Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como enviar a declaração do IRPF pelo celular

Escrito por: Redação em 24 de abril de 2018

Está acabando o prazo para fazer a Declaração de Ajuste Anual (DAA) do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2018, ano-calendário de 2017. A declaração pode ser transmitida até as 23h59, segundo o horário de Brasília, do dia 30 de abril de 2018, ou seja, até esta semana. Além do computador, sabia que você pode enviar a declaração do IRPF pelo celular?

Para declarar o imposto de renda referente ao ano-calendário de 2017, exercício de 2018, você deve usar o programa IRPF 2018 e preencher a Declaração de Ajuste Anual (DAA). O acesso ao programa e a todas as informações detalhadas estão disponíveis no site da Receita Federal do Brasil. Ao encontrar o programa no site, você deve proceder para o download , preencher e declarar o IRPF.

Para quem tem dúvidas sobre a segurança desse procedimento de envio, a Receita Federal responde, por meio do Perguntão 2018, o seguinte:

“Esse meio de entrega foi desenvolvido de maneira a garantir a segurança e o sigilo das informações”.

A transmissão da sua declaração pode ser feita de algumas maneiras. Por meio do próprio Programa Gerador da Declaração (PGD) da declaração no computador; ainda no computador, através do serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita.

Há ainda a forma de transmissão da declaração que trataremos em detalhes nesta matéria: pelos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esse tipo de declaração é possível através do serviço “Meu Imposto de Renda”, no aplicativo disponível na Google Play e na App Store, para Android e IOS, respectivamente.

Portanto, se você ainda tem dúvidas de como enviar a declaração do IRPF pelo celular, continue lendo esse post.

como enviar a declaração do IRPF pelo celular
A declaração do IRPF 2018 pelo celular é através do aplicativo da Receita Federal “Meu Imposto de Renda”

Enviar a declaração do IRPF pelo celular

Desde o dia 1º de março deste ano está disponível o serviço Meu Imposto de Renda. Essa foi uma das novidades da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2018. O programa Meu Imposto de Renda substituiu o m-IRPF, a retificadora online e o rascunho. Ele permite o preenchimento de declarações do IRPF 2018, originais e retificadoras.

O serviço Meu Imposto de Renda pode ser acessado em dispositivos móveis, no aplicativo “Meu Imposto de Renda”, ou pelo computador (e-CAC), disponível no site da Receita Federal, com a utilização do Certificado Digital.

Você deve ficar atento, pois a declaração via Meu Imposto de Renda possui algumas limitações. Isso impede a sua utilização por todos os contribuintes. Segundo a Receita, o aplicativo não permite o preenchimento de declarações finais de espólio ou de saída definitiva do país.

Somente declarações de ajuste anual é que poderão ser feitas no nesse sistema. Para os detalhes desses impedimentos, confira a Instrução Normativa RFB, que dispõe sobre a apresentação DIRPF 2018.

Os quadros de preenchimento no Meu Imposto de Renda são os seguintes: Identificação, Informações de Terceiros (Cônjuge, Dependente e Alimentando), Rendimentos, Pagamentos, e Bens e Dívidas. Além disso, há algumas funcionalidades disponíveis, tais como:

– preenchimento automático de campos de acordo com as informações das bases da Receita;
– salvar rascunho da declaração, sem enviá-la, para terminar inclusive em outro dispositivo móvel. Os dados ficam salvos online e não no dispositivo ou no computador;
– geração de Darf para pagamento da primeira cota e cota única do IRPF;
– retificar a declaração transmitida pelo Meu Imposto de Renda;
– visualizar as declarações que foram transmitidas e seus recibos de entrega.

Preencher a declaração de imposto de renda pelo celular 

O preenchimento da declaração de imposto de renda pelo celular também pode ser facilitado. Para isso, você deve salvar a declaração de 2017, para importar as informações. Após todo o preenchimento, antes de enviar a declaração, é importante ir na aba Resumo, e conferir todas as informações.

Estando tudo correto e preenchido, você pode fazer a entrega. Depois disso, deve salvar em outro lugar os arquivos e o recibo em PDF. Isso evita que você precise ir a uma unidade da Receita para solicitar uma cópia da declaração, caso tenha algum problema. No mais, outras dúvidas sobre como enviar a declaração do IRPF pelo celular, você pode conferir no site da Receita.

Conclusão

A previsão, segundo o auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, é da entrega de 28,8 milhões declarações. Até as 17h do último dia 20 de abril, 14.811.921 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. Você deve ficar atento, pois tem multa pelo atraso!

A Receita Federal cobrará dos contribuintes que perderem o prazo o pagamento de multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Portanto, fique atento para fazer a sua declaração anual do imposto de renda 2018 até o dia 30 de abril, sem falta!

Se você tem investimentos e ainda possui dúvidas de como declarar, fique ligado em algumas dicas que já demos aqui no Finance One. Já falamos sobre como declarar ações no imposto de renda e como declarar as criptomoedas. Se você quer evitar pagar imposto nas próximas aplicações, descubra quais investimentos são livres de imposto de renda.

Lembre-se, não deixe de consultar seu contador para tirar todas as dúvidas e fazer a declaração correta, para evitar o pagamento de multas. Evite também cair na malha fina, fazendo tudo com atenção e dentro da legalidade.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Os limites de deduções do Imposto de Renda 2019
aumentar-a-restituição
herança
declarar criptomoedas
imposto de renda