Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Confiança de Serviços recua em dezembro

Escrito por: Redação em 27 de dezembro de 2016


São Paulo, 27/12 (Enfoque) –

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas recuou 1,8 ponto em dezembro, para 75,7 pontos. Com a terceira queda consecutiva, o índice recua ao menor nível desde junho passado e acumula perdas de 4,9 pontos desde setembro.

“As empresas do setor de serviços seguem no movimento de revisão, para baixo, das expectativas sobre a evolução dos negócios no curto prazo. Com avaliações sobre a situação corrente em patamahistoricamente muito baixo e praticamente estáveis ao longo do segundo semestre, a curva de confiança passa a apresentar tendência de queda no último trimestre de 2016. A mensagem dos números da sondagem de serviços nesse final de ano é de que o setor deve prosseguir com fraco desempenho no início de 2017” avalia Silvio Sales, consultor do FGV/IBRE. nDas 13 atividades pesquisadas no setor de serviços, 9 apresentaram queda da confiança em dezembro. O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 0,7 ponto, para 70,2 pontos, e o Índice de Expectativas (IE-S) recuou 2,9 pontos, para 81,6 pontos.

A maior contribuição para a variação do ISA-S no mês foi dada, novamente, pelo indicador de percepção com a Situação Atual dos Negócios, que caiu 1,3 ponto, para 69,7 pontos. Entre os indicadores integrantes do Índice de Expectativas (IE-S), o destaque negativo foi o de Tendência dos Negócios para os seis meses seguintes, que recuou 3,8 pontos, para 83,1 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor de serviços variou 0,1 ponto percentual (p.p.) em novembro, para 82,7%. No quarto trimestre, a média do NUCI ficou em 82,6%, apenas 0,1% abaixo da média registrada no trimestre anterior.

(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Publicado em: 27/12/2016 07:49:43

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

fraude
Brasil e Chile
crise
Economia da América latina
Trabalhadores da indústria temem perder empregos para robôs