Confiança do Comércio avança em agosto | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Confiança do Comércio avança em agosto


São Paulo, 25/08 (Enfoque) –

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 7,2 pontos em agosto de 2016, ao passar de 74,9 para 82,1 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice também avançou 3,7 pontos, a maior alta da série iniciada em março de 2010.
 
Entre os indicadores que integram o ICOM, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,9 pontos e o Índice de Expectativas (IE-COM) 8,2 pontos.
 
 “O resultado de agosto consolida a tendência de alta da confiança do Comércio em 2016, com alguma melhora na percepção sobre o ambiente atual dos negócios. Ainda assim, a distância recorde de 21 pontos entre os índices que medem expectativas e percepção sobre o momento presente (IE e ISA) ilustra o fato de que, em agosto, o setor apresenta um grau de otimismo em relação ao futuro que se aproxima da neutralidade mas continua enfrentando grandes dificuldades no dia a dia”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Produção de Bens Públicos da FGV/IBRE.
 
A alta do ICOM foi bastante disseminada entre os setores, tendo atingido 12 dos 13 segmentos principais pesquisados. O ISA-COM avançou em 8 dos 13 segmentos. No IE-COM, a confiança avançou nos 13 segmentos.
 
Com a alta de 5,9 pontos em agosto, o ISA-COM chegou a 72,0 pontos, nível ainda muito mais próximo do mínimo histórico, de 59,8 pontos, que da mediana, de 102,8 pontos. Entre os dois indicadores que o compõem, a maior contribuição no mês veio do quesito que mede o grau de satisfação com a Situação Atual dos Negócios, que subiu 7,0 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 74,1 pontos. Apesar da melhora em agosto, a alta do ISA-COM ocorreu pelo retorno à uma situação considerada como sendo “normal” por empresas que antes indicavam insatisfação com a situação presente. A proporção de empresas realmente satisfeitas com a situação dos negócios ou com o nível de demanda continua oscilando próximo aos níveis mínimos históricos.
 
O IE-COM subiu 8,2 pontos em agosto, atingindo 93,0 pontos, o maior desde agosto de 2014 (95,0). Houve alta dos indicadores que medem o grau de otimismo tanto com as Vendas nos 3 meses seguintes quanto com a evolução da Situação dos negócios nos 6 meses seguintes. Ambos avançaram 8,1 pontos no mês. Com a alta em agosto, o IE-COM começa a se aproximar dos níveis medianos históricos (101,9). 
 
A edição de agosto de 2016 coletou informações de 1.208 empresas entre os dias 01 e 23 deste mês.

A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 30 de setembro de 2016.

(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Publicado em: 25/08/2016 08:05:02

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras