Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como fazer sua franquia de internet durar mais

Escrito por: Rafael Massadar em 27 de julho de 2018

Fazer sua franquia de internet durar mais é essencial nos dia de hoje. A internet, desde que se popularizou, é uma grande aliada para as pessoas.

Através dela podemos realizar várias funções, incluindo o meio trabalhista, como o home office, e na vida pessoal. Ou seja, no modo particular. Por conta disso, cada vez mais as pessoas estão em busca de uma conexão de qualidade.

Os planos de internet no Brasil para celular não oferecem pacotes com dados ilimitados, como os pacotes residenciais. A internet para smartphones, na maioria das vezes, é limitada a uma quantidade de dados para ser consumida dentro de um período determinado, podendo ser diária, semanal ou mensal.

Quando acaba, o usuário é forçado a usar a internet com velocidade muito reduzida ou comprar dados adicionais. Para resolver esse problema e não ter que lidar com a situação colocada acima, é importante buscar formas de economizar no consumo e, ainda assim, garantir que o uso do celular atenda às suas necessidades.

franquia de internet durar mais

Metade dos brasileiros que usam internet acessam pelo celular

Dos 120,7 milhões de brasileiros que acessaram a internet regularmente em 2017, quase metade (49%) só utilizou o serviço a partir de dispositivos móveis. Os dados são da 13ª edição da pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A pesquisa aponta que, ao todo, hoje há 58,7 milhões de brasileiros que usam a internet exclusivamente pelo celular. Esse  número está atrelado à informação de que 19% dos domicílios conectados não possuem computador.

Ou seja, os usuários estão usando o celular para entrar na rede. Em 2014, essa proporção era de apenas 4%.

Já a empresa de segurança ESET revelou que mais da metade dos brasileiros (53%) passam acima de seis horas diárias conectados. Por esse motivo é cada vez mais necessário fazer sua franquia de internet durar mais.

Em relação aos dispositivos usados para concretizar o acesso, o estudo revela que 68% dos brasileiros utilizam o computador do trabalho para acessar à internet. Os outros 30% usam os seus smartphones para estarem conectados.

Para completar, os dados mostram que a maioria (68%) prefere utilizar os computadores para navegar na internet, já 26,6% prefere os smartphones, e somente 7% utiliza a TV e o vídeo game.

Dicas para fazer sua franquia de internet durar mais

franquia de internet

Desative o 3G ou 4G quando não estiver usando a conexão, desmarcando a opção “dados móveis” no seu smartphone. Se preferir, você pode baixar aplicativos que identificam se há conexão wi-fi disponível e fazem esse trabalho por você.

Não baixe aplicativos ou atualizações utilizando conexão 3G ou 4G. Prefira fazer isso conectado a uma rede wi-fi , pois esses processos requerem um bom gasto da rede de dados.

Aproveite e desabilite a função de atualização automática em seu celular para evitar o consumo desnecessário.

Escolha navegadores econômicos. O Google Chrome e o Opera Mini são dois exemplos de bons navegadores que auxiliam na economia de seu pacote.

Abuse dos serviços offline

Hoje em dia, muitos aplicativos oferecem opção de uso offline. Ou seja, funcionam mesmo quando sua internet estiver desligada. Spotify, Deezer e Netflix são alguns exemplos que contam com esse benefício.

Desabilite os serviços de geolocalização. Quando você ativa sua localização atual em diversos aplicativos, eles continuam em funcionamento mesmo quando você não os utiliza.

Controle o uso do seu GPS. Outro item responsável pelo consumo excessivo de dados é o uso dos mapas de localização online.

Se seu trajeto já é conhecido, desative a função e só o ative novamente caso esteja perdido ou quando fizer um novo caminho. Principalmente, se você for um motorista de aplicativos.

Evite o envio de vídeos

Você, provavelmente, já percebeu que enviar um vídeo para alguém ou postá-lo em uma rede social usando a internet móvel é um processo que leva vários minutos. Algumas vezes até falha e precisa ser recomeçado, certo?

Isso acontece porque o envio de vídeos e grandes arquivos com o uso de conexão 3G ou 4G consome muito o plano de dados.

O ideal é realizar esse processo quando estiver conectado a uma rede com mais potência e que não vai comprometer o seu plano de internet móvel.

Por isso, quando precisar fazer esse procedimento prefira realizá-lo em casa, no trabalho ou quando estiver conectado a uma rede wi-fi.

Cuidado com o uso do Whatsapp

franquia de internetO WhatsApp é largamente utilizado no Brasil para trocar mensagens sem consumir muito o plano de dados. Algumas empresas oferecem esse serviço de forma gratuita. Entretanto, isso é válido apenas para o envio de mensagens!

Quando enviamos ou recebemos áudios, imagens, vídeos e chamadas de voz, o consumo de dados aumenta. Muitas vezes, é descontado do plano de dados quando o serviço é gratuito pela operadora.

Por isso, para fazer sua franquia de internet durar mais, dê preferência ao envio de mensagens escritas quando estiver usando o plano de dados do celular.

Além disso, você pode configurar o download de conteúdos do aplicativo de forma manual. Ou seja, pode deixar para baixar fotos, vídeos e áudios quando estiver conectado a uma rede wi-fi.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Financiamento estudantil
carro usado
Seu cartão de crédito vale a pena? Saiba avaliar
seguro-de-viagem-anual
Financiamento estudantil privado