Início Notícias Finanças Pessoais Tem contas em atraso? Saiba como evitar

Tem contas em atraso? Saiba como evitar

0
0
(0)

De acordo com a Pesquisa Datafolha mais recente, divulgada nesta última semana, 45% dos brasileiros possuem contas em atraso.

De forma mais detalhada, desses 45% entrevistados pela pesquisa: 25% possui dívidas de cartão de crédito atrasado; 22% de contas de energia em atraso e 16% de água.

E a lista continua: 11% possuem dívida com aluguel ou prestação de imóvel; 8% com gás; 6% com dívidas de mensalidades escolares ou de faculdade; 6% com a prestação de automóvel ou motocicleta e por último, 5% estão devendo ao plano de saúde.

Ainda de acordo com a pesquisa, a distribuição entre as regiões do Brasil foram de que as taxas mais altas de dívidas estão concentradas respectivamente entre o Norte e Centro-Oeste, seguido de Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

E aliado aos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de que 72,9% das famílias brasileiras possuem alguma dívida trazem à tona de que esses números são ainda mais alarmantes.

Isso porque, ao chegar a marca de 72,9%, esses dados representam um recorde que já havia sido batido na última divulgação no mês de julho. E, conforme a entidade, esse é o maior percentual já registrado desde o ano de 2010.

Caso você esteja endividado ou faça parte de uma família com dívidas, continue com a gente. Nós, do FinanceOne, separamos dicas que podem ajudar você a se livrar das contas em atraso. Confira!

casal sentado no sofá analisando contas em atraso
As contas em atraso podem virar uma bola de neve! Por isso, confira nossas dicas para aliviar o bolso.

1. Realize um planejamento financeiro

Essa é uma dica que pode ajudar muito você a sair das contas em atraso! Afinal, ao ter sob controle todos os seus gastos, fica mais fácil estabelecer quais são as prioridades a serem quitadas.

É muito importante pontuar quais são as dívidas fixas, as contas pontuais e o quanto você gasta com cada uma delas. Através desse planejamento, é possível enxergar se existe um padrão de gastos, o que é supérfluo e pode aguardar.

Nós já mostramos por aqui como montar um planejamento financeiro, incluindo várias dicas de grande utilidade para você que deseja tirar suas contas do atraso.

2. Fique de olho no SPC e no Serasa

De vez em quando, o SPC e principalmente o Serasa realizam feirões ou mutirões para renegociar dívidas com valores muito acessíveis.

Essa é uma dica que não vale para contas em atraso que são básicas, como energia, água ou aluguel. Mas é de muita utilidade para quem está devendo contas como telefone, crediário em lojas de roupas ou dívidas afins.

Por isso, toda vez que você souber de algum feirão semelhante promovido por essas instituições, acesse o site do SPC ou Serasa e verifique se há condições especiais para renegociar aquela dívida.

3. Evite empréstimos para pagar contas em atraso!

Muitas pessoas acham que pegar um empréstimo para pagar as contas em atraso. Contudo, essa situação pode afundar você ainda mais em dívidas.

Existem situações muito específicas em que fazer essa solicitação compensa como dívidas no cartão ou pagamento do cheque especial, em que os valores de juros são bem altos.

Nesse sentido, solicite um empréstimo apenas se for para tirar o seu nome do SPC ou Serasa e caso o pagamento da dívida apresente um valor muito bom com descontos para pagamento à vista.

E, ainda assim, cogite somente essa possibilidade caso os juros do empréstimo sejam baixos e caibam no seu bolso!

Atualmente, existem soluções de empréstimos como o empréstimo com garantia de celular que podem ajudar você que está com contas em atraso mas possui restrição no CPF, por exemplo!

Agora que você já conhece maneiras de sair das contas em atraso, confira 6 dicas para negociar dívidas com o banco!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile