Confiança de Serviços avança em setembro | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Confiança de Serviços avança em setembro


São Paulo, 30/09 (Enfoque) –

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,8 ponto entre agosto e setembro, alcançando 80,6 pontos. Após a sétima alta consecutiva, o índice atinge a maior marca desde fevereiro do ano passado (81,3 pontos).
 
“O resultado de setembro reproduziu o padrão esboçado nos meses anteriores: uma diminuição contínua e persistente do pessimismo em relação aos meses seguintes, associada à relativa estabilidade das avaliações sobre a situação corrente. Este quadro, que combina expectativas empresariais em ascensão e uma evolução mais gradual da satisfação em relação ao momento presente, aponta para a atenuação das taxas negativas de crescimento, abrindo a possibilidade para uma retomada do crescimento do nível de atividade do setor nos próximos trimestres” avalia Silvio Sales, consultor do FGV/IBRE.
 
Em setembro, 8 das 13 atividades pesquisadas registraram alta da confiança. A evolução do índice geral foi novamente determinada por avanço nas expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção sobre o momento atual apresentou ligeira queda. O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 0,1 ponto, para 70,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,9 pontos, alcançando 91,0 pontos. Com este resultado, apoiado em nova elevação das expectativas e numa virtual estabilidade na percepção sobre a situação atual, a diferença entre os dois índices alcança novo recorde, de 20,2 pontos.
 
A variação negativa de 0,6 ponto do indicador de percepção da Demanda Atual alcançando os 70,8 pontos, foi a maior contribuição para a variação do ISA-S no mês. Entre os indicadores integrantes do Índice de expectativas (IE-S), o destaque é o indicador de demanda prevista, que avançou 5,3 pontos, alcançando 92,4 pontos, o maior patamar desde julho de 2014 de 94,6 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor ficou estável em setembro, em 82,6% e no terceiro trimestre houve avanço de 0,3 ponto em relação ao segundo tri, fechando em 82,7%.
Distanciamento entre IE-S e ISA-S
 
Em setembro de 2016, a diferença entre o nível dos índices de expectativas e da situação atual alcançou novo recorde histórico de 20,2 pontos. Embora este distanciamento tenha se ampliado desde abril deste ano, indicando que a alta da confiança do setor de serviços está bastante ancorada nas expectativas empresariais, já é possível perceber uma  reação no ISA no terceiro trimestre. “Ainda que seja uma melhora discreta, os resultados parecem sugerir o início de uma fase de recuperação nas avaliações sobre o momento presente nesse terceiro trimestre” avalia Silvio Sales
 
A edição de setembro de 2016 coletou informações de 1967 empresas entre os dias 2 e 27 deste mês.

A próxima divulgação da Sondagem de Serviços ocorrerá em 31 de outubro de 2016.

(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Publicado em: 30/09/2016 08:04:41

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras