNAE?

Com o CNAE correto, as empresas pagam seus impostos da maneira correta. Isso porque, negócios atuam em áreas diferentes e para isso, algumas pagam mais impostos e outras pagam menos dependendo do ramo de atuação.

Sendo assim, uma das tarefas mais importantes desses 7 números é: melhorar a gestão tributária das empresas e, principalmente, controlar de maneira efetiva possíveis ações fraudulentas.

Muitos empreendedores, de forma errônea, utilizam um CNAE diferente justamente na intenção de pagar menos impostos. No entanto, a prática é criminosa, sujeita à punição.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas também é essencial no momento que negócios geram suas notas fiscais, o que implica diretamente na tributação.

Por fim, o CNAE também é muito importante para as empresas que estão enquadradas dentro do regime do Simples Nacional.

Assim, a empresa paga seus impostos de forma correta, elimina gastos desnecessários com tributos e garante que seu negócio funcione legalmente.

Como checar o CNAE?

Para checar qual o seu CNAE, é muito simples. Para isso, é necessário visitar o site da Receita Federal e preencher seu CNPJ. O site vai checar e descrever todas as atividades associadas a sua empresa no momento que você a cadastrou.

E para alterar essa informação sendo MEI?

Conforme dito anteriormente, também é possível adicionar ou excluir atividades econômicas da sua empresa. Caso você tenha a intenção de fazer uma dessas duas possibilidades, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Em primeiro lugar, é necessário acessar o Portal do Empreendedor, no site do governo;
  • Depois, clique em Já sou MEI;
  • Em seguida, clique em Alteração Cadastral e a opção Solicitar;
  • Você será direcionado para a parte de login do site do Governo Federal, preencha os dados solicitados pessoais e depois os dados da sua empresa;
  • Já com o acesso, você será direcionado para a área de Dados para alteração;
  • Nesse momento, basta escolher a ocupação principal do negócio e até 15 opções secundárias. Nessa parte também dá para alterar o nome fantasia do seu negócio, mas caso não queira, pode deixar do mesmo jeito que antes;

Por fim, basta confirmar as alterações feitas. O Portal do Empreendedor também solicitará informações referentes a endereço, imposto de renda e título de eleitor.

Depois disso, basta apenas enviar o formulário, imprimir um novo Certificado de Condição de Microempreendedor (CCMEI). E, caso seja necessário, imprimir o documento com a Receita Federal sobre a regularidade de seu negócio.

Agora que você já sabe como alterar o CNAE do seu negócio, que tal conferir também quais são as atividades de um microempreendedor individual?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui