Início Notícias Viajar com pontos: veja como aproveitar programas de milhas

Viajar com pontos: veja como aproveitar programas de milhas

0
Fileira com cinco malas com uma mocihila em cima de cada uma
5
(1)

Aproveitar programas de milhas é cada vez mais usual. Mas o mundo das milhas e pontos ainda é um mistério para muitas pessoas.

Talvez você tenha conhecidos que já viajaram de graça, mas até hoje não teve tempo ou paciência para entender como isso funciona. Além disso, talvez você até acumule alguns pontos, mas ainda não sabe e também tem dúvidas de como resgatá-los.

Se você deseja saber sobre programas de milhas, então está no lugar certo! Nesse post vamos dar dicas de como acumular pontos e fazer o melhor uso das milhas. Continue a leitura para saber mais!

Como acumular pontos em programas de milhas?

Verifique se o seu cartão de crédito possui benefícios para o acúmulo de milhas conforme você paga suas despesas. Após, inscreva-se no programa de milhagem da companhia aérea que poderá lhe atender melhor conforme seus hábitos ou desejos de viagem.

No entanto, conheça o prazo de validade dos pontos. Boa parte dos cartões expiram os bônus em dois anos, mas existem opções em que as milhas nunca perdem o valor.

No Brasil, as quatro maiores companhias aéreas possuem programas de milhas. São eles:

  • Avianca – Amigo
  • Azul – TudoAzul
  • Gol – Smiles
  • Latam – Multiplus Fidelidade

Vale ressaltar que as companhias aéreas de todo o mundo também possuem seus planos. No entanto, existem três grandes alianças entre companhias aéreas no mundo.

A SkyTeam, a Star Alliance e a One World. Através destas alianças, você pode acumular milhas de voos em companhias estrangeiras para programas de companhias brasileiras.

Fique atento também porque alguns programas de milhagens contam com parceiros não só para quem quer trocar pontos em compras, mas também para acumular.

Por exemplo, o programa Smiles e a Uber anunciaram uma nova parceria que permite o acúmulo e o resgate de milhas.

Assim, é possível acumular milhas em todas as corridas, além de resgatar milhas em créditos para viagens por meio do aplicativo da Uber.

Os postos Ipiranga e Petrobras também possuem programas de fidelidade. São o Km de Vantagens e Petrobras Premmia, respectivamente. Eles dão a possibilidade de trocar os pontos por milhas aéreas.

+ Conheça seus direitos no caso de atraso de voo

Como transformar seus pontos em milhas?

A primeira coisa que se deve saber é que pontos e milhas não são a mesma coisa. Eles são unidades de medida usadas em movimentações comerciais.

Portanto, não basta ir juntando os pontos no cartão de crédito e deixá-los lá. Para que eles se transformem em milhas e possam de fato ser utilizados para viajar de avião sem desembolsar um real, é necessário transferi-los para o programa de milhagem da companhia aérea que você escolheu.

Esse processo é bem simples, mas em cada instituição financeira ele é feito de um jeito diferente.

Porém, é importante lembrar que você acumula os pontos mesmo sem estar cadastrado em um programa de fidelidade. Entretanto, precisa fazer o cadastro para ter acesso aos benefícios disponibilizados pelos programas de milhas.

Programa de milhas: veja como aproveitar as milhas do cartão de crédito para fazer uma viagem

Saiba como aproveitar as milhas do cartão de crédito

Se você já usa o cartão de crédito e ele tem a opção de acumular milhas, saiba que existem diversas maneiras de conseguir arrecadar esses pontos. Confira algumas delas:

Concentre os gastos em apenas um cartão de crédito

Você tem o hábito de pagar contas ou realizar compras com diversos cartões de créditos? Se a resposta foi sim, prefira concentrar estes gastos em apenas um cartão.

Dessa forma, você conseguirá manter um controle sobre as despesas e também irá acumular mais milhas.

Mas lembre-se sempre de verificar a sua fatura, para não gastar mais do que deve e/ou pode. Anote todas as suas compras feitas no cartão, se for necessário coloque todas as informações em uma planilha.

+ Quanto custa viajar por um ano?

Planeje a compra das passagens

Ao planejar a compra das suas passagens com certa antecedência, o número mínimo de milhas exigido para efetuar a compra pode ser menor.

Um exemplo é que, no programa de fidelidade da Smiles, você consegue usar as milhas para resgatar passagens aéreas de até 330 dias antes da viagem.

+ Veja mais dicas de como aproveitar as milhas do cartão de crédito

Gostou deste texto? Acha que ele pode ser útil para outras pessoas? Então compartilhe-o em suas redes sociais, e ajude seus amigos e familiares a entenderem sobre programas de milhas.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui