Início Notícias Finanças Pessoais Como fazer sobrar dinheiro no final do mês: confira 5 dicas infalíveis

Como fazer sobrar dinheiro no final do mês: confira 5 dicas infalíveis

0
Homem mostra bolsos da calça vazios, sem dinheiro
5
(1)

Um drama que muitos brasileiros têm em comum é chegar na metade do mês já sem nenhum tostão no bolso. Mas em muitos casos é possível adotar dicas para fazer sobrar dinheiro até o final do mês, acredite.

Há casos em que por pura falta de organização e planejamento financeiro, pessoas que ganham o suficiente para manter um bom estilo de vida se enrolam nas contas. E quando chegam no dia 15 já estão desesperadas para que o próximo salário caia na conta.

O problema é que muitas vezes isso traz uma série de problemas para a saúde financeira, como cheque especial, inadimplência, contas atrasadas. Fora que quando não sobra dinheiro, geralmente o indivíduo acaba não conseguindo investir.

Também não podemos deixar de ser realistas. É claro que existe uma parcela significativa da população que não consegue renda o suficiente para se manter minimamente. E nesses casos o desafio realmente é muito maior.

Mas para tentar ajudar até mesmo quem ganha pouco, FinanceOne deixa uma dica bônus no final deste artigo.

Seja esse o seu caso ou não, as 5 táticas para fazer sobrar dinheiro listadas a seguir de qualquer forma vão ajudar a manter as finanças organizadas e em dia.

5 táticas infalíveis para fazer sobrar dinheiro no final mês

Antes de conhecer e aplicar as táticas já saiba que a verdade absoluta é: se você vive um degrau (ou vários degraus) acima do que sua renda permite, ou seja, se gasta mais do que ganha, nenhuma planilha vai fazer milagre sozinha.

Portanto, o princípio de tudo é buscar maturidade financeira. Feito isso, as dicas práticas para serem adotadas no dia a dia vão ajudar!

1. Pague o essencial primeiro

A ordem em que você arca com seus compromissos financeiros pode fazer toda a diferença no saldo do final do mês. Isso porque o brasileiro tem a tendência de gastar sem pensar e quando nota só sobrou o dinheiro para pagar os boletos (ou nem o suficiente para isso).

Portanto, comece a organizar suas finanças elencando prioridades e contas fixas. Por exemplo: conta de luz, água, gás, internet, supermercado. Nessas prioridades também pode entrar o investimento para a reserva de emergência.

Tendo listadas essas prioridades e obrigações, elas devem ser a primeira coisa que você vai pagar quando receber o salário. Nem uma balinha além delas.

Feito isso, o passo seguinte é ver o que sobrou e dividir esse saldo em parcelas destinadas e outras despesas previstas para o mês.

Exemplo: 10% para sair aos finais de semanas com os amigos, 5% para comprar um presente de aniversário, 15% para investir para uma viagem de final de ano.

Essa divisão vai depender da realidade de cada um. O ponto aqui é que o que “sobrar” da sua renda realmente “sobrou”.

Porque você já lidou com todas as pendências que são obrigatórias ou muito importantes. Assim, pode se programar para o restante do mês sem a preocupação de terminar devendo.

Mas e se depois de pagar as despesas fixas e prioridades não sobrou nada ou sobrou muito pouco? Neste caso é porque você está negligenciando a primeiríssima dica, mencionada acima: vivendo um degrau acima, gastando mais do que pode.

Existem duas formas de contornar essa situação: cortando gastos ou fazendo renda extra. Mas falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

Estabelecer prioridades é o primeiro passo para fazer sobrar dinheiro

2. Tenha uma ferramenta para organizar as finanças

Organizar o seu dinheiro pode ser mais fácil do que pensa.

Muitas pessoas se assustam ou recuam só de pensar em fazer ou administrar uma planilha. Mas existem várias ferramentas disponíveis que permitem o gerenciamento do dinheiro de forma muito fácil.

Há, por exemplo, aplicativos de finanças pessoais que permitem colocar a vida financeira em ordem de forma prática. Confira alguns exemplos:

Se você sabe utilizar programas de computador como o Excel, por exemplo, também pode recorrer a ele. Seja baixando uma planilha pronta na internet ou montando uma própria, de acordo com as suas necessidades.

3. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Muitas vezes uma pessoa pode não estar conseguindo fazer sobrar dinheiro, porque lhe falta perspectiva. É aquele famoso questionamento: “para quê guardar, se eu não sei nem se vou estar vivo amanhã?”

Mas olha só que coisa: o dia amanheceu várias vezes desde que isso passou pela sua cabeça pela última vez e você ainda está vivo. E sem dinheiro.

Estar prevenido para o futuro é um ato de autocuidado e amor consigo mesmo. E estabelecer metas vai te ajudar a ter perspectiva.

Além de que a meta por si só é mais um incentivo para você gastar menos e, consequentemente, ter dinheiro sobrando no final do mês.

Poupar por poupar pode ser frustrante. Mas poupar tendo um objetivo em mente é estimulante. Por isso estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para o seu dinheiro:

  • curto prazo – 6 meses a 2 anos
  • médio prazo – 2 a 5 anos
  • longo prazo – mais de 5 anos

Pode parecer que não, mas faça o teste: verá que quando tiver metas a serem cumpridas, terá muito mais entusiasmo para gastar o dinheiro de forma consciente. E terá saldo sobrando no final do mês para serem investidos nessas metas.

+ Qual o investimento ideal para cada tipo de meta? Entenda!

4. Adote hábitos de economia doméstica

Lembra da dica 1, quando falamos que cortar gastos é uma das saídas para quem está gastando mais do que ganha? A economia doméstica é só uma das formas de fazer isso.

Você não precisa, necessariamente, deixar de ter acesso a algum serviço ou bem, mas pode tornar o uso dele mais inteligente para que seja menos custoso. Ainda que a economia pareça pouca, ela faz diferença no saldo do final do mês.

Confira alguns hábitos de economia doméstica que vão te ajudar a fazer sobrar dinheiro:

  • economize energia evitando banhos muito longos e quentes, desligando aparelhos fora de uso da tomada e reduzindo o tempo de uso de eletrodomésticos dispensáveis;
  • faça uma lista antes de fazer compras no supermercado e a siga à risca (e, de preferência, não vá com fome, porque isso te impulsionará a comprar muito mais alimentos do que o necessário);
  • evite usar cartão de crédito para tudo, tenha critério e sempre dê preferência para pagar as coisas à vista;
  • divida a conta de serviços de streamings com amigos;
  • faça uma checagem de todos os serviços que você assina e reveja se eles são necessários, corte o que não usa mais;
  • adote o hábito de olhar o extrato bancário todos os dias no aplicativo do celular, para ter consciência de tudo que entra e sai da sua conta;
  • cancele tarifas bancárias e anuidades de cartões de crédito;
  • evite desperdício de alimentos.

Além desses, existem milhares de outros hábitos que pode adotar. Basta olhar ao seu redor e prestar atenção aos gastos que deixaram de fazer sentido ou produtos e serviços que podem ser substituídos por opções mais baratas.

5. O principal método para sobrar dinheiro: pechinchar

Essa tática tem o mesmo objetivo da anterior: cortar gastos. Às vezes só a economia doméstica não é o suficiente para te fazer um bom saldo em conta no final do mês.

Por isso pechinche. Ou seja, adote o hábito de pedir descontos e realizar pesquisa de preços. Essas duas atitudes podem ser utilizadas em conjunto para economizar.

Muitas pessoas têm vergonha de pedir desconto ou acham que é algo feio. Se você é uma delas, pense no desconto como uma negociação.

Negociar faz parte de qualquer transação e não há motivos para ter vergonha disso, principalmente quando se trata de grandes empreendimentos, que muitas vezes já estão preparados para esse tipo de pedido.

E a pesquisa de preços é fundamental. Não tenha preguiça, se for preciso entre em mais de uma loja para levar as melhores opções em custo-benefício. A internet pode ser uma grande aliada nesse caso.

Dica bônus para sobrar dinheiro: faça renda extra

Como mencionado lá em cima, há casos em que o salário não é o suficiente para a pessoa se manter. Mesmo adotando todas as dicas, ainda não sobra dinheiro no final do mês, porque simplesmente não há.

Essa é uma realidade que, infelizmente, acomete muitas famílias brasileiras. E fazer sobrar dinheiro nesta situação poderá ser mais difícil, mas não impossível.

A renda extra é uma grande aliada das pessoas que não conseguem se manter apenas com o salário. Ou seja, uma forma de ganhar um dinheiro a mais, além daquele que o emprego formal paga.

Existem inúmeras possibilidades de fazer renda extra. Mas vamos listar algumas que, de modo geral, são mais alcançáveis para pessoas que têm pouco (ou nenhum) dinheiro para investir em um empreendimento:

Auxílios governamentais

Sim, essa é uma forma de obter renda extra. E, ao contrário do que muitos pensam, o auxílio não deve ser visto como um salário ou como principal fonte de renda.

Ele é justamente o que o nome já sugere: um auxílio, um dinheiro para complementar a renda. Seja algo como o auxílio emergencial, que é temporário, ou algo permanente, como o Bolsa Família.

Veja se você se enquadra nos critérios para receber algum desses programas de transferência de renda e vá atrás dos seus direitos.

Vendas

O que você sabe fazer? Venda isso! Sejam marmitas, docinhos, bolos, bijuterias de miçanga, artesanatos em geral, roupas.

Neste caso será necessário algum investimento inicial para compra de matéria prima, portanto analise bem o cenário e as possibilidades para não acabar se enrolando mais ainda.

Prestação de serviços (bico)

Se você tem habilidade com algum tipo de serviço, que tal começar a oferecê-lo para as pessoas? Pode haver alguém precisando de ajuda em algo que você sabe resolver e que esteja disposto a pagar.

Desde capinar um quintal até fazer uma faxina. Qualquer tipo de serviço doméstico pode ser uma oportunidade de conseguir um extra no final de semana.

Gostou do artigo? Então confira também 8 dicas para fazer renda extra em casa com o que você já tem!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui