Início Notícias Investimentos 3 dicas para turbinar sua reserva de emergência

3 dicas para turbinar sua reserva de emergência

0
mão masculina segura notas de dinheiro
0
(0)

Quem nunca teve uma emergência na vida e precisou tirar dinheiro de onde não tinha para poder enfrentar o problema? Isso é um tipo de evento que não avisa quando vai acontecer, por isso, se planejar e ter uma reserva de emergência é fundamental para qualquer pessoa.

Por este motivo, a reserva financeira deve ser considerada um investimento. Mas não é o tipo que te ajuda a aumentar o seu patrimônio e ter uma alta rentabilidade, mas sim o que vai te possibilitar a manter as finanças em ordem quando acontecer um imprevisto.

E com a taxa Selic baixa, apesar de recentemente o seu percentual ter começado a subir, o dinheiro da reserva de emergência não tem tido rendimentos expressivos. E para a preocupação de muitos investidores brasileiros, ela chegou a perder para a inflação nos últimos meses.

Mas será que é possível minimizar o dinheiro perdido nos últimos meses e turbinar a sua reserva de emergência? A resposta é sim, para isso é preciso seguir algumas dicas para que você aumente o seu dinheiro e possa usá-lo em uma emergência.

+ Descubra o investimento ideal para cada tipo de meta

E é claro que como qualquer investimento, antes de tomar qualquer decisão você precisa realizar uma pesquisa para entender encontrar uma aplicação que seja ideal para a sua reserva de emergência.

3 dicas para aumentar a sua reserva de emergência 

Quer saber como você pode aumentar a sua reserva de emergência? O FinanceOne separou algumas dicas para te ajudar!

1) Tire seu dinheiro da poupança agora mesmo

A primeira coisa que você deve fazer é procurar por aplicações que tenham um bom rendimento e uma liquidez imediata. Este último é importante para que você possa retirar o dinheiro, no momento que quiser, sem ter prejuízos.

E se você é o tipo de pessoa que usa a poupança para fazer o seu dinheiro render, comece a pensar em retirá-lo e colocar em outra aplicação que seja mais interessante para você. 

É possível fazer a sua reserva de emergência render ao aplicá-la no local correto

Muitos gostam da poupança pelo fato dela ser isenta do Imposto de Renda, porém ela rende apenas 70% do CDI. O que com a Selic a 4,25%, atualmente, representa mais ou menos 2,98% ao ano. Para cada R$100 aplicados, seu rendimento será de R$2,98 ao ano.

2) Opte por investimentos com alta liquidez

Atualmente, o que não falta é opção de investimentos no mercado e de instituições financeiras oferecendo boas opções. Com isso, você vai poder escolher aquele que mais te agrada.

E, neste cenário, opte por investimentos melhores com alta liquidez. Você sabia que, por exemplo, já é possível encontrar aplicações que pagam mais de 100% do CDI e com liquidez diária?

+ Qual o melhor investimento para reserva de emergência?

O fato do mercado estar recheado de opções é ótimo para o investidor iniciante. Para quem não sabe, o CDB é aquele título de dívida emitido pelos bancos: para ilustrar, é como se você emprestasse ao banco e ele pagasse juros por este empréstimo.

O PagBank e o PicPay aparecem como boas opções para esses tipos de investimentos.

3) Divida a reserva de emergência

Outra dica é fatiar a sua reserva de emergência para que o seu dinheiro possa se diversificar. Dessa forma, ele fica guardado em aplicações com prazos diferentes. Isso ajuda a conquistar diferentes remunerações, algumas até satisfatórias.

Até porque, de acordo com a regra da Renda Fixa, quanto mais tempo o dinheiro ficar parado, mais ele renderá.

+ 6 investimentos seguros e que rendem mais que a poupança

Dessa forma, divide a sua reserva de emergência entre: Tesouro Selic, CDB, contas de bancos digitais que rendem mais de 100% do CDI – além de outras opções, além dessas.

Além disso, o prazo de três meses na reserva para investimentos de liquidez garantem ótimos retornos e a possibilidade de saque do dinheiro. Além disso, sem grandes perdas financeiras.

Essas dicas te ajudaram? Então continue lendo e saiba como montar uma reserva de emergência em meio à crise.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui