Início Notícias Finanças Pessoais Como sair das dívidas urgente? Aprenda as técnicas

Como sair das dívidas urgente? Aprenda as técnicas

0
5
(1)

Sair das dívidas urgentes é o seu foco no momento. Calma, que para tudo há uma solução. Se o seu planejamento financeiro falhou, é hora de rever e ajustar daqui para frente.

Agora, se você nem tinha um planejamento ainda, talvez seja o momento de considerar fazer um. Identificar onde está o problema, qual foi o motivo do gasto em excesso e organizar-se para quitar a dívida.

Além disso, outros hábitos adotados que devem ser usados para evitar dívidas e, principalmente, por quem já as possui, incluem: evitar a compra de supérfluos, reduzir gastos com lazer, fazer pesquisa de preço antes de comprar um produto; buscar os menores preços.

Como se livrar das dívidas urgentes?

A primeira coisa que você precisa fazer para se livrar das dívidas urgentes é entender o que te fez chegar nesta situação. Ao saber qual foi o real motivo que te fez contrair tantas dívidas, você consegue evitar que isso aconteça novamente.

Dessa forma, depois que você conseguir se livrar de todas as dívidas, não comete mais o mesmo erro. Mas é claro que ninguém quer ficar endividado, isso acontece por consequência de algo.

Por exemplo, o cartão de crédito você não vai deixar de pagar porque quer, correto? Algo aconteceu para que você não conseguisse pagar a fatura do seu cartão, como atraso de salário, descontrole de gastos, desemprego, redução na renda, entre tantos outros.

Neste caso, o cartão é apenas uma ferramenta que fez com que as dívidas aumentassem, mas ele não é a causa em si.

E não há outro modo para se livrar das dívidas urgentes a não ser começar uma educação financeira. É estudando e entendendo melhor como você pode dividir o seu dinheiro que conseguirá sair das dívidas.

É claro que existem momentos que sacrifícios devem ser feitos, mas depois de quitar as dívidas. É possível você voltar a ter o estilo de vida que os seus ganhos permitem e não o que você deseja.

Como pagar dívidas acumuladas

Para pagar as dívidas acumuladas, muitos consumidores buscam a renegociação dessas dívidas, com parcelas mais acessíveis ao seu orçamento. Outra maneira de ajudar a controlar as finanças e pagar as dívidas é ter uma planilha de controle orçamentário.

Em uma planilha simples, você deve anotar todos os gastos de cada mês. Assim, poderá identificar mais facilmente quais despesas são desnecessárias e podem ser descartadas. Com esse controle e o efetivo corte de gastos, o dinheiro que sobrar servirá para quitar as dívidas já acumuladas.

Para ajudar a organizar as finanças e fugir de novas dívidas, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) listou ações que devem ser tomadas:

  • Evitar parcelamento de compras;
  •  Pesquisar preços e pedir descontos para pagamentos à vista;
  • Se precisar parcelar, observe se haverá juros e procure pelas menores taxas;
  • Priorizar o pagamento de débitos com juros mais altos;
  • Poupar parte do que você ganha;
  • Não contrair novas dívidas.
homem olhando para mesa e com as mão na cabeça preocupado
Para você sair das dívidas urgente o primeiro passo é elaborar um planejamento financeiro com todos os gastos atuais

O Sebrae tem uma cartilha “Educação financeira para pessoa física”, em que fala sobre educação financeira e planejamento.

Segundo as dicas da publicação, para aqueles que ainda possuem contas mas o dinheiro acabou, o melhor a fazer é: planilha com os gastos; ver se algum é possível negociar; evitar pagar a parcela mínima do cartão pelos juros altos; tentar obter um empréstimo e observar nas instituições financeiras as taxas de juros.

Para quem está em um nível alto de endividamento, com as dívidas acumulando mês a mês, é preciso tomar medidas mais drásticas.

Primeiro, elaborar uma planilha das dívidas e guardar todos os comprovantes delas e avaliar se vale transformar todas as dívidas em apenas uma solicitando um empréstimo.

Além disso, é importante eliminar o uso do cartão de crédito para evitar novas dívidas, são apenas algumas das medidas que podem ser adotadas.

Dicas para sair das dívidas urgente

Para escapar das dívidas rapidamente, algumas técnicas podem ser seguidas. A cartilha do Sebrae sobre Planejamento e Controle Financeiro Pessoal indica algumas dessas medidas para escapar das dívidas urgentes. Para isso, a primeira dica do Sebrae é traçar objetivos, assim você evita sair gastando com coisas desnecessárias.

A segunda dica, ainda de acordo com a publicação do Sebrae, é fugir das dívidas, gastando menos do que você ganha.

Elaborar um orçamento, um planejamento financeiro, e cumpri-lo à risca deve ser feito aqui. Fazer uma avaliação também de todo o seu orçamento — pessoal, familiar e doméstico —, ajuda a manter o objetivo financeiro.

+ Dívida com cartório: saiba como regularizar

Evitar fazer compras parceladas e usar o cartão de crédito, tudo para que não existam compras desnecessárias.

Além disso, os juros do cartão de crédito costumam ser altos e podem acabar virando uma bola de neve, que acarretará em um grande aumento do saldo devedor. E você não vai querer isso, certo?

Por fim, faça uma lista do que você necessita, principalmente antes de ir ao supermercado. Isso para não fazer compras além do que é preciso.

Essas são apenas algumas das recomendações para sair das dívidas urgentes. Seguindo essas orientações, conseguirá ter um controle maior das finanças.

Gostou dessas dicas? Acha que elas podem ser úteis para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a saírem das dívidas!

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile