Início Criptomoeda Criptomoedas promissoras para 2021: conheça a Dogecoin

Criptomoedas promissoras para 2021: conheça a Dogecoin

0
diversas criptomoedas em cima de um celular e no fundo da imagem uma televisão
4.4
(20)

O ano está quase na metade e você já deve estar ciente das criptomoedas promissoras para 2021. E uma delas é a moeda digital Dogecoin, você já escutou falar nela e sabe como funciona?

Para quem não sabe, além da Dogecoin ser uma das criptomoedas promissoras, ela também possui código-fonte aberto. Mas o que isso significa? Que qualquer programador consegue acessar a criptomoeda de forma gratuita.

Além disso, a Dogecoin é uma moeda digital descentralizada, o que permite que o blockchain esteja disponível em vários computadores. E o funcionamento acontece ponto-a-ponto, sem envolver um servidor ou uma autoridade central.

Quer saber mais sobre a Dogecoin, que é um das criptomoedas promissoras para este ano? Continue lendo este artigo para saber tudo sobre a Dogecoin.

O que é e como foi criada a Dogecoin?

Você já imaginou que uma criptomoeda pode ser baseada em um meme? Pois foi o que aconteceu com a Dogecoin (DOGE), que foi inspirada no meme  “doge” e tem como logotipo um Shiba Inu.

Foi criada por Billy Markus de Portland, Oregon e Jackson Palmer de Sydney, Austrália, sendo um fork do Litecoin que aconteceu em dezembro de 2013. E por que ela surgiu de um meme?

Simples, os criadores de uma das criptomoedas promissoras para este ano a imaginaram como algo divertido, que fosse totalmente descontraída. Isso porque, na teoria , ela teria um maior apelo.

A Dogecoin é uma das criptomoedas promissoras para 2021

O que acabaria alcançando um público além do Bitcoin, que foi baseado em um meme de cachorro.  

Uma curiosidade é que o CEO da Tesla Elon Musk postou alguns tweets na mídia social dizendo que Dogecoin seria sua moeda favorita.

Vale ressaltar que um dos objetivos da Dogecoin é facilitar o acesso à tecnologia das moedas digitais e criar um ativo que possuísse um valor acessível a todos. Além de funcionar como uma criptomoeda passível de ser comercializada em corretoras e usada para fins de investimentos.

Como funciona a Dogecoin?

Já que a Dogecoin é uma criptomoeda de código-fonte aberto, ela também se torna uma rede descentralizada e de ponto a ponto. Por isso, não existe a necessidade de um servidor central regulamentando o seu funcionamento.

Para você entender melhor, ela funciona com o protocolo de consenso Proof of Worf (PoW), o que significa prova de trabalho. Esse é o mesmo usado pelo Bitcoin.

Mas, o que isso significa? Que a inserção de novos tokens da Dogecoin no mercado ocorre através da mineração. Neste processo, os operadores da rede validam as transações que ocorrem dentro do blockchain e são recompensados por este trabalho, nesse caso, com unidades do token Dogecoin.

E uma boa notícia ainda estar por vir. Pelo fato de não ter um limite de moedas que podem ficar em circulação no mercado, são grandes as chances da Dogecoin não aumentar de forma considerável o seu preço no decorrer dos anos. 

+ Quais criptomoedas devem valorizar durante o ano de 2021?

Esse aumento é bem comum em outras moedas digitais. Todavia, a sua comunidade de utilizadores bem ativa e engajada acaba por contribuir de outras maneiras para a sua valorização – por exemplo: com o grande volume de operações.

Qual é a vantagem da Dogecoin, uma criptomoeda promissora?

Como você já pôde ver, a Dogecoin tem diversas vantagens e é vista com bons olhos pelos principais especialistas do mercado. Por exemplo, sua velocidade de transação é muito alta.

Tem também o fato do custo envolvido no processo de transação da Dogecoin ser bem menor que o do Bitcoin e de outras criptomoedas.

+ Shiba inu: vale a pena investir?

Diferenças da Dogecoin para o Bitcoin

É bem comum logo quando surge uma nova criptomoeda, que você ainda não conhece, querer comparar com a principal – que, neste caso, é o Bitcoin. E isso é bem normal mesmo.

Por isso, confira algumas diferenças rápidas abaixo, que vão poder ajudar na sua comparação:

  • Escassez e circulação no mercado
  • Preço de mercado
  • Taxa e velocidade de transação
  • Modificações e melhorias na blockchain

Além disso, tem ainda toda a questão em cima do seu contexto de criação e como surgiu, que difere um pouco as duas. 

Quais são os riscos de investir em Dogecoin?

Quem quer investir em Dogecoin precisa saber quais riscos está correndo. Para começar, esse criptoativo tem um código-fonte aberto e, consequentemente, pouco complexo. Além disso, os tokens são ilimitados, o que acaba tornando-a inflacionária e mais difícil de cravar um valor justo.

Isso porque, ao contrário do Bitcoin, que tem um número de moedas limitadas no mercado, o Dogecoin pode ser minerado de forma infinita. Por conta disso, a cotação permite ataques especulativos e torna o valor altamente volátil.

E de acordo com o site Bitinfocharts, a concentração da criptomoeda está entre os 10 usuários mais ricos em Dogecoin. Eles detêm de 45% do total da moeda em circulação. Enquanto o Bitcoin, os 100 mais ricos têm apenas 6% do bolo.

E essa é uma vulnerabilidade básica para a especulação, pois uma venda considerável de algum dos grandes detentores pode levar a cotação ter uma queda e fazer o aporte inicial do pequeno investidor virar pó. E, por isso, as menções ao papel de alguém como Elon Musk não são triviais.

Gostou desse conteúdo? Ele te ajudou a conhecer mais sobre essa moeda? Então não deixe de conferir como está a cotação da Dogecoin hoje com a calculadora do FinanceOne.

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 20

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui