Início Notícias Finanças Pessoais Consórcio: conheça 3 modalidades disponíveis no mercado

Consórcio: conheça 3 modalidades disponíveis no mercado

0
consórcio
Entenda quais são os tipos de consórcio que existem e como eles podem permitir que você conquiste as suas metas
0
(0)

Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos. Sua finalidade é de formar uma poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.

A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Entenda quais são os tipos de consórcio que existem

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período.

Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

Características do consórcio

  • parcelamento Integral;
  • diversidade de prazos para pagamentos;
  • poder de compra à vista;
  • possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio;
  • possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
  • oportunidade de formar e ampliar patrimônio;
  • flexibilidade do uso do crédito.

Como funciona o consórcio?

Ao adquirir o consórcio, você se torna parte de um grupo de pessoas reunidas com o objetivo comum de adquirir um bem. Quem adquire um consórcio, é chamado consorciado.

Existem planos para a aquisição parcelada e programada de automóveis, motocicletas, imóveis, caminhões e aviões. Cada participante será identificado através de um número chamado cota.

Contudo, deve-se avaliar se vale a pena ou não entrar em um consórcio. A depender principalmente da situação do comprador e dos seus objetivos.

Para isso, é necessário entender alguns aspectos do funcionamento de um consórcio antes de se decidir. Os principais são:

Regulação

Além da legislação do setor, todo consórcio possui um estatuto para normatizar seu funcionamento, definindo os direitos, deveres e obrigações tanto da administradora quanto dos consorciados.

Sorteio

A principal forma de entrega dos bens em um consórcio acontece por sorteio. Logo, havendo saldo em caixa, a administradora sorteia mensalmente um ou mais consorciados para serem contemplados naquele momento.

Esse processo se repete regularmente até que, ao final do consórcio, todos recebam o seu bem. Por isso, o consorciado pode ter que esperar um longo tempo para ser contemplado.

Contemplação

Na maioria das vezes, a entrega do bem não acontece diretamente e sim através de uma carta de crédito.

Garantido pelo Banco Central, esse documento funciona como um título de crédito com valor equivalente ao total do consórcio, sendo assim utilizado para comprar do bem a vista.

Porém, também é possível vender e negociar a carta de crédito com terceiros.

Leilão

Todos os meses, após a contemplação pelo sorteio, o consórcio organiza uma assembleia, onde os participantes do grupo podem comprar e vender as cartas de crédito recebidas.

A negociação é feita por meio de um leilão. Dessa forma, quem oferecer o maior lance ou adiantar mais parcelas do seu consórcio adquire carta de crédito.

Custos

Não existe incidência de juros em um consórcio. Porém, os consorciados precisam pagar, de forma diluída durante o período de contrato, custos como taxa de administração do consórcio, seguro e fundo de reserva.

Quando somados, esses valores podem representar até 20% a mais no valor do bem.

Inadimplência

Em caso de desistência ou atraso no pagamento, o comprador pode ser retirado do consórcio e perder tudo que investiu.

Nesse caso, ele só poderá reaver seu dinheiro se conseguir vender sua cota para outra pessoa ou quitar todos os pagamentos.

Quais são as modalidades de consórcios?

Os consórcios permitem todo tipo de compra, como:

1 – Bens móveis

Há uma série de bens móveis que podem ser adquiridos via consórcio. Esse é um dos tipos de consórcio mais procurados, principalmente para a aquisição de automóveis e motos. Alguns exemplos dessa categoria são:

  • carros de passeio e utilitários de todas as marcas e modelos, nacionais e importados, novos e usados;
  • motos e motonetas, de todas as marcas e modelos, nacionais e importados, novas e usadas;
  • caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários, além de semirreboques, nacionais e importados, de qualquer marca e modelo;
  • aviões, barcos e embarcações de todos os portes;
  • mobiliário residencial, comercial e industrial de todos os tipos, tais como sofás, camas, guarda-roupas, mesas, cadeiras etc.;
  • eletrodomésticos e eletroeletrônicos diversos para uso residencial, comercial ou industrial, incluindo televisores, computadores, aparelhagem de som, fogões, geladeiras e afins;
  • equipamentos médicos e odontológicos.

Vale ressaltar que o consórcio é uma opção bastante flexível, ou seja, você pode escolher o bem que desejar desde que esteja dentro da mesma categoria contratada.

2 – Bens imóveis

Como o próprio nome sugere, a classificação de bens imóveis se refere àqueles que são estáticos. Isto é, construções, residências e assim por diante. Eles são representados pelas seguintes aquisições:

  • casas e apartamentos de todos os tipos e padrões;
  • salas, lojas e galpões comerciais ou industriais;
  • lotes e terrenos;
  • casa de férias, na praia ou no campo;
  • reforma de imóveis.

Nesse escopo, é oportuno salientar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para pagar parcelas do consórcio ou dar lances, de acordo com as regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF), órgão que cuida das normas relativas ao FGTS.

+ Como usar FGTS para construção e reforma?

3 – Serviços

Muitas vezes, nossos desejos ou necessidades não estão atrelados a um determinado bem móvel ou imóvel, mas podem ser atendidos por algum tipo de serviço, não é mesmo? Nesse caso, existem os grupos de consórcio para serviços.

Por meio deles, o consorciado reúne os recursos necessários a fim de fazer o pagamento de algo que está buscando para si mesmo ou para outra pessoa.

Dessa forma, quando um participante é contemplado em um consórcio de serviços, a carta de crédito é destinada ao pagamento da prestadora. Com isso, inúmeras possibilidades podem ser consideradas.

Se o sonho é fazer uma viagem nacional ou internacional, é possível entrar em um grupo para ter acesso a uma carta de crédito que permitirá a contratação de uma agência de viagens.

Na prática, ao receber a contemplação, garante-se o pagamento de todas as despesas, como passagens, hospedagem, alimentação e passeios no destino.

Consórcio de serviços é uma modalidade versátil

Para se ter ideia da versatilidade desse tipo de consórcio, pode-se realizar o pagamento de despesas como:

  • educação pessoal ou dos filhos — do ensino fundamental à graduação e/ou pós-graduação;
  • festas de formatura e de casamento, entre outros eventos custosos, também podem ser quitadas pelo sistema.

Além disso, a modalidade permite a cobertura de atividades ligadas à saúde e bem-estar, a exemplo de:

  • procedimentos estéticos;
  • cirurgias plásticas;
  • tratamentos odontológicos, como a colocação de aparelhos e próteses dentárias.

É possível contratar serviços residenciais ou empresariais diversos, incluindo:

  • os de decoração;
  • jardinagem;
  • pintura;
  • manutenções etc.

Se preferir, até os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, podem ser viabilizados por meio do consórcio.

Esse consórcio também pode ser usado para a contratação de serviços de marketing, de empresas de telecomunicações e assessorias diversas, como as de comunicação e as financeiras, entre tantas outras. Ou seja, há uma imensa variedade de serviços que podem ser contratados.

Aproveite a visita ao site e leia também sobre consórcio de dinheiro: como funciona?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui