Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como consultar seu nome no SPC

Escrito por: Redação em 1 de dezembro de 2017

Está em dúvida sobre como funciona o SPC? Essa matéria vai te explicar tudo. Uma das dúvidas mais frequentes é como limpar o nome no SPC. Quem está com o “nome sujo” possui uma série de restrições, como não poder comprar a prazo, não poder ser avalista e não poder retirar nenhum financiamento.

Aquele que possui algum débito, recebe um comunicado do SPC e tem o prazo de 10 dias, a contar da data da emissão do comunicado, para quitar essa dívida. Se a mesma não for quitada, o nome é incluído no cadastro do SPC.

O que é o SPC? É o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Nele encontra-se um banco de dados da América Latina com informações de crédito sobre pessoas físicas e pessoas jurídicas no país.

como limpar nome no spc
Para não ficar com o nome no SPC, aquele que contraiu a dívida tem até 10 dias para pagá-la

Como limpar o nome no SPC

Para limpar o nome, o primeiro passo é procurar um SPC portando a identidade e CPF. Caso a procura seja via terceiros, é preciso de uma procuração assinada pelo solicitante, constando o CPF e data de nascimento do solicitante, com firma reconhecida pelo cartório; cópia da identidade e CPF do solicitante; apresentação do documento de identidade original do procurador.

O lojista tem 24 horas, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto a CDL, que é solicitada via internet, arquivo ou boleto próprio. A CDL tem 24 horas para baixar o registro no seu banco de dados.

Como recuperar seu crédito

Para regularizar seu crédito, basta ir à empresa onde a dívida foi contraída e quitar seu débito. Ao realizar uma compra, se seu crédito não for autorizado, o consumidor pode solicitar diretamente ao lojista o nome da empresa que fez o registro da dívida. Para saldar, é preciso ir ao local e realizar o pagamento.

Se não for possível identificar com o lojista o nome da empresa, o consumidor deverá dirigir-se à Câmara de Dirigentes Lojistas ou Associação Comercial com o CPF original para realizar essa consulta. Assim, é possível verificar a origem da pendência: se é no SPC, com cheque lojista ou no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central.

Para quitar a dívida, o consumidor precisa ter o extrato em mãos e dirigir-se ao estabelecimento para o pagamento. Só assim a loja poderá dar baixa no registro do SPC Brasil, em um prazo de até cinco dias úteis após esse pagamento.

Aquele que contraiu a dívida e entra na lista de registro de débitos do SPC, deve receber um comunicado avisando que a dívida será incluída no banco de dados. É preciso constar também o nome da empresa, para que a quitação ocorra sem problemas.

Cuidados para não entrar na lista do SPC

O SPC Brasil lista uma série de recomendações para que um consumidor evite ficar endividado e com o nome sujo. Para isso, é preciso:

– Privilegiar pagamentos à vista;
– Planejar-se financeiramente para garantir a aposentadoria. Leia aqui o que você precisa para ter uma boa aposentadoria;
– Manter controle dos seus gastos mensalmente;
– Se a única solução for fazer a compra a prazo, optar por menos prestações;
– Somar juros e calcular o preço final dos produtos adquiridos a prazo e, principalmente, ater-se o valor final do produto;
– Evitar fazer empréstimos;
– Não comprometer a renda apenas em compras. Entenda como fazer um bom planejamento financeiro.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

arrumar emprego pelo LinkedIn
Como fazer uma planilha de gastos com cartão de crédito
nova-carteira-de-motorista -inteligente”
composição-do-salário
falar de dinheiro em casa