Início Notícias Finanças Pessoais Saiba como pagar menos imposto com a Previdência Privada

Saiba como pagar menos imposto com a Previdência Privada

0
pessoa realizando uma previdência privada
5
(1)

Você tem uma previdência privada? Sabe quais benefícios ela pode te trazer? Com ela você pode pagar menos impostos nas suas contribuições com a Receita Federal.

Além disso, os planos de previdência privada contam com diversas vantagens financeiras!

Afinal, esse tipo de previdência é uma garantia de complemento de renda na hora que o trabalhador vai se aposentar. Além de ser possível realizar um planejamento de viagens e de como será a aposentadoria!

Se você Previdência Privada saiba que é possível pagar menos imposto com ela

Por isso, ao contratar um plano de previdência privada, na modalidade de Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), você tem a possibilidade de diminuir a base de cálculos do Imposto de Renda.

Quer saber como? Continue lendo esse artigo!

Requisitos para pagar menos impostos com Previdência Privada:

Antes de mais nada, para desfrutar dos benefícios tributários ao contratar a previdência privada, é preciso que você se atente a alguns requisitos. Confira abaixo!

  • Ser contribuinte ou aposentado pelo INSS ou RPPS;
  • Realizar as contribuições para planos da modalidade PGBL;
  • Realizar a declaração do Imposto de Renda na forma completa;
  • Respeitar o limite máximo de contribuição de 12% da sua renda bruta tributável para abatimento da base de cálculo do Imposto de Renda.

O que é PGBL e como ele pode te ajudar a pagar menos imposto

Quando você decide investir na previdência privada, é preciso definir sobretudo três características para os seus planos. São eles:

  1. Tipo do plano: se será PGBL ou VGBL;
  2. A tributação incidente: podendo ser progressiva ou regressiva e;
  3. O Fundo de investimento escolhido para rentabilizar os recursos aportados.

Um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) tem como objetivo acumular o valor investido. A especificidade desse tipo de plano é que no momento do resgate ou da contratação de renda mensal, o investidor terá incidência do Imposto de Renda.

Isso é possível porque ele ocorre sobre o valor total resgatado, que é o valor investido mais os rendimentos. Caso você escolha receber o seu capital por meio de renda mensal, o Imposto de Renda será cobrado sobre o valor total da renda.

Nessa modalidade de plano, o investidor pode deduzir da base de cálculo do IR, os valores contribuídos em planos de PGBL até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. E com essa dedução, o investidor começa a ter uma vantagem tributária.

Podendo reduzir dessa forma o seu imposto a ser pago ou até mesmo aumentar a restituição da declaração anual do Imposto de Renda.

+ C6 Bank: como funciona previdência privada

Como identificar a renda bruta tributável?

Nesse sentido, para saber a sua renda bruta tributável basta ir até o quadro 3 de rendimentos e deduções retido na fonte. Na linha 1, você verá o total de rendimentos.  

Quando for declarar o Imposto de Renda, no sistema da Receita Federal, você insere a sua renda bruta tributável e o valor da contribuição para os planos PGBL. Nesse sentido, o cálculo dos 12% dedutíveis é gerado de forma automática.

Dessa forma, o valor contribuído que excede os 12% para planos PGBL é desconsiderado para a dedução da base do cálculo do Imposto de Renda.

Você sabe, portanto, quais são as outras despesas dedutíveis do Imposto de Renda? Pois algumas são:

  • Dependentes;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Pensão alimentícia;
  • Doação.

Por isso, vale muito a pena ter um plano de previdência privada. Além de ser uma despesa dedutível, ela serve como uma reserva financeira para um futuro distante.

É por isso, inclusive, que muitas pessoas optam por ela como um complemento à aposentadoria da Previdência Social.

Agora que você já sabe como pagar menos imposto com a previdência privada, confira os melhores planos de previdência para cada perfil de investidor. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui