Início Notícias Finanças Pessoais Consórcio Yamaha: confira guia completo para obter sua moto

Consórcio Yamaha: confira guia completo para obter sua moto

6
Motos enfileradas em uma estrada
3.8
(29)

Você já pensou em ter uma moto? Se a resposta foi sim, sabia que o Consórcio Yamaha pode te ajudar a conseguir uma?

Comprar uma moto é o desejo de muitos brasileiros. Isso porque ao usar esse transporte as pessoas diminuem o tempo no trânsito e conseguem chegar mais cedo em casa, por exemplo.

Além de outros motivos e vantagens que uma moto pode proporcionar. Se você se interessou pelo Consórcio Yamaha e quer participar, precisa saber de algumas informações básicas.

Neste artigo, você vai entender como funciona o Consórcio Yamaha, quais são as vantagens e como fazer para participar. Continue a leitura para saber mais! 

O que é e como funciona o Consórcio Yamaha? 

Um consórcio é um grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados.

Ele tem como finalidade propiciar aos consorciados a aquisição de bens duráveis e imóveis por meio de autofinanciamento com taxa diferenciada, acessível e sem juros.

O Consórcio Yamaha Motor é considerado a segunda maior administradora de consórcios de motocicletas do Brasil.

O sistema do consórcio é baseado no conceito de cooperação, que funciona da seguinte forma: as pessoas interessadas em adquirir um bem ou serviço por meio de autofinanciamento colaboram entre si.

Elas contribuem com uma parcela mensal para um grupo criado por uma administradora de consórcio. O valor que é arrecadado mensalmente por todo o grupo fica guardado em uma conta conjunta. E uma vez por mês, o dinheiro é retirado para comprar um ou mais bens.

Depois, é realizado um sorteio para saber quem será a pessoa escolhida para receber o bem. Além disso, uma forma de aumentar as chances de contemplação do consorciado é por meio das ofertas de lance.

Todas as contemplações acontecem durante uma assembleia, com dia e horário marcados e informados aos consorciados pela administradora. Ao ser contemplado, o participante tem o direito de retirar o bem do plano naquele momento.

Porém, ele não deixa de realizar as contribuições mensais que irão complementar o saldo de caixa do grupo e garantir a contemplação dos demais participantes.

Vale ressaltar que as administradoras são fiscalizadas e regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, é o Banco Central que normatiza e fiscaliza o sistema de consórcios do país.

Ao escolher um dos planos do consórcio Yamaha você assina um contrato (Foto: Divulgação)

Quais são as vantagens e garantias do Consórcio Yamaha?

Um ponto importante que você deve verificar antes de contratar o Consórcio Yamaha são as vantagens que ele pode te oferecer. Confira abaixo alguns desses benefícios:

Sem juros

No Consórcio Yamaha os consorciados não pagam juros, o que faz com o que o seu dinheiro renda mais. Essa pode ser uma oportunidade para aqueles que estão querendo adquirir uma moto, mas estão esperando as taxas de juros baixarem.

Facilidade no pagamento

Uma vantagem desse consórcio é que se você estiver fora da cidade ou até mesmo voltando do trabalho e quiser realizar o pagamento da parcela, é só utilizar qualquer casa lotérica em todo o país.

Além disso, para fazer o pagamento não é necessário estar com o boleto em mãos. Basta ter o número do contrato de adesão para quitar a mensalidade.

Liberdade de uso

Os consorciados do Consórcio Yamaha têm liberdade para trocar, transferir ou até mesmo adquirir uma nova cota.

Confira algumas dessas modalidades:

  • Trocar de modelo para um de maior ou de menor valor;
  • Adquirir uma nova cota de um grupo em andamento;
  • Transferir o seu consórcio para um amigo interessado;
  • Consultar a sua cota a qualquer hora pela internet;
  • Ofertar lances a qualquer momento e de qualquer lugar do Brasil.

Isenção de taxa de adesão e tarifa bancária

Esse é mais um benefício do consórcio. Isso porque você não paga taxa de adesão e nem a tarifa bancária. O único pagamento a ser feito é o da mensalidade.

Maiores chances de contemplação

O Consórcio Yamaha tem um plano de 60 meses que aumenta as chances do consorciado de ser contemplado. Por meio do sorteio, lance fixo ou lance livre, é possível antecipar a retirada do bem.

Seguro conjugado

O seguro conjugado garante todo o investimento, em caso de morte ou invalidez permanente do titular, quitado para consorciados já contemplados.

Além de realizar a entrega do bem quitado para aqueles que ainda não tiverem retirado o bem.

Parcelas reduzidas a qualquer momento

É possível, a qualquer momento do plano, reduzir o valor da parcela. Isso acontece por meio da oferta de lances ou antecipando valores do saldo devedor.

Se preferir, você ainda pode optar por reduzir o prazo ou o valor da parcela.

Condições iguais para todos os usuários

A Yamaha garante as mesmas condições a todos na aquisição ou retirada do bem, seja um empresário que quer adquirir um item novo para sua empresa ou uma pessoa física que quer a moto para uso pessoal.

Quais são as características dos planos do consórcio?

Para participar do consórcio é preciso escolher um plano. O ideal é que o futuro consorciado faça a escolha do investimento de acordo com o seu perfil, com parcelas que caibam no seu bolso.

No Consórcio Yamaha existem opções de planos com até 72 meses para pagar. Conheça cada um deles.

Plano Mais Fácil Mega

Considerado um plano tradicional, tem como ponto forte a diversidade de créditos disponíveis e o volume de contemplações mensais.

Sendo assim, o plano tem as seguintes características:

  • Várias opções de crédito;
  • Pagamentos em 60 ou 72 meses;
  • Até 20 contemplações por mês, sendo uma por sorteio, quatro por lance fixo de 25% e até 15 por lance livre;
  • Tem a opção de ofertar lance nas duas modalidades: livre e fixo.

Plano Mais Fácil Master

Este é para quem está em busca de motos de média e alta cilindrada. Além disso, o plano tem duas opções de lance, fazendo com que o cliente tenha mais chances de ser contemplado.

Veja as características:

  • Várias opções de crédito;
  • Pagamento em 60 ou até 72 meses;
  • Até oito contemplações por mês, sendo uma por sorteio, uma por lance fixo de 25% e até seis por lance livre;
  • Tem a opção de ofertar lance nas duas modalidades: livre ou fixo.

Plano Mais Fácil Prime

É considerado ideal para quem busca uma super moto ou um motor de popa, que são motos para embarcações maiores.

Confira algumas características:

  • Várias opções de crédito;
  • Pagamento em 60 ou 72 meses;
  • Tem até oito contemplações: uma por sorteio, uma por lance fixo de 25% e até seis por lance livre;
  • Opção de ofertar lance nas duas modalidades: livre e fixo.

Vale ressaltar que as contemplações previstas serão efetivadas de acordo com a disponibilidade financeira do grupo, seguindo o descrito no contrato de adesão.  

Como fazer para participar do consórcio?

Na hora de participar de um consórcio é comum surgirem algumas dúvidas, como por exemplo, se qualquer pessoa pode participar de um. Ou até mesmo sobre o que é necessário e qual o passo a passo para entrar em um consórcio.

Para começar, só as pessoas com idade superior a 18 anos são permitidas a ter uma cota em consórcio. Aqueles com idade inferior ao permitido precisam da assinatura em conjunto do pai, mãe ou responsável legal.

Além disso, existe um prazo para a formação do grupo do consórcio. A data final é de até 90 dias, após a assinatura do contrato de adesão. Caso não ocorra a formação do grupo, os valores pagos devem ser devolvidos.

Para comprar uma cota do Consórcio Yamaha é necessário entrar no site para se inscrever ou até mesmo ir a uma concessionária autorizada.

Depois, será necessário escolher um dos planos que se encaixam no seu perfil e orçamento. Se você quiser desistir do consórcio, saiba que isso é possível.

O consorciado não contemplado pode formalizar o pedido de desistência do plano a qualquer momento. Sempre respeitando as normas de contrato de adesão.

Quer saber mais detalhes sobre essa modalidade? Baixe o e-book do FinanceOne: Consórcio – Guia Completo para adquirir seu bem.

Como dar lances no consórcio?

Os lances do Consórcio Yamaha poderão ser realizados por meio do sistema Web Atendimento, na concessionária que fechou o contrato ou até mesmo na central de relacionamento.

Porém, o lance deve ser realizado até uma hora antes da assembleia. A oferta do lance pode ser feita por todos os participantes ativos e em dia com os pagamentos.

Vale lembrar ainda que somente o lance vencedor deverá ser pago, tendo um prazo de cinco dias úteis para realizar o pagamento.

Existem dois tipos de lances: o livre e o fixo. Entenda a diferença de cada um deles:

Lance livre: o consorciado pode ofertar quanto quiser, desde que o valor seja no mínimo igual a uma parcela e no máximo limitado ao saldo do grupo;

Lance fixo: este é para os grupos com duração de 60 meses. São realizadas até três contemplações com lance fixo de 20% sobre o valor do bem, baseado no plano vigente da data da assembleia.

E você, pensa em ter uma moto e já cogitou fazer um consórcio? Compartilhe conosco, e com os demais leitores, a sua opinião ou dúvidas sobre o assunto!

Colaboração: Letícia de Jesus

O que achou disso?

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 29

Seja o primeiro a avaliar este post.

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de fazer consórcio sozinho n em grupo se ainda precisa dar lance pra q vou paga parcela não entende essa parte ?
    Pra consórcio seria eu ir pagando e ter minha moto quando termina pode libera creditos q paguei

    • A empresa precisa do grupo para arrecadar o dinheiro para pagar a vista a sua moto e lhe entregar. Se vc está pagando sozinho, como eles irão conseguir o valor total ?

  2. Eu tô pagando essa m**** desse consórcio aí e me tiraram do aplicativo me cobrar parcelas a mais eu estava pagando para depois que você saúde e simplesmente me arrancar os aplicativos sendo mais sem menos achando que eu sou bobo ninguém é bobo tudo tá escrito no contrato pessoa tem que prestar atenção que está sendo feito para entrar pois é raro não aceita que rua entendeu e que fazer uma negociação com eles não aceitaram sair vai dar calma vai dar dor de cabeça mais tarde estou indignado com esse negócio de consórcio tivesse juntando dinheiro na poupança eu tinha comprado minha moto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile