InícioEbooksGuia do investidor iniciante

Guia do investidor iniciante

Tempo de leitura: 14 minutos
()

Você é um investidor iniciante e não sabe por onde começar? Quer despertar isso em você, mas investindo da maneira certa? Tem receio de investir seu dinheiro em algo pois pode não gerar um bom retorno?

Esse ebook é para você, investidor iniciante!

Se você não é da área financeira e, principalmente, se é ‘de Humanas’ ou ainda, não consegue compreender como o mercado financeiro funciona, deve chegar a tremer de pavor quando ouve a palavra investimento.

Parece coisa séria (e é mesmo!). Mas não é todo esse bicho de sete cabeças que aparenta.

Preparamos um guia completo, com linguagem simples e sobretudo objetiva, onde você vai encontrar tudo que precisa para dar o start na transformação da sua vida financeira.

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO EBOOK DO INVESTIDOR INICIANTE

Sabemos que investir requer cuidado, às vezes ousadia, mas acima de tudo, requer conhecimento. Antes de mais nada, você precisa entender esse mercado.

Saber como funciona cada investimento, como ele pode ser usado a seu favor e os termos que todo investidor precisa dominar.

Depois que entender o cenário financeiro, você precisa de um caminho por onde começar. É aí que você vai ganhar segurança para escolher o melhor investimento para você!

Nesse e-book, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre:

Por que investir
Termos que você precisa saber
Inflação
IPCA
Selic
CDI
Renda Fixa
CDB
LCI / LCA
Debêntures
Tesouro Direto
Letras de Câmbio
Fundos de Investimento
Renda Variável
Bolsa de Valores
Ações
Perfil de Investidor
Erros do Investidor Iniciante (o que NÃO fazer)
Dicas de leitura (5 Livros para Investidores Iniciantes)

Está pronto para se tornar um investidor de sucesso? Então baixe agora o ebook gratuito do FinanceOne e fique por dentro do assunto.

Esse é o momento para você iniciar seus investimentos de forma segura, entretanto, depende de você iniciar esse caminho.

Se preferir, leia na íntegra aqui:

Introdução

Se você não é da área financeira e, principalmente, se é “de Humanas”, deve chegar a
tremer de pavor quando ouve a palavra INVESTIMENTO. Parece coisa séria (e é mesmo). Mas não é todo esse bicho de sete cabeças que aparenta.

A grande verdade é que todo mundo deveria investir pelo menos uma parte do seu
dinheiro. É assim que pessoas no mundo todo fazem seus ganhos renderem, se multiplicarem e, como dizem os financeiros, fazem “o dinheiro trabalhar para você”. Pensando a curto, médio ou longo prazo, você pode ter retornos consideráveis se souber aproveitar as chances do mercado e se dedicar a aumentar sua rentabilidade.

Esse e-book é para você, investidor iniciante!
Preparamos um guia completo, com linguagem simples e objetiva, onde você vai encontrar tudo que precisa para dar o start na transformação da sua vida financeira. Está pronto para se tornar um investidor de sucesso?

Por que investir seu dinheiro

O cenário é o seguinte: você trabalha todos os dias, paga suas contas, vive sua vida, e o dinheiro que sobra, quando sobra, você guarda. Nesse contexto, se você desejar aumentar sua renda, tendo apenas a rentabilidade ligada ao trabalho, o que você vai precisar fazer para ganhar mais dinheiro? A resposta lógica seria trabalhar mais. Mas não precisa ser, se você despertar seu lado investidor.

Investir significa colocar seu dinheiro para trabalhar para você. É uma forma de fazer dinheiro diferente do tradicional trabalho. E poucas pessoas entendem isso. Acredite, a maioria das pessoas não investe!

O que você garante ao investir?

Tranquilidade financeira
Realização de sonhos
Aumento do patrimônio
Garantia de renda no futuro
Poupar = (Acumular valores)
Investir = (Multiplicar o dinheiro acumulado)

Educação Financeira

Pesquisas mostram que 90% das pessoas que tentam começar a investir falham. Sabe por que? Porque a maioria começa a investir sem antes adquirir conhecimento sobre o assunto. Falamos no início desse e-book que não é um bicho de sete cabeças. Mas requer cuidados e o que chamam de Educação Financeira.

É importante você ter um Planejamento bem estruturado e entender seu perfil de investidor. Vamos explicar esse segundo ponto mais para frente, mas o que você já precisa entender é: para investir, você precisa poupar, e isso requer economia, mudanças de hábitos, controle financeiro e bastante foco e disciplina. Se você chegou até aqui, é sinal de que está em busca de aprender mais do mercado de investimentos.

O conhecimento básico necessário para você começar está nas próximas páginas.
Vamos começar?

Termos que você precisa saber

Com certeza você já ouviu falar sobre os termos que vai ver aqui (ou pelo menos um deles).
Mas se é iniciante, deve ter certa dificuldade para entender a fundo o que significam e o quanto eles podem influenciar nos seus rendimentos.

Falaremos de quatro índices importantes cujo funcionamento você precisa dominar.
INFLAÇÃO, IPCA, SELIC e CDI.

Inflação
Basicamente, é o aumento dos preços. E isso influencia completamente no resultado das suas
economias e investimentos. A taxa de inflação é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período. Com isso, ao investir, você deve ter em mente a rentabilidade real (rentabilidade do investimento dividida pela inflação). A inflação é medida com base em vários índices (entre eles o IPCA, do qual falaremos em seguida). Esses índices ponderam os bens e serviços mais importantes para a população e medem o crescimento dos preços.

IPCA
Já falamos que o IPCA é um dos índices para medir a inflação. O que você não deve saber é que ele é o principal! O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é o cálculo de todas as variações dos preços de produtos e serviços para o consumidor final.

Ele é medido mês a mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado para representar numericamente a inflação. É um dos índices mais importantes da nossa economia, pois reflete o custo de vida de famílias que possuem renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base em nove regiões metropolitanas do país.

SELIC
A taxa Selic já ficou famosa, muito citada em jornais e na televisão. Todo mundo já ouviu falar,
mas não sabe explicar o que é exatamente. É bem simples. Também conhecida como a taxa básica de juros da economia brasileira, serve para definir o “piso” dos juros do país. Selic quer dizer “Sistema Especial de Liquidação e Custódia” e tem influência no crédito, no consumo e na inflação, servindo de referência para transações e negociações. Essa taxa é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil, o Copom, e é partir dela que as instituições financeiras determinam remunerações, rentabilidades e juros para empréstimos e financiamentos.

CDI
Termo menos familiar, CDI (Certificado de Depósito Interbancário) são títulos emitidos por instituições financeiras com o intuito de transferir recursos entre bancos que têm reserva e bancos que necessitam de dinheiro para repor o caixa no fim do dia. Sua transação é permitida exclusivamente entre bancos, por isso você nunca vai adquirir um CDI. É um importante índice para avaliar a rentabilidade de aplicações e investimentos. Você vai ver que alguns títulos pagam uma “porcentagem do CDI”.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 14 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá, muito obrigado pela iniciativa, está me ajudando muito, eu como não sabia nem por onde começar, e também tinha muitas dúvidas, esse EBook tá me ajudando muito. Parabéns, por mais pessoas assim no mundo. Que Deus continue te abençoando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos