Início Notícias Empreendedorismo Saiba como ganhar dinheiro depois dos 60 anos e ter sua renda...

Saiba como ganhar dinheiro depois dos 60 anos e ter sua renda extra

0
casal aposentado fazendo contas
5
(1)

Muitos aposentados buscam alternativas para ganhar dinheiro depois dos 60 anos, como uma forma de complementar sua renda. Isso acontece porque nem sempre o dinheiro da aposentadoria é suficiente para suprir as despesas.

Além da aposentadoria e dos investimentos feitos ao longo da vida, há diferentes maneiras de fazer renda extra. E é isso que FinanceOne vai explicar neste artigo.

As oportunidades vão desde aqueles que têm um conhecimento específico ou habilidades manuais até os que possuem itens para alugar, por exemplo.

+ Confira 7 coisas que você pode alugar para conseguir renda extra

Veja 25 formas de ganhar dinheiro depois dos 60 anos

Conhecimentos profissionais para ganhar dinheiro

1. Trabalhe como recrutador

Já pensou em garantir uma vaga como recrutador em sua antiga empresa? Além de conhecer bem a companhia, a experiência no mercado de trabalho é um diferencial para quem assume esta função.

A função pode ser temporária, de acordo com as necessidades da empresa. Mas, costuma garantir uma boa remuneração.

2. Dê aulas particular

Tem habilidades com Matemática, Línguas ou outras disciplinas? Por que não começar a dar aulas particulares e compartilhar esse conhecimento?

3. Seja palestrante

Se você tem um conhecimento específico sobre determinada área de trabalho, ou até uma história de superação marcante, isso pode ser uma forma de ganhar dinheiro depois dos 60 anos, por meio de palestras.

Escolas e faculdades estão sempre a procura de palestrantes para seus alunos. Organizadores de eventos e empresas também se interessam por esse serviço.

4. Mostre seu conhecimento na internet

Crie um canal no YouTube ou um blog para compartilhar seu conhecimento na internet. Além disso, outras redes sociais, como Instagram e TikTok, também permitem monetização de conteúdo.

Além das políticas de monetização das próprias plataformas, há a possibilidade de conquistar patrocinadores. Outras opção são as vendas de eBooks, consultorias, entre outros infoprodutos.

5. Seja um conselheiro administrativo

Outra opção de ganhar dinheiro depois dos 60 anos é integrar um conselho administrativo de uma empresa. Sua experiência de mercado vai te ajudar nesse quesito.

6. Escreva um livro ou eBook

Pode ser com um conteúdo mais técnico ou criativo, escrever um livro também é uma forma de gerar renda. Os livros físicos costumam exigir mais burocracias para publicação, mas há diferentes formas práticas de publicar eBooks.

7. Trabalhe como conselheiro de carreira

Este profissional ajuda aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, com orientações sobre currículo, networking e outros aconselhamentos importantes para a carreira.

Reúna sua experiência no mercado de trabalho e ajude outros profissionais, enquanto ganha uma renda extra.

8. Seja assistente virtual

Organizar agendas, marcar viagens, reservar passagens aéreas e hotéis. O trabalho de um assistente virtual pode ser feito tranquilamente de casa, apenas acessando um computador com internet. Por isso, pode ser uma boa alternativa para quem quer fazer renda extra.

9. Trabalhe como freelancer

Trabalhar como freelancer também pode ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro depois dos 60 anos.

Atualmente, há diversas plataformas online para buscar esse tipo de serviço. Além disso, existem diferentes opções, como: redator, revisor, designer, desenvolvedor, entre outras.

10. Trabalhos temporários

Em algumas épocas do ano, como páscoa e natal, é comum surgirem opções de vagas de trabalho temporário. Essa é uma boa opção para quem busca serviços pontuais.

11. Trabalhe com transcrições

Com o excesso de informações em vídeos e áudios, a procura por profissionais que trabalham com transcrição cresceu. Empresas de press-release, comunicação e editoras são as que mais procuram por esses profissionais, que também podem ser freelancer.

Há diferentes formas de ganhar renda extra depois dos 60 (Foto: Divulgação)

Outras habilidades que podem gerar renda extra

12. Seja vovô ou vovó de aluguel

Com a rotina agitada muitos pais precisam de alguém que olhem seus filhos por algum período enquanto se dedicam às suas tarefas diárias. Por isso, os serviços de vovô ou vovó de aluguel costumam ser bem requisitados.

Além de ser uma maneira de conhecer novas pessoas, é um jeito de ganhar um dinheiro extra no fim do mês.

13. Cuide de casas

Imagina cuidar da casa de veraneio de um milionário? Para quem mora em cidades turísticas esta pode ser uma opção bem legal de renda extra.

14. Seja pet sitter

Nesse trabalho, você toma conta de um bichinho de estimação por algumas horas ou por um período de dias, quando os donos estão viajando ou no trabalho. O trabalho é esporádico e você ainda se diverte enquanto trabalha.

Mas, vale ressaltar que o trabalho requer atenção, especialmente se o bicho de estimação tiver alguma necessidade específica.

15. Seja guia na sua cidade

Especialmente se você mora em uma cidade turística, pode atuar como guia apresentando os melhores pontos da cidade para novos moradores e turistas.

16. Faça do seu passatempo um negócio

Curte artesanato ou culinária? Que tal fazer disso um negócio? Você pode vender seus produtos ou serviços pelo bairro e ganhar um dinheiro extra no fim do mês.

17. Trabalhe com curadoria

Se você tem conhecimento técnico sobre os produtos ou marcas com melhor custo-benefício em determinada área, desenvolva aulas sobre o assunto ou monte uma caixa de assinaturas.

Outra opção é usar a dica de criar um canal no YouTube ou blog para indicar esses produtos.

18. Invista na carreira de comprador

Muitas pessoas precisam de ajuda na hora de comprar mantimentos ou outros itens, por conta da rotina corrida. E, uma forma de ganhar dinheiro depois dos 60 anos, é apostar na carreira de comprador.

A lógica é simples: basta fazer as compras de quem precisa, enquanto o contratante se dedica às suas outras tarefas.

19. Trabalhe como motorista de aplicativo

Está com o carro parado na garagem? Que tal se dedicar à carreira de motorista de aplicativo durante o tempo livre?

Mas, antes disso, considere as opções disponíveis e coloque todos os custos na ponta do lápis, para não acabar pagando para trabalhar!

+ 8 maneiras de ganhar renda extra no final do mês. Confira!

Outras formas de ganhar dinheiro

20. Abra uma franquia

Se tiver um dinheiro sobrando para investir, considere abrir uma franquia. Mas, antes, avalie os custos e opções de retorno, para garantir que o investimento é seguro e rentável.

21. Alugue quartos em sua casa

Tem muitas pessoas procurando opções de moradia baratas. Se você tiver com um quarto sobrando em sua residência, por que não alugá-lo? O importante é fazer um bom contrato, que preveja todas as regras para esse tipo de combinado.

22. Seja um cliente secreto

Agências de publicidade e pesquisa costumam contratar clientes secretos ou membros de focus group, que usa serviços anonimamente para avaliar atendimento, limpeza, organização, entre outros aspectos.

23. Venda algum imóvel que não utiliza

Tem um imóvel que não utiliza e não consegue alugar? coloque-o a venda e com o lucro busque opções melhores de investimentos, que vão fazer seu dinheiro render.

24. Alugue mesas e cadeiras

O aluguel de mesas e cadeiras pelo bairro também pode ser uma forma de ganhar dinheiro depois dos 60 anos.

Apesar do investimento inicial, o retorno é garantido, visto que muitas pessoas não dispõem desses itens em grande quantidade para festas e reuniões.

25. Seja um revendedor

Por fim, revenda produtos! Muitas empresas, especialmente no setor da beleza, disponibilizam esse tipo de serviço, que pode gerar um dinheiro extra no fim do mês.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os amigos! Aproveite e confira: como ganhar renda extra nos finais de semana.

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui