Início Criptomoeda Investir em Bitcoin e outras criptomoedas é seguro? Confira os cuidados para...

Investir em Bitcoin e outras criptomoedas é seguro? Confira os cuidados para começar o investimento em moedas digitais

0
Três criptomoedas - Litecoin, Ethereum e Bitcoin
4.7
(3)

Que o mercado das moedas digitais anda movimentado não é mais novidade. Por isso, investir em bitcoin e outras criptomoedas tem atraído e chamado atenção de muitos investidores.

No entanto, investir em bitcoin no Brasil ainda é um tema discutido, porém não um processo regularizado. Então como funciona? Será que é seguro investir em moedas digitais? A gente te explica: o Banco Central (BC) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda.

O BC não regula, no entanto, as empresas responsáveis pela negociação das moedas virtuais e nem as operações. Também não há medidas legais e regulatórias sobre as atividades das criptomoedas relacionadas com o Sistema Financeiro Nacional.

Mas é verdade que o número de investidores em bitcoin ou outras criptomoedas é crescente. A Mercado Bitcoin, por exemplo, é uma das empresas nacionais responsáveis pela transação dessa moeda digital.

Outras empresas, porém, também atuam no mercado de moedas virtuais, como é o caso da Foxbit e CoinBR. Mas assim como em qualquer investimento, é importante pesquisar bastante e buscar referências da empresa que você vai fechar negócio.

Quer saber mais sobre como investir em criptomoedas? Então continue a leitura desse texto para entender melhor com funciona esse tipo de investimento.

Como investir em bitcoin?

A Mercado Bitcoin explica que há três maneiras de obter uma moeda digital. Na compra, você deve se cadastrar em um site para fazer o pagamento e adquirir a moeda.

Para receber, há lojas e empresas que já aceitam como meio de pagamento a bitcoin. Além disso, a terceira forma é minerar, ou seja, disponibilizar computadores para manter a rede que controla a moeda ativa e ser remunerado com bitcoins.

O primeiro passo para investir é criar a sua carteira, cadastrando-se no site de uma das empresas responsáveis pela transação dessas moedas. Depois de cadastrado, só começar a comprar e vender. É um processo aparentemente simples, mas com uma ampla tecnologia por trás.

Criptomoeda tem segurança garantida pelo blockchain

As moedas digitais têm a segurança garantida por uma rede chamada blockchain. É uma tecnologia que trabalha com a descentralização para manter a segurança. A mineração tem esse intuito.

Entender o sistema blockchain é um pouco complicado. Por isso, a Wired publicou um guia para que todos os leitores entendam como funciona o sistema de segurança das moedas virtuais.

Os lotes das transações são vinculados em blocos (termo blockchain é, em tradução livre, cadeia de blocos). Além disso, uma cópia é armazenada em cada um dos cerca de 200.000 computadores que compõem a rede bitcoin.

Cada mudança é criptograficamente assinada, pois assim é possível provar que a pessoa transferindo as moedas digitais é o real dono delas. Ninguém pode gastar duas vezes as suas moedas. Isso porque uma vez que a transação é registrada, cada nó da rede será notificado sobre isso.

É seguro começar a investir em Bitcoin? Conheça as vantagens e os riscos de investir em moedas digitais

O Banco Central (BC) fez um alerta sobre os riscos das operações com moedas virtuais.

O BC destacou que “estas não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária, por isso não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores. Seu valor decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor”.

O primeiro passo para investir em bitcoin é cadastrar-se no site de uma das empresas intermediadoras

A instituição também destacou que a compra e a guarda dessas moedas estão sujeitas a riscos, inclusive a perda do capital investido.

Além disso, é importante destacar que as moedas eletrônicas são diferentes das moedas virtuais. Isso porque as moedas eletrônicas são “os recursos em reais armazenados em dispositivo ou sistema eletrônico que permitem ao usuário final efetuar transação de pagamento”.

Já as moedas virtuais são as criptomoedas, que não são referenciadas a reais ou outra moeda estabelecida pelos governos.

3 principais cuidados antes de investir em criptomoedas

Antes de começar a investir em Bitcoin ou qualquer outra moeda virtual, porém, é necessário ter alguns cuidados para não cair em golpes com criptomoedas.

1. Pesquise muito sobre o mercado de moedas digitais

Investir em bitcoin ou em qualquer outra moeda virtual requer, como já mencionamos, uma série de cuidados. É necessário, por exemplo, saber como funciona uma carteira digital, além de ter uma conta em uma Exchange – corretora cripto.

2. Desconfie de promessas exageradas 

Alguns criminosos prometem vantagens exageradas, ganhos acima do mercado, conversões sem taxas ou excelentes cotações para câmbio.

Por isso, desconfie de promessas que não parecem possíveis, assim como fazemos quando lidamos com dinheiro tradicional.

+ Especialista alerta riscos de investimentos com retorno rápido

3. Tenha atenção à credibilidade das plataformas

Os principais golpes relacionados a criptomoedas não têm a ver com a falta de segurança desses investimentos. Muitas vezes, o que acontece é que golpistas montam negócios fraudulentos disfarçados de investimentos em criptomoedas.

Uma prática comum, por exemplo, são golpes através do phishing. Essa prática consiste em falsificar sites parecidos com o de plataformas tradicionais e, por isso, o investidor acaba sendo induzido a colocar seus dados no site.

É possível, contudo, evitar esse tipo de fraude. Para isso, tome alguns cuidados:

  • verifique se o registro da empresa está em instituições oficiais, como o Banco Central ou Bolsa de Valores, por exemplo;
  • pesquise sobre a atuação da plataforma. Veja se há comentários sobre ela, número de investidores, comentários no Reclame Aqui etc.

Gostou desse texto? Quer continuar aprendendo sobre como investir em bitcoin e criptomoedas? Leia agora mesmo o texto: “conheça os 7 golpes com criptomoedas mais praticados” para continuar por dentro do assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui