Início Criptomoeda Confira as 16 principais criptomoedas além do Bitcoin que você precisa conhecer

Confira as 16 principais criptomoedas além do Bitcoin que você precisa conhecer

0
Pessoas segurando placas com o símbolo de criptomoedas
3.6
(15)

Você já deve ter escutado algo sobre Bitcoin. Mas você sabia que há mais de 14 mil opções de moedas digitais que circulam na internet?

Muitos desses criptoativos vêm ganhando espaço nas carteiras de investimento nos últimos anos de muitas pessoas em todo o mundo.

Afinal, o mercado de cripto incorpora agora uma variedade muito grande de tokens de utilidade, tokens de segurança, tokens DeFi, tokens de privacidade, tokens de apostas, e muitas outras. O que faz uma carteira de criptomoedas somente com Bitcoin e Ethereum  insuficiente.

Portanto, quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você conhecerá a lista das principais criptomoedas do mercado. Confira!

Bitcoin: você sabe o que pode ser considerado criptomoeda?

Existem diversas criptomoedas no mercado, mas antes de você conhecer algumas delas, precisa saber quando considerar um criptoativo.

Para quem não sabe, as criptomoedas são ativos digitais sem lastro físico que são geradas pela tecnologia blockchain. É ela que realiza o registro das transações e rastreamento dos ativos, considerados tangíveis e intangíveis.

E quais são as características fundamentais de uma criptomoeda? Veja a lista abaixo!

-> Digitais: as criptomoedas não existem fisicamente. Elas são digitais e protegidas por criptografia;

-> Descentralizadas: não são emitidas por governos ou instituições bancárias;

-> Coletivas: novas unidades são produzidas coletivamente por registros de transações pelos mineradores, aqueles que disponibilizam seus processadores para realizar e conferir transações;

-> Segurança: cabe aos mineradores garantir a integridade e o balanço dos registros.

Vale ressaltar que é muito difícil que as criptomoedas sejam clonadas ou falsificadas, o que aumenta a segurança desses criptoativos.

As principais criptomoedas promissoras além do Bitcoin

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar o Bitcoin de fora da lista das criptomoedas mais promissoras para este ano. O Bitcoin continua sendo a criptomoeda mais querida para a maioria das pessoas, por estar sempre sendo comentada na mídia.

Contudo, podemos perceber que 2021 foi um ano muito bom para o Bitcoin e com certeza podemos esperar o mesmo para 2022.

1 – Litecoin (LTC)

Antes de mais nada, a Litecoin é uma moeda forte e estável e acabou se tornando uma melhor opção quando se pensa em adquirir uma outra moeda (altcoins), por ser comprada com uma taxa muito inferior à cobrada pelo Bitcoin.

2 – Ethereum (ETH)

Continuando a nossa lista, o Ethereum não podia ficar de fora. Apesar da grande diferença de valor e market cap em relação ao Bitcoin, a moeda digital vem se beneficiando principalmente do mesmo interesse por criptomoedas como diversificação da carteira.

Sendo assim, o grande diferencial do Ethereum é que, ao contrário do Bitcoin, seu desenvolvimento foi feito inicialmente para funcionar como um ativo do mercado financeiro.

Através da plataforma oficial Ether, os investidores podem negociar contratos inteligentes de Ethereum, que são auto executáveis por meio de protocolos digitais e irreversíveis.

Por fim, o usuário tem acesso a instrumentos financeiros em Ethereum como empréstimos e seguros, que utilizam a mesma tecnologia blockchain para evitar fraudes.

3 Binance Coin (BNB)

O Binance Coin (BNB) surgiu no ano de 2017, por conta da Binance, uma das corretoras de criptomoedas de mais relevância no cenário internacional.

Sendo assim, a intenção de sua criação é que ela fosse uma criptomoeda para ser utilizada dentro da Binance. Logo, serviria para transações como de câmbio, taxa de cotação e outras cobranças afins.

Vale dizer também que o Binance Coin possui uma capitalização de US$77,5 bilhões, somando um valor aproximado de US$505 por unidade.

4 Monero (XMR)

Essa criptomoeda é famosa pela garantia de anonimato, motivo pelo qual vem sendo muito utilizada nos mercados da darknet. Entretanto, seu uso é um pouco limitado nos demais mercados.

Dessa forma, essa moeda digital lançada em 2014 tem por objetivo ser um sistema monetário fungível e não rastreável. Tem parâmetros adaptáveis e é resistente à análise da Blockchain.

Existem diversas criptomoedas digitais para começar a investir e ganhar dinheiro

5 – Ripple (XRP)

O Ripple é a criptomoeda utilizada pela plataforma de pagamentos que leva o mesmo nome. Pois é! Sua particularidade é que ele permite a transferência de dinheiro em qualquer forma, seja em criptomoedas ou moedas nacionais.

Através de uma rede descentralizada de mediadores, o Ripple atua mais ou menos como um “banco universal” que converte valores em diferentes moedas.

Nesse sentido, o XRP não costuma funcionar tanto como uma moeda de troca, mas sim como uma referência para as transações que ocorrem na plataforma Ripple.

6 – Nano (XNO)

A Nano é outro projeto baseado em DAG que pretende resolver os problemas citados acima. Tem transações instantâneas escaláveis e com taxa zero. 

Conforme sua comunidade, ela é a que mais se aproxima da moeda idealizada por Satoshi Sakamoto, o desconhecido criador do Bitcoin.  Portanto, é uma candidata para valorizar muito nos próximos anos.

7 – Solana (SOL)

A Solana é bastante conhecida como uma “Ethereum killer”. Essa nomenclatura diz respeito a um grupo de criptomoedas que surgiram com a intenção e o potencial de balançar a liderança da Ethereum.

Mostrando que essa meta não é impossível de ser alcançada, Solana teve uma alta registrada de 11.179,5% em 2021. Isso porque a moeda possui a capacidade de manter taxas mais baixas em maior segurança, de forma que faça com seja uma das mais fortes nesse grupo que pretende mexer com a soberania da Ethereum.

8 Polkadot (DOT)

O Polkadot é um protocolo open-source de compartilhamento multichain, que, em outras palavras, significa que é capaz de processar várias transações em diversas cadeias paralelas (parachains).

Dentre as parachains que ele é capaz de operar estão redes públicas, privadas, oráculos e até mesmo futuras tecnologias. Assim como a Solana, também configura-se como uma “Ethereum killer”.

9 IOTA (MIOTA)

IOTA, amada por uns e odiada por outros. Ela é uma criptomoeda que tem a possibilidade de ser implementada em dispositivos eletrônicos. A qualquer momento a IOTA pode ser adotada por uma grande empresa e esse fator levaria o seu valor às alturas.

10 – Neo (NEO)

A NEO é um projeto que utiliza como base a tecnologia Blockchain. Recentemente, a NEO que antes era chamada de AntShares, organizou uma conferência para anunciar grandes mudanças na sua plataforma e otimizações no seu sistema operacional, o que gerou uma grande alta nos seus preços.

11 – Axie Infinity (AXS)

Uma das criptomoedas que mais fez sucesso durante o ano de 2021 e promete manter a reputação em 2022 é a Axie Infinity. Por estar associado a um jogo e a um tipo de metaverso, essa criptomoeda continuará a fazer sucesso neste ano.

12 Decentraland (MANA)

Outra criptomoeda promissora para investir agora em 2022 é a MANA. Esse é um token que também possui um projeto de metaverso e vem conquistando cada vez mais pessoas curiosas nessa nova possibilidade de futuro.

13 Uniswap (UNI)

Protocolo fundado em 2018, o Uniswap lançou o UNI, seu token de governança, somente 2 anos depois, por meio de uma distribuição (airdrop).

Por isso, ainda que a grande concorrência no mercado exista, a Uniswap já atingiu mais de 10% de valorização nos últimos meses, o que comprova o fato de ser uma das criptomoedas promissoras do momento.

14 – Cardano (ADA)

2021 fez com que a Cardano se valorizasse em mais de 600%. Diante disso, ele é mais uma criptomoeda que precisa ser observada de perto.

Criada em 2017, essa cripto tem como missão garantir que todos os proprietários participem da operação de rede. Sendo assim, todos que possuem posse do Cardano têm direito de voto em qualquer mudança que o software possa vir a ter.

O mecanismo de sua blockchain é o proof-of-stake e, por isso, faz bastante sucesso mundo afora, uma vez que consome bem menos energia que o proof-of-work (utilizado pelo Bitcoin).

15 Avalanche (AVAX)

A Avalanche é a primeira rede de smart contracts que oferece uma operação de transação extremamente rápida (menos de um segundo).

Por fim, sua mainnet foi lançada em 2020 e seu token nativo, o AVAX, executa diferentes tarefas dentro da plataforma 一 além de também funcionar como um sistema de recompensas e pagamentos para os usuários.

16 – Tether (USDT)

Tem medo da instabilidade do mercado de ativos? Pois bem, a Tether surge com uma proposta amigável, pois é uma stablecoin, ou seja, uma moeda de valor mais estável.

Para isso, tem um valor atrelado a uma moeda física que, nesse caso, é o dólar americano. Em 2021, esteve em evidência no radar dos investidores, sendo apontada com o terceiro lugar das maiores criptomoedas do mundo.

Outro benefício da Tether é que por ser associada a uma moeda física, é que o sistema de conversão é mais facilitado que o das outras.

Ficou interessado em investir? Descubra como escolher uma exchange para compra de moedas digitais

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 15

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui