Início Notícias Confira 6 dicas para economizar na viagem de fim de ano

Confira 6 dicas para economizar na viagem de fim de ano

0
Fileira com cinco malas com uma mocihila em cima de cada uma
0
(0)

Você piscou e 2021 já está quase acabando. E todo mundo adora viajar no fim do ano, não é mesmo? Com das medidas restritivas no pós-pandemia, muitas pessoas estão procurando destinos para passar o fim de ano. Você sabe como economizar na viagem?

Para evitar transtornos é importante ter foco e planejamento. Além disso, fazer uma adequação do roteiro às suas condições financeiras atuais é a melhor forma de conseguir economizar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você economizar na viagem de fim de ano. Confira a seguir:

1. Compre as passagens com antecedência

A nossa primeira dica é: adquira as passagens aéreas com pelo menos seis meses ou, no mínimo, três.

Isso porque a diferença entre os bilhetes pode chegar a 80% em alguns casos, pois quanto mais cheio estiver o avião, mais caros serão os últimos lugares.

O dia e o horário também influenciam bastante no preço. Por isso, faça uma breve pesquisa do valor das passagens nos dias de semana e aos sábados e domingos.

Os voos noturnos, por exemplo, chegam a custar 110% a mais do que os realizados pela manhã.

+ Passagens aéreas promocionais na quarentena: como evitar golpes?

2. Considere os prós e contras de cada transporte

A depender do destino, ir de ônibus pode ser mais vantajoso e econômico do que de avião. Aluguéis de carros também podem valer mais a pena para viagens em grupo, por exemplo.

Mas se o plano for ir para um destino longe e há necessidade de voar, então aproveite as plataformas de comparação de preços e passagens mais baratas.

Se você participa de algum programa de pontos ou milhas, confira se há opções de descontos em passagens aéreas.

+ 4 sites para comprar passagens aéreas mais baratas

Confira dicas de como economizar na viagem do fim de ano

3. Dê preferência para as hospedagens mais baratas

Algumas hospedagens cobram mais caro, pois oferecem café da manhã. Neste caso, uma boa alternativa é você fazer uma compra, de acordo com os dias da viagem, e preparar o seu próprio café.

Outra dica é pesquisar preços em sites como Hotel Urbano. Lá você consegue limitar o valor a pagar e encontra até hostels por um valor bem baixo!

Além disso, você já pensou em alugar um apartamento ou casa de alguém?

Essa pode ser uma maneira de economizar na viagem, já que você terá um espaço para cozinhar. Essa opção você pode encontrar pelo site Airbnb.

4. Procure pelas atrações gratuitas

Que tal apostar nas atrações gratuitas? Elas existem e são muitas! Por isso, comece o roteiro da sua viagem listando os passeios, eventos e atividades gratuitas.

Em seguida, você pode incluir as atrações pagas na lista e procurar se elas têm dias com horários gratuitos. É o caso, por exemplo, de alguns museus e centros culturais.

Isso ajuda a colocar primeiro no roteiro o que realmente é econômico e, só depois, preencher com as atividades não gratuitas.

+ 20 dicas financeiras para planejar as férias de fim de ano

5. Anote todos os gastos

Por fim, nossa última dica é: controle o orçamento anotando tudo que você vai gastar ao longo da viagem. Isso inclui até os passeios e refeições de última hora.

Seja pelo celular, seja de forma manual, mantenha tudo por escrito do quanto está gastando. Além disso, as anotações também podem ajudar na hora de tomar decisões.

Se você conseguiu economizar além do necessário e sobrou um dinheiro, por exemplo, pode se presentear no final da viagem com algum mimo que você queira.

6. Diversifique nas refeições

Ser felexível ou diversificar nas refeições costuma ajudar bastante quem viaja no final de ano. Afinal, você quer mais é curtir e descansar, certo?

Por isso, sempre que puder tente evitar os restaurantes próximos de atrações turísticas. Caso contrário, a despesa será grande. É possível curtir as atrações e realizar refeições mais baratas, sem deixar de aproveitar a culinária local.

Além disso, nunca se esqueça de levar lanches e fazer refeições próprias. Evitar de comer sempre que der fome na rua ajuda a economizar. Que tal preparar o seu sanduíche antes de sair para o passeio e levar na bolsa?

Gostou das nossas dicas? Acha que elas podem auxiliar outras pessoas? Então compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude outras pessoas a economizarem na viagem.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui