Início Notícias Finanças Pessoais O que é e como consultar o número do NIT? Confira!

O que é e como consultar o número do NIT? Confira!

0
5
(1)

Se você faz parte do grupo de pessoas que fica confuso com as siglas PIS, PASEP, NIS ou NIT, confira o material que o FinanceOne preparou. Nesse artigo, você entenderá o que é o Número de Identificação do Trabalhador e como conferir o seu número NIT.

Em primeiro lugar, vale dizer que as siglas referidas acima fazem parte de iniciativas governamentais que possuem diferentes aplicações. O que todas possuem em comum é o fato de estarem relacionadas às dinâmicas de trabalho.

O que é o número NIT?

O Número de Identificação do Trabalhador (NIT), como o nome sugere, é um código para identificar trabalhadores que nunca firmaram um contrato com carteira assinado. Dessa maneira, é direcionado para as modalidades de trabalho livres, que dispensam vínculos sólidos.

Assim, com a chegada de mais uma possibilidade de saque do FGTS, é importante que o trabalhador saiba seu número NIT. Isso porque ele é solicitado no momento de ver o saldo e decidir o quanto vai retirar.

Para o trabalhador autônomo que desejar aproveitar os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é preciso que ele faça sua inscrição do número do NIT. Porém, esse cadastro pode ser feito pela internet em questão de poucos minutos.

Aplicativo do INSS, onde é possível consultar o NIT
O número do NIT é importante para que trabalhadores autônomos tenham acesso aos benefícios do INSS

Como descobrir meu NIT?

Para descobrir seu número do NIT, você precisará acessar o MeuINSS e realizar seu cadastro na plataforma. Assim, o sistema solicitará alguns dados como CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento e outros.

Em seguida, você terá que responder algumas perguntas sobre seu histórico de trabalho. Isso acontece para que o sistema tenha certeza se você é a pessoa que diz ser. Ao fim desse cadastro, você criará uma senha de acesso e se tudo estiver correto, o site de direciona para página inicial.

Na página inicial, você deverá clicar em Entrar e preencher os dados necessários (CPF e senha). Uma nova tela surgirá e, no canto superior direito, você poderá consultar o seu número do NIT e outras informações, como o PIS.

Caso já possua cadastro no sistema, o processo é o mesmo, só deve dispensar o processo de criação de conta. Ao acessar seu login, as informações estarão no lugar referido.

Qual a diferença de PIS, PASEP, NIS e NIT?

É normal ter dúvidas na hora de diferenciar essas siglas e, sobretudo, de entender em qual contexto cada uma se aplica. Porém, para simplificar, cabe dizer que todas consistem em um mesmo número cadastrado em bases de dados diferentes.

Vamos começar pelo Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação de Patrimônio Público (PASEP). Ambos são uma contribuição feita por empresas para garantir o pagamento do abono salarial e do seguro desemprego para seus trabalhadores.

Porém, a diferença entre a aplicação dos dois é que o PIS atende a iniciativa privada, enquanto o PASEP é para funcionários públicos.

Outrossim, no que se refere ao Número de Identificação Social (NIS) e ao Número de Identificação do Trabalhador (NIT), a diferença entre os dois é que o primeiro é serve para quem possui vínculo empregatício e para quem recebe benefícios do governo. O segundo, como dito acima, serve para trabalhadores autônomos.

Para entender melhor, pense na situação: quando alguém consegue seu primeiro emprego de carteira assinada, terá acesso ao PIS. Outro exemplo: quem se torna beneficiário do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), passa a ter o número do NIS.

É possível consultar o número do PIS/PASEP e NIS na carteira de trabalho física, na digital (disponível para Android e iOS) ou na parte da frente do Cartão Cidadão.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles tenham acesso a informação também!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile