Início Notícias Mercado Cambial Confira como comprar dólar com cartão de crédito

Confira como comprar dólar com cartão de crédito

0
Ilustração de uma mão segurando um cartão de crédito saindo do computador
4.1
(11)

Vai viajar para o exterior? Quer comprar dólar com cartão de crédito? Isso é possível! As casas de câmbio permitem que os clientes possam até mesmo parcelar a compra da moeda estrangeira.

Dá para comprar dólar com cartão de crédito, seja a moeda em espécie ou crédito para cartões pré-pagos.

Além disso, existem fintechs que permitem que a compra seja parcelada em até 12 vezes. Porém, algumas casas de câmbio só aceitam o pagamento no cartão de crédito à vista.

Alguns bancos também já oferecem o serviço para quem quer comprar dólar com cartão de crédito. Um exemplo é o Itaú.

Mas é importante lembrar que a cotação da moeda varia todos os dias. Portanto, as parcelas serão afetadas por essa variação (o que pode ser mais vantajoso).

Exemplo: se você vai para outro país daqui a alguns meses, adquira o dólar aos poucos e não compre tudo em uma única operação.

Dessa forma, conseguirá economizar mais na hora de comprar a moeda. Essa dica vale tanto para quem comprar o dólar com cartão de crédito quanto no dinheiro.

E como saber qual é a cotação do dólar? Simples: use o conversor de moedas FinanceOne gratuitamente:

Como comprar dólar com cartão de crédito?

Os turistas que desejam comprar dólar com cartão de crédito pagarão, em reais, o valor equivalente à quantidade da moeda que estará adquirindo.

Além disso, será cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), incidente nas compras realizadas com o plástico no exterior.

Atualmente, o valor da alíquota é de 1,1% para quem levar o dólar em espécie. Porém, graças a um novo decreto do governo, essa taxação será zerada a partir de 2028.

Para aqueles que quiserem optar pelo cartão pré-pago de viagem, o valor do IOF é de 6,38% em 2022. A partir do 2023 essa alíquota será reduzida gradualmente também, 1 ponto percentual por ano:

  • 2023: 5,38%
  • 2024: 4,38%
  • 2025: 3,38%
  • 2026: 2,38%
  • 2027: 1,38%
  • 2028: 0%

Outro valor que também é cobrado ao realizar esse tipo de transação é o da taxa extra. Essa varia de acordo com a bandeira do seu cartão de crédito.

Para as bandeiras dos cartões da Visa e Mastercard é cobrada uma taxa de 3,5% em cada compra. Já para os da Elo o valor é de 4,5%.

Ainda há a opção de adquirir a moeda pelo telefone. Para esse tipo de operação é cobrada uma taxa fixa de 2% em cada compra.

Ao comprar o dólar com cartão de crédito será preciso arcar com algumas taxas

Comprar dólar com cartão de crédito em 12 vezes

A fintech Câmbio Store é uma das casas de câmbio que já aceita a opção de comprar dólar com cartão de crédito.

Uma das vantagens da plataforma é que ela permite que os turistas parcelem a compra da moeda em até 12 vezes com juros nas parcelas.

Os clientes podem realizar compras de diversas moedas estrangeiras no valor de até R$10 mil. Além disso, podem realizar recargas dos cartões de viagem pré-pagos. 

Em entrevista ao site UOL, Bruno Ferreira, presidente da Câmbio Store, explicou que uma das vantagens de comprar dólar com cartão de crédito é a possibilidade de poder travar a taxa de câmbio no ato da operação.

Isso permite que o turista saiba na hora da compra o valor que vai pagar pela moeda estrangeira.

+ Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar cartão de crédito no exterior
+ Qual é o momento ideal para comprar dólar? Veja como avaliar a situação

É importante ressaltar que a taxa de câmbio cobrada pelo site é a mesma em transações realizadas para pagamentos feitos em dinheiro ou até mesmo transferência bancária.

O presidente da fintech também comentou qual o objetivo da plataforma: “Nosso objetivo é oferecer a facilidade ao cliente, aumentando sua capacidade de compra por meio do cartão e dando mais fôlego para ele organizar a viagem”.

Comprar dólar com cartão de crédito também tem como benefício o acúmulo de milhas ou pontos no programa de fidelidade. Este pode variar de acordo com a bandeira do seu cartão. E isso também dependerá do quanto o cliente compra ao mês.

Vale a pena usar o cartão de crédito em viagens internacionais?

Mesmo que seja uma opção cômoda e segura, utilizar o cartão de crédito em viagens não é a opção mais barata. Pelo menos, não atualmente.

Isso porque o valor da alíquota de imposto (IOF) é de 6,38% contra apenas 1,1% nas compras com dinheiro.

Porém, a partir de 2028, quando essa alíquota será zerada para os dois tipos de transação, a história será outro. Passará a valer a pena usar o cartão de crédito, mais do que hoje em dia.

É necessário lembrar que os bancos podem cobrar até 7% sobre a cotação oficial do dólar. Mas já existem instituições financeiras, principalmente os bancos digitais, que oferecem conta corrente internacional para os clientes.

E a cotação é próxima a do dólar comercial, o que acaba sendo mais competitivo que os cartões de crédito.

Mas se você tem um bom cartão, que acumula muitas milhas, tem benefícios de viagem e não tem ágio na cotação do dólar ou cobra uma pequena taxa, pode ser interessante utilizá-lo.

Mas antes de decidir qual é a melhor opção para você, é preciso realizar as contas para saber o que vai sair mais vantajoso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que esteja pensando em comprar dólar usando o cartão de crédito.

O que achou disso?

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui