Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como consultar seu nome no SPC

Escrito por: Redação em 1 de dezembro de 2017

Está em dúvida sobre como funciona o SPC? Essa matéria vai te explicar tudo. Uma das dúvidas mais frequentes é como limpar o nome no SPC. Quem está com o “nome sujo” possui uma série de restrições, como não poder comprar a prazo, não poder ser avalista e não poder retirar nenhum financiamento.

Aquele que possui algum débito, recebe um comunicado do SPC e tem o prazo de 10 dias, a contar da data da emissão do comunicado, para quitar essa dívida. Se a mesma não for quitada, o nome é incluído no cadastro do SPC.

O que é o SPC? É o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Nele encontra-se um banco de dados da América Latina com informações de crédito sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas no país.

como limpar nome no spc
Para não ficar com o nome no SPC, aquele que contraiu a dívida tem até 10 dias para pagá-la

Como limpar o nome no SPC

Para limpar o nome, o primeiro passo é procurar um SPC portando a identidade e CPF. Caso a procura seja via terceiros, é preciso de uma procuração assinada pelo solicitante, constando o CPF e data de nascimento do solicitante, com firma reconhecida pelo cartório; cópia da identidade e CPF do solicitante; apresentação do documento de identidade original do procurador.

O lojista tem 24 horas, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto a CDL, que é solicitada via internet, arquivo ou boleto próprio. A CDL tem 24 horas para baixar o registro no seu banco de dados.

Como recuperar seu crédito

Para regularizar seu crédito, basta ir à empresa onde a dívida foi contraída e quitar seu débito. Ao realizar uma compra, se seu crédito não for autorizado, o consumidor pode solicitar diretamente ao lojista o nome da empresa que fez o registro da dívida. Para saldar, é preciso ir ao local e realizar o pagamento.

Se não for possível identificar com o lojista o nome da empresa, o consumidor deverá dirigir-se à Câmara de Dirigentes Lojistas ou Associação Comercial com o CPF original para realizar essa consulta. Assim, é possível verificar a origem da pendência: se é no SPC, com cheque lojista ou no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central.

Para quitar a dívida, o consumidor precisa ter o extrato em mãos e dirigir-se ao estabelecimento para o pagamento. Só assim a loja poderá dar baixa no registro do SPC Brasil, em um prazo de até cinco dias úteis após esse pagamento.

Aquele que contraiu a dívida e entra na lista de registro de débitos do SPC, deve receber um comunicado avisando que a dívida será incluída no banco de dados. É preciso constar também o nome da empresa, para que a quitação ocorra sem problemas.

Cuidados para não entrar na lista do SPC

O SPC Brasil lista uma série de recomendações para que um consumidor evite ficar endividado e com o nome sujo. Para isso, é preciso:

– Privilegiar pagamentos à vista;
– Planejar-se financeiramente para garantir a aposentadoria. Leia aqui o que você precisa para ter uma boa aposentadoria;
– Manter controle dos seus gastos mensalmente;
– Se a única solução for fazer a compra a prazo, optar por menos prestações;
– Somar juros e calcular o preço final dos produtos adquiridos a prazo e, principalmente, ater-se o valor final do produto;
– Evitar fazer empréstimos;
– Não comprometer a renda apenas em compras. Entenda como fazer um bom planejamento financeiro.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide?
cartão-de-crédito-consignado-sem-anuidade
voos cancelados da Avianca
consórcio de dinheiro
organizar-as-finanças-depois-das-férias