Início Notícias Finanças Pessoais Veja o passo a passo de como cancelar cheque especial

Veja o passo a passo de como cancelar cheque especial

0
comprovante de um cheque especial
0
(0)

Com taxas maiores que 300% por ano, o cheque especial é uma das principais causas de endividamento da população brasileira. Caso você não queira correr o risco de sofrer com isso também, entenda sobre cancelar o cheque especial.

Quem nunca teve uma despesa surpresa bem daquele momento do mês em que já não se tem tanto dinheiro em conta? Nesse caso, muita gente conta com o cheque especial para resolver rapidamente alguma pendência financeira.

Mas, em outros casos, o uso indiscriminado desse curso pode atrapalhar muito um planejamento financeiro. Mas seria o caso de cancelar o serviço? Confira!

+ Cheque especial: saiba por que você deve evitá-lo

O que é cheque especial?

O cheque especial é um recurso disponibilizado pelos bancos para cobrir despesas emergenciais. Ou seja, consiste em um limite pré-aprovado que consta na conta corrente de um cliente.

Os juros do cheque especial fazem com que o recurso seja usado com o máximo de atenção

Diferente de um empréstimo, que as condições da negociação são estabelecidas pré-acordo, o cheque especial é um dinheiro que, quando emprestado, não oferece garantias claras ao banco que será devolvido.

Agora pensemos em um exemplo prático: se um banco ou instituição financeira empresta um dinheiro sem contar com uma garantia que receberá de volta, o que ela pode fazer para amenizar as chances de inadimplência ou perda parcial do dinheiro?

Se você pensou em aumentar as taxas de juros, acertou!

Sendo assim, o cheque especial apresenta, em sua maioria, uma taxa de juros maior que outras modalidades de empréstimo.

Para diminuir o impacto, o Banco Central (Bacen) determinou que as pessoas que utilizarem mais de 15% do limite de cheque especial por 30 dias consecutivos, ganham direito a uma oferta de parcelamento com juros menores que do cheque especial.

Dessa maneira, os correntistas não ficam nesse sistema por tempo indeterminado, gerando cada vez mais dívidas.

+ Saiba como calcular os juros do cheque especial

Quando cancelar o cheque especial?

Como dito acima, o cheque especial é um valor que deve ser usado em casos de emergência, quando não há nenhuma outra alternativa. Ou seja, para preservar uma boa saúde financeira, é importante evitar usar o limite para qualquer coisa.

Sendo assim, se você acaba usando o crédito especial sempre e isso prejudica as suas finanças, a melhor opção é cancelar. Lembre-se que, dessa forma, você está pagando bem mais caro por coisas que poderiam ser adquiridas por seu preço original.

E caso precise de um suporte financeiro maior, pense na opção de pedir um empréstimo. É claro que também devemos ter cuidado com essas taxas, mas costumam ser menores que o cheque especial.

Até porque, antes de conceder o empréstimo, as instituições costumam fazer uma análise de crédito cuidadosa para saber se você, de fato, tem condições de quitar aquela dívida.

Porém, se você tem um bom controle da sua vida financeira, não há grandes necessidades de cancelar o cheque especial. Pode ser um bom recurso para emergências e situações inesperadas – desde que o uso seja para esses cenários.

+ Descubra como acabar com a dívida do cheque especial

Como cancelar?

Cancelar o cheque especial não é algo difícil. Você pode fazê-lo pelo próprio internet banking ou aplicativo da instituição que possui conta corrente. Porém, vale dizer que cada um tem um procedimento, por isso não é possível ditar uma regra geral que atenda todos.

Mas considerando que cada vez mais os bancos criam medidas para evitar grandes aglomerações na agência, provavelmente o seu terá essa opção. Ademais, é possível entrar em contato por telefone também e cancelar o cheque especial.

Assim, você deve fazer o login, procurar a opção de crédito especial e cancelar. Vale dizer que você pode fazer isso mesmo com dívidas desse limite. Até porque ele não é obrigatório, embora muita gente acredite que sim. É possível utilizar os serviços da conta normalmente sem utilizar esse empréstimo.

Gostou do conteúdo? Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre cancelar o cheque especial? Se sim, compartilhe com outras pessoas para que elas possam saber também!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Estudante de Letras que tem muita curiosidade por tudo o que tem a ver com Tecnologia e Inovação. Cria da Baixada Fluminense e vascaína de coração. Adora suspense policial, mas a maior paixão de todas é escrever: seja sobre finanças ou sobre qualquer outra coisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui