Confiança da Indústria atinge menor patamar desde junho passado | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Confiança da Indústria atinge menor patamar desde junho passado


São Paulo, 26/12 (Enfoque) –

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas recuou 2,2 pontos em dezembro, para 84,8 pontos, o menor patamar desde junho passado. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice diminuiu 1,2 ponto, para 86,1 pontos.
 
“O resultado da sondagem industrial de dezembro, com queda da confiança e nível recorde de ociosidade, joga um balde de água fria sobre indicadores que já estavam mornos. Entre agosto e novembro, a acomodação da confiança – motivada pela apatia da demanda interna – já havia interrompido a recuperação temporária da confiança do setor observada no primeiro semestre.”, afirma Tabi Thuler Santos, Coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE.
 
A queda da confiança ocorreu em 12 de 19 segmentos industriais pesquisados e atingiu tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as perspectivas das empresas para os meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 2,2 pontos, para 82,9 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,8 ponto, para 87,1 pontos.
 
A piora na percepção sobre o nível de demanda foi o que mais influenciou o resultado do ISA nesse mês. Com piores avaliações sobre a demanda interna, o indicador caiu 3,5 pontos, para 81,8 pontos. O percentual de empresas que consideram o nível atual de demanda forte diminuiu de 9,0% para 6,0% do total entre novembro e dezembro, enquanto o das que o consideram fraco aumentou, de 35,5% para 36,1%.
A maior contribuição para a queda do IE em dezembro veio da expectativa com o volume de pessoal ocupado nos três meses seguintes. O indicador recuou 3,8 pontos, a quinta queda consecutiva, para 80,6 pontos, o menor desde maio passado (75,9 pontos). Houve redução do percentual de empresas prevendo aumento do pessoal ocupado, de 11,5% para 10,7%, e elevação da parcela dos que programam diminuição, de 20,8% para 21,6%.
 
Após atravessar o ano de 2016 em torno do mínimo histórico que havia sido atingido em fevereiro deste ano, de 73,6%, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 72,5% em dezembro, novo patamar mínimo histórico para a série iniciada em 2001.
 
A edição de dezembro de 2016 coletou informações de 1.085 empresas entre os dias 01 e 21 deste mês.

A próxima divulgação da Sondagem da Indústria ocorrerá em 31 de janeiro de 2017. A prévia deste resultado será divulgada no dia 24 de janeiro.
 

(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Publicado em: 26/12/2016 07:54:38

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras