Quarentena: confira 7 cursos de educação financeira online

Escrito por: Tamires Silva em 26 de março de 2020

1. Gestão Financeira – Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece nesta quarentena um curso online de gestão financeira voltado para empresas. São apenas três horas de duração e o prazo para conclusão é de 15 dias.

São quatro módulos de aprendizados com os temas: importância da gestão financeira; fluxo de caixa; controlando o giro de caixa; e controle e análise de estoques. O curso tem certificado digital com verificação de autenticidade, 100% gratuito.

Carga horária: três horas
Disponibilidade: 15 dias
Custo: gratuito
Certificado: sim

2. Bolsa blindada – técnicas de economia pessoal – EduK

Esse curso é fruto de uma parceria entre Patricia Lages, do best seller “Bolsa Blindada”, e a eduK, plataforma online que oferece aulas sobre vários assuntos.

Totalmente gratuito e focado em finanças pessoais, aborda, noções de economia básica, planilha de orçamento, dívidas e uso consciente. São três módulos, cada um com três aulas de cerca de 50 minutos e uma proposta de atividade.

Carga horária: sete horas
Custo: gratuito
Certificado: não

3. Educação Financeira para Jovens – CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) possui um portal com diversos cursos voltados para a Educação Financeira. Neste, o conteúdo é voltado para o público jovem, visando estimular a reflexão sobre a importância do assunto.

Entre os assuntos abordados estão: consumo consciente e equilíbrio financeiro; orçamento como instrumento para a vida financeira; diferenças e relações entre poupar e investir.

O curso também fala sobre planejamento financeiro a curto e médio prazo; causas do endividamento e alternativas para sair desta condição; e cultura da poupança.

Carga horária: não informado
Custo: gratuito
Certificado: não

4. Gestão de Finanças Pessoais – Escola Virtual Gov

Esse curso foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

As aulas apresentam conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimulam a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica.

“Por meio de vídeos animados, o curso conta a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar seus gastos!”

Carga horária: 20 horas
Disponibilidade: 30 dias
Custo: gratuito
Certificado: sim

Avaliar a liquidez do investimento é importante para saber o prazo que poderá resgatar os lucros
Cursos oferecem noções sobre educação financeira online

5. Me Poupe! Invista com Nathalia Arcuri – EVG

Certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso em parceria com a jornalista e especialista em finanças Nathalia Arcuri aborda assuntos de investimentos e dívidas. São 20 horas de aulas totalmente online e gratuitas.

O conteúdo aborda organização financeira; mitos e verdades sobre casa própria; e investimentos. As dicas sobre educação financeira são apresentadas de um jeito simples, com vídeos divertidos e dinâmicos.

Carga horária: 20 horas
Disponibilidade: 30 dias
Custo: gratuito
Certificado: sim

6. Finanças Pessoais – Fundação Bradesco

O curso da Fundação Bradesco vai te ajudar a administrar melhor suas finanças pessoais, mostrando como construir e administrar o orçamento pessoal e/ou familiar e como estabelecer um planejamento financeiro para definir objetivos e conquistá-los.

A estrutura abrange oito módulos com várias aulas com temas que vão desde a introdução com noções básicas, até noções de crédito. Não há pré-requisitos para realizar o curso, mas a idade mínima indicada é 15 anos.

Carga horária: 7 horas
Disponibilidade: 30 dias
Custo: gratuito
Certificado: sim

7. Educação financeira – Senai

Mais um curso sobre finanças pessoais é o do Senai, 100% online e gratuito, para com possui 14 anos ou mais.

As aulas vão ensinar a controlar as suas finanças, planejando o orçamento e fazendo investimentos em situações imprevistas e nas eventuais crises econômica.

A duração é de 20 dias a partir da data de inscrição e a carga horária total é de 14 horas. Os módulos abrangem conhecimentos sobre perfil financeiro; importância da educação financeira; planejamento e finanças pessoais; direitos do consumidor endividado; investimentos; e outros.

Carga horária: 14 horas
Disponibilidade: 20 dias
Custo: gratuito
Certificado: sim

Continue lendo:

Tamires Silva

Jornalista atuando como repórter e produtora de conteúdo. Produz conteúdo para internet desde 2015.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
Saque do PIS/Pasep
fgts
render seu dinheiro
Como sacar o FGTS