Início Notícias Finanças Pessoais Consórcio: é possível comprar o que quiser com a carta de crédito?

Consórcio: é possível comprar o que quiser com a carta de crédito?

0
Homem escrevendo em um papel
0
(0)

Você sabe o que é uma carta de crédito? É um documento financeiro emitido pela administradora de consórcio em favor do participante contemplado no valor definido em contrato.

Ela dá ao portador o direito de adquirir um bem igual ou semelhante àquele que serviu de referência para o consórcio. Geralmente veículos, imóveis ou serviços.

Essa modalidade de crédito é utilizada em consórcios para garantir a segurança da operação. Afinal, o documento é nominal e apenas o participante poderá utilizá-lo.

Outra grande vantagem é que, como a carta de crédito não é o mesmo que dinheiro, não há risco de haver cobrança de taxas ou impostos. O que preserva ao máximo o poder de compra.

Como obter a carta de crédito no consórcio?

Para ter direito a uma carta de crédito, é preciso, primeiro, adquirir a cota de um consórcio. Nesse momento, deve-se definir o objetivo da carta, seu valor e o prazo de pagamento.

Para tomar essa decisão, lembre-se de avaliar a sua renda mensal disponível para o pagamento das parcelas. Isso porque quanto maior a carta de crédito, maior será o desembolso mensal.

Ao longo do período do pagamento dessas parcelas, caso o contrato permita, é possível ajustar o valor da carta de crédito. Contudo, como você viu, ela só é liberada a partir do momento da contemplação, que pode ocorrer por meio de sorteio ou lances.

Mas como isso funciona na prática?

O sorteio é a forma mais comum. Mensalmente, a administradora realiza nas assembleias a escolha de um ou mais consorciados por meio desse procedimento. Quem der a sorte recebe a carta de crédito para usufruir das suas possibilidades.

Em consórcios, a carta de crédito pode ser obtida por meio de sorteio ou lances

Todas as transações, nesse caso, precisam contar com o aval da Câmara Internacional de Comércio (ICC). Para quem não conhece, a ICC é formada por países de vários continentes e facilita o fluxo dos negócios internacionais.

Há ainda a possibilidade de conseguir a carta de crédito por meio de lances. Veja 3 possibilidades para oferecer lances:

1 – livre: qualquer valor pode ser oferecido e quem der o maior lance recebe a carta de crédito;

2 – fixo: o valor a ser oferecido é determinado em contrato;

3 – embutido: é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance.

Quem possui uma reserva financeira e tem pressa em obter a carta de crédito, deve considerar sempre a oferta de lances para antecipar a contemplação.

É possível comprar o que quiser com a carta de crédito?

A carta de crédito é um documento com finalidade exclusiva. Se você participou de um consórcio automotivo, por exemplo, ela deve ser utilizada em negócios que envolvam veículos, ou seja, bens móveis.

Isso também vale para um consórcio imobiliário. Na prática, mesmo com essa limitação, as cartas de crédito apresentam uma boa versatilidade, podendo ser utilizadas de diferentes formas.

Ela deve ser usada no período estipulado em contrato, que varia entre 90 e 180 dias. Esse prazo depende das políticas praticadas pela administradora.

Ficou interessado? Baixe nosso E-book Grátis: Consórcio – Guia completo para adquirir seu bem.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui