Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Dia do Consumidor 2019: dicas para garantir os melhores preços

Escrito por: Priscila Gomes em 12 de março de 2019

Fazer compras é uma das coisas mais prazerosas que se pode fazer com o dinheiro e não importa: seja na internet ou presencialmente, conseguir descontos é excelente.

Ainda mais em datas comemorativas, promoções especiais são criadas com o objetivo de atrair a atenção dos clientes.

Mas é preciso ter cuidado para encontrar as verdadeiras promoções e não aquelas que são “metade do dobro”.

Por isso, para ajudar você a garantir os melhores preços neste Dia do Consumidor 2019, separamos algumas dicas valiosas para suas compras.

Dia do Consumidor 2019: dicas para garantir os melhores preços

Dia do Consumidor 2019: como conseguir descontos

O Dia do Consumidor 2019 é comemorado no dia 15 de março. A data começou a ser lembrada mundialmente a partir de 1983, sendo criada nos Estados Unidos da América (EUA) em 1962 pelo então presidente John Kennedy.

No Brasil, apesar de a data ainda ser pouco conhecida, nos últimos anos grandes lojas têm aproveitado a comemoração para trazer ofertas de saldão, transformando o dia em uma espécie de Black Friday.

Isso pode ser uma grande oportunidade para conseguir descontos nos presentes do Dia das Mães e até mesmo para a Páscoa.

Algumas técnicas podem ser utilizadas para que o consumidor, de fato, consiga garantir os melhores preços neste período de promoções.

Por isso, antes de qualquer coisa, é interessante lembrar que é preciso ter muita atenção com os golpes na internet e em lojas físicas. Confira mais dicas a seguir.

Dica #1: compare os preços

A comparação de preços – seja em lojas físicas ou na internet – pode fazer a diferença no bolso do consumidor. Caso prefira fazer compras online, acesse as plataformas que reúnem os sites com melhores preços e condições de pagamento.

De maneira descomplicada, eles oferecem filtros por categoria e listam as lojas nas quais o produto desejado sai mais em conta.

Nos casos de compras presenciais, a boa e velha pesquisa de loja em loja é ainda o melhor método.

O motivo disso é que os preços na internet são diferentes e as possibilidades de conseguir descontos podem ser até maiores devido às negociações com o gerente.

Dica #2: evite compras por impulso

Esta regra serve desde para compras de supermercado até para aquisição de eletrônicos.

Para não fazer compras por impulso, prefira fazer sempre uma lista de itens que precisa adquirir. No mercado, por exemplo, não vá com fome e siga a lista.

Para compras online, encontre o produto que precisa, coloque no carrinho de compras e espere ao menos 24 horas para fechar o negócio.

Dessa forma, é provável que perceba que não precisa dos produtos antes de finalizar o pagamento. Foque nos gastos essenciais para que consiga manter seu planejamento financeiro em dia.

Dica #3: use cupons de desconto

Tem gente para tudo! Há os que são loucos por datas comemorativas e os que preferem ficar longe do tumulto nas lojas, os que não ligam muito para descontos e os que fazem de tudo para encontrar formas de economizar.

Para este último grupo, a pesquisa por cupons de desconto é comum.

Seja nos aplicativos de transporte ou para garantir os melhores valores em grandes lojas, os cupons de desconto são uma maneira fácil de economizar.

Dia do Consumidor 2019: dicas para garantir os melhores preços

Dica #4: comece a negociar

Em grandes sites não é possível negociar, mas pessoalmente e em lojas pequenas online a negociação pode ser posta em prática.

Caso faça compras pelo Mercado Livre, por exemplo, a alternativa de mandar perguntas ao vendedor pode ser utilizada com este intuito.

Para lojas pequenas que utilizam as redes sociais, o contato pode ser feito pelo direct do Instagram ou por mensagem no Facebook.

Informações de preços dos concorrentes podem ser essenciais para que consiga sucesso na negociação. No caso de compras presenciais, o contato direto com o vendedor é o mais comum e pode funcionar.

Dica #5: a forma de pagamento pode garantir descontos

Normalmente as lojas dão grandes descontos no pagamento para quem paga à vista no boleto ou por meio de transferência bancária.

Além disso, nas compras pela internet, quando for finalizar a compra, considere o custo do frete no valor final para garantir a economia.

Atenção: caso tenha conseguido um cupom de desconto, não esqueça de inserir antes da finalização do pedido.

Como fazer compras seguras no Dia do Consumidor 2019

Se seu objetivo é comprar tudo online, é preciso atenção para que se faça uma compra segura.

Veja abaixo algumas sugestões:

– Prefira sites com boa reputação;

– Cuidado com preços muito abaixo do mercado;

– Verifique o sistema de segurança do site;

– Analise o CNPJ da loja;

– Só compre em redes sociais se já conhecer a marca;

– Se perceber algo estranho, entre em contato com órgãos de defesa do consumidor.

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Compras parcelas podem tornar a renda mensal comprometida
SPC e Serasa
PIS/PASEP
tarifas bancárias
renegociar a dívida