Confiança de Serviços atinge o maior nível desde 2015 | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Confiança de Serviços atinge o maior nível desde 2015


São Paulo, 29/07 (Enfoque) –

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas subiu 3,6 pontos entre junho e julho, ao passar de 72,4 para 76,0 pontos. Após a quinta alta consecutiva, o índice atinge o maior nível desde maio do ano passado. Na métrica de médias móveis bimestrais, o índice avançou 2,7 pontos em julho, a maior alta desde maio de 2009.
 
“Os indicadores de julho confirmam a trajetória de recuperação da confiança das empresas de serviços no início do segundo semestre, e agora de uma maneira qualitativamente superior, uma vez que além da sustentação da melhora nas expectativas, há uma reação também nas avaliações sobre a situação corrente. A melhora do ambiente de negócios é confirmada pelo avanço, ainda que discreto, do indicador de nível de utilização da capacidade nos dois últimos meses” avalia Silvio Sales, consultor do FGV/IBRE.
 
Em julho, 11 das 13 atividades pesquisadas registraram alta da confiança. A evolução do índice geral foi determinada por avanços tanto do índice que mede o pulso do setor em relação ao momento atual quanto do que capta as expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 3,6 pontos, para 71,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,4 pontos, alcançando 81,4 pontos. Mesmo com o resultado mais expressivo do ISA-S, a diferença entre os dois indicadores permanece elevada em termos históricos (10,3 pontos).
 
A alta de 5,9 pontos do indicador de satisfação com a Situação Atual dos Negócios exerceu a maior contribuição para a alta do ISA-S. Pela ótica das expectativas (IE-S), o destaque é o indicador de Demanda prevista para os próximos três meses, que avançou 6,1 pontos, alcançando 82,8 pontos. Esta é a quinta alta consecutiva deste indicador, que acumula acréscimos de 13,8 pontos desde fevereiro, a maior alta no período entre os quatro quesitos integrantes do ICS.
 
Nível de Utilização da Capacidade do Setor de Serviços
A partir deste mês, o FGV/IBRE passa a divulgar mensalmente o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor de Serviços. O NUCI é um indicador econômico que procura medir, a partir de dados individuais de empresas, a relação entre o produto efetivamente gerado em determinado setor como proporção do produto potencial caso toda sua capacidade produtiva estivesse em uso. A série começa em abril de 2013.
 

Em julho de 2016, o NUCI do setor de Serviços subiu 0,2 ponto percentual (p.p.), frente a junho, alcançando 82,9%, retornando ao nível de capacidade utilizada do início do ano. Com o resultado, o indicador registra um segundo avanço consecutivo pela primeira vez na série iniciada em 2013, embora ainda permaneça muito baixo em termos históricos.

(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Publicado em: 29/07/2016 08:20:19

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras