Início Cartão de Crédito Como cancelar compra com cartão de crédito? Confira!

Como cancelar compra com cartão de crédito? Confira!

16
3.9
(50)

Você fez uma compra pela internet que estava desejando há muito tempo, mas quando o produto chegou não era o que estava idealizando. E agora? É importante saber como cancelar a compra com cartão de crédito.

Outra situação recorrente é quando, na sua fatura, há uma cobrança desconhecida e você não faz ideia de como proceder. Saiba que é possível resolver isso também cancelando a “compra”.

Mas não são em todos os casos que o estorno no seu cartão de crédito pode ser feito. Há situações pontuais em que dá para solicitar esse serviço.

Conheça algumas delas abaixo e saiba quais procedimentos são necessários em situações como essas.

É possível cancelar compra com cartão de crédito

5 ocasiões em que pode cancelar a compra no cartão de crédito

1 – Desistência de compra online

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível se manifestar contra a compra em até sete dias após o recebimento do produto.

Mas a solicitação do estorno só poderá ser feita quando o produto já estiver em suas mãos. Não há como fazer o pedido enquanto a mercadoria não for devidamente despachada.

2 – Falha na compra online

Percebeu que há uma cobrança diferente da que estava anunciada no site quando realizou a compra? É possível solicitar o estorno da diferença cobrada indevidamente.

Entre em contato com a empresa da compra e informe sobre o seu problema. Mas é sempre bom prevenir e se certificar de que está comprando em um site sério.

3 – Falha no pagamento de compra presencial

O valor descrito na sua nota fiscal ou na etiqueta do produto é diferente do que consta na fatura do seu cartão de crédito?

Neste caso, você também poderá solicitar o estorno do valor cobrado a mais sem problema algum.

4 – Compra indevida

Você tem a certeza de que não realizou determinada compra cuja cobrança veio listada junto com as demais que constam em seu cartão?

Neste caso é seu direito que seja feito o cancelamento dessa cobrança. E caso já tenha pago uma parcela sem perceber, mesmo assim poderá solicitar a devolução do valor pago.

5 – Não recebimento de um produto ou serviço

Se você comprou um móvel pela internet e ele não chegou na sua casa mesmo tendo estourado o prazo de entrega ou adquiriu um pacote de cursos online, por exemplo.

Ou se ainda que tenha passado a data para a disponibilização do link para o início das aulas, a empresa não enviou ao menos uma satisfação informando o ocorrido para o atraso no cronograma para o seu e-mail.

Nesses casos você também pode solicitar tranquilamente o cancelamento da compra e optar pela restituição do valor que foi acordado e pago por meio do seu cartão de crédito.

+ Dicas para saber se uma loja virtual é confiável

Como cancelar a compra no cartão de crédito e solicitar o estorno?

No caso da compra indevida, o primeiro procedimento a ser feito é entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito. Pois ela é a responsável sobre isso e não o lojista.

Pode ter havido uma clonagem do seu cartão ou terem usado a sua senha sem a sua permissãoEntão tente resolver esse problema imediatamente, caso não reconheça a compra.

Você pode ter sido vítima de uma fraude e esse é um procedimento muito sério. Em alguns casos será necessário ir a uma delegacia para fazer um registro de ocorrência.

Solicitando o estorno

Nas demais situações como: desistência da compra virtual e falhas na compra online ou presencial, o estorno pode ser solicitado assim que o produto chegar ou que você reparar o erro.

Como as faturas dos cartões de crédito são bem organizadas no sentido das datas, é possível solicitar o estorno hoje e a cobrança continuar vindo neste mês e o estorno no próximo.

Mas não se preocupe quanto a isso, pois é bastante normal. Posteriormente, esse valor que você terá que pagar constará como crédito.

Por exemplo: uma pessoa pagou cerca de R$200 hoje, na próxima fatura terá o desconto do valor.

Se o pagamento for feito em parcelas, a cada mês virá descrito as parcelas na fatura e ao lado o estorno que foi solicitado.

Vale lembrar que em muitos casos o lojista não possui a obrigação de aceitar a devolução e restituir o valor que foi pago.

Exemplos: se por algum motivo você realizou uma compra simplesmente por impulso em uma loja presencial; se só depois que chegou em casa percebeu que o produto não servia; ou se não era exatamente o que estava buscando e se arrependeu.

O arrependimento para compras presenciais não é assegurado por lei. Se ainda assim insistir em fazer a devolução, tente entrar em contato com a loja.

Regras para troca de produtos na loja física e online

Se for negado, poderá optar por uma segunda tentativa com a administradora do seu cartão de crédito.

Mas tenha a ciência de que, neste caso, serão apenas tentativas. E pode ser que não dê tão certo quanto imaginava.

É preciso sempre procurar o banco de imediato?

Embora diretamente quem pode te ajudar a efetivar o estorno de uma compra seja o banco, você não precisa procurar sempre ele de imediato. Afinal, em alguns casos ele não vai conseguir fazer muita coisa, a depender da sua demanda.

Primeiramente, recorra à loja, se o seu problema for apenas relacionado a produto e não sobre a compra, de fato. Dessa forma, é possível solucionar sem que seja preciso um estorno.

Com isso, pode-se dizer que o banco pode ser uma das últimas opções para que você procure, por exemplo, em casos de:

  • não gostar do produto;
  • compra de produto errado;
  • arrependimento da compra após ela ter sido concluída.

Tentei, mas não consegui cancelar. E agora?

Em alguns casos, o processo de cancelamento de uma compra por cartão de crédito e solicitação de estorno pode ser demorada. Às vezes, até interminável. Mas, a primeira dica é ter calma e tentar resolver pelos trâmites legais, de forma amigável.

Se o seu estorno não acontecer, contate a loja, para que ela possa ajudar. Caso não funcione, tente o seu banco, para que ele te direcione para a melhor ação a partir dali.

Mas, se ainda sim persistir em não dar o estorno para uma compra que você já comprovou não estar satisfeito e com todos os comprovantes, a dica é ir em busca dos seus direitos. Procure o Procon e siga as recomendações que constam no Código de Defesa do Consumidor.

Você já pensou em cancelar compra com cartão de crédito ou já cancelou? Comente!

O que achou disso?

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 50

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

16 COMENTÁRIOS

  1. E QUANDO O SERVIÇO E PAGO COM CARTÃO DE CREDITO PARCELADO EM 6 X E O SERVIÇO NÃO É REALIZADO , COMO PROCEDER PARA CANCELAR O PAGAMENTO DAS PARCELAS A SEREM DESCONTADAS,

    • Olá, Francisco. Tudo bem?
      Tente contato com o local que contratou o serviço para verificar o motivo de não ter sido realizado. Caso não resolva, fale com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explique seus motivos e solicite o cancelamento da compra.

  2. Fiz uma compra e me enviarão o produto errado.Liguei, chamei no whats e so me perguntarao o q aconteceu expliquei e ficou por isso msm.Ficam on line tda hra mas nao dao satisfaçao.
    Fiz a compra parcelada no cartao de credito.o que preciso fzr.
    Loja evoluishop
    Desde ja agradeço

    • Olá, Claudia. Tudo bem?
      Se o seu estorno não acontecer, contate a loja, para que ela possa ajudar. Caso não funcione, tente o seu banco, para que ele te direcione para a melhor ação a partir dali.

  3. Boa tarde , realizei uma compra física numa máquina do PagSeguro de pessoa física ,comprei no cartão de crédito e parcelei ainda tô no prazo de 7dias e a parcela só vem no próximo mês. Só que me enganaram no produto mentiro então meio que estelionato certo. Nesse caso consigo fazer o cancelamento da compra?

    • Olá, Alex! Tudo bem?
      Você deve pedir ao estabelecimento onde fez a compra para estornar o valor. Se houver recusa, tente entrando em contato diretamente com a operadora do cartão e cancele a compra.

  4. Olá estou desesperada. Passei meu cartão na máquina. De 10mil reais dono da máquina não mim devolveu dinheiro nem estornou o valor pro cartão eu vim descobre que a máquina e golpe a paygo estou despertara já fui no banco eles disse que não pode fazer nada. Empresa da paygo só faz em rola tem 2 mês

    • Olá, Letícia! Tudo bem?
      Se você foi vítima de golpe com cartão de crédito e a instituição financeira não se responsabiliza neste caso, recomendamos que abra um boletim de ocorrência. Se possível, também procure um advogado para sanar suas dúvidas e esclarecer quais são seus direitos.

    • Olá, Cleri! Tudo bem?
      Você deve pedir ao estabelecimento onde fez a compra para estornar o valor. Se houver recusa, tente entrando em contato diretamente com a operadora do cartão e cancele a compra.

  5. Olá, Boa tarde, fiz uma compra online e depois de 10 dias descobri que era golpe, pois a loja que me vendeu simplesmente não existe, a compra foi feita no meu cartão de crédito em 3 vezes, tem como cancelar essas parcelas?

    • Olá! Tudo bem?
      Você pode solicitar o cancelamento da compra entrando em contato com a administradora do seu cartão. Procure fazer isso o mais rápido possível. Além disso, pode registrar um boletim de ocorrência na delegacia.

  6. Boa Tarde, estou querendo começar a trabalhar com emprestimos no cartao de crédito. A pessoa passa o cartao dela e divide de quantas vezes ela quiser, e eu devolvo na hora com um desconto do meu lucro.
    gostaria de saber quais sao as possibilidades da pessoa me dar um golpe depois, alegando nao ter feito essa compra, ou dizer que caiu em golpe, ou algo do tipo. Isso é uma coisa em que devo me preocupar e me precaver ?
    pensei em fazer um ‘contrato informal’ com o nome completo da pessoa e documentação somente e pedi a assinatura dela para evitar futuros problemas, mas gostaria de um esclarecimento para ver se é a melhor decisão. Obrigado 🙂

    • Olá, Matheuz! Tudo bem?
      Existe o risco de golpe sim. Recomendamos que não abra negócio sem realizar transações não formalizadas.

  7. Boa noite, fui na auto escola e ficou o valor de 2.200. Ele fizeram o valor em 10 vezes, porém o valor total foi de 3.000,00. Vejo que o juros ao mês foi de 80,00 em cada parcela. Isso pode se considerado juros abusivos? Já tem mais de 7 dias, consigo solicitar o estorno? O pessoal informou que o juros é do meu cartão, pois liguei na financeira do cartão e eles informaram que o juros é da maquininha, não do meu cartão, isso procede ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui