Início Notícias Finanças Pessoais Quer economizar energia? Veja 7 dicas para não sofrer com a conta...

Quer economizar energia? Veja 7 dicas para não sofrer com a conta de luz no inverno

0
lâmpadas acessas
0
(0)

O inverno já começou! E muitas pessoas têm notado o aumento na conta de luz nos últimos meses. Afinal de contas, quem não gosta de tomar aquele banho quente, não é mesmo? Por isso, economizar energia se tornou palavra de ordem.

Mas existem formas de economizar energia no inverno, basta ter maior atenção às mudanças de hábito que decorrem das temperaturas mais baixas e como elas afetam o nosso bolso.

Para ajudar, FinanceOne separou algumas dicas que podem ajudar a próxima conta de luz a ficar um pouco mais barata. Mas antes é importante lembrar que um certo aumento no valor médio do boleto já é esperado.

Isso porque, além das temperaturas amenas, o Brasil passa por uma crise hídrica que afeta diretamente o fornecimento de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a escassez de chuvas para a geração de energia é a pior em 91 anos.

+ Aneel reajusta as bandeiras da conta de luz! Veja novo valor das tarifas

Como economizar energia no inverno ou dias frios?

Como já mencionado, o aumento do consumo energético no inverno está relacionado com os hábitos que adquirimos nesse período.

Portanto, siga as dicas a seguir e ao final da estação vai notar que conseguiu reduzir o custo da conta de luz.

1. Tome banhos mais curtos e menos quentes

É tentador aproveitar o tempo frio para passar longos minutos debaixo do chuveiro. Principalmente se a água estiver bem quente.

Mas esses dois fatores vão na contramão do objetivo de economizar energia: tempo e temperatura.

Quanto mais tempo o chuveiro elétrico estiver funcionando, mais energia vai puxar, obviamente. E quanto mais quente a água estiver, também.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais usam energia elétrica.

E usar a potência máxima, com a temperatura regulada no modo inverno, aumenta o gasto em 30%.

Dica bônus: caso seu chuveiro seja muito antigo, considere trocá-lo por um modelo mais novo, com selo A do Procel ou a etiqueta do Inmetro. Isso também pode ajudar a poupar energia.

2. Regule as temperaturas

Seguindo a mesma lógica do chuveiro, sempre que houver mudança de estação é importante checar as temperaturas de outros eletrodomésticos e itens que são usados constantemente.

Os principais são geladeira e freezer. Se as temperaturas estiverem muito baixas no ambiente, eles provavelmente não precisarão estar em sua capacidade máxima para conversar as temperaturas dos alimentos armazenados.

Outro item que merece essa atenção é a torneira. Lavar a louça com água gelada no frio pode ser desafiador, mas não usar a água muito quente por muito tempo ajuda a poupar.

3. Economize no uso de aquecedores

Os aquecedores de ambiente não estão tão presentes na cultura brasileira quanto em outros países. Mas ainda assim é válido mencioná-los, porque as mudanças de temperatura têm tornado esse item cada vez mais presente.

Você sabia que ele pode ser responsável por até um terço do gasto de eletricidade doméstico? Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas enquanto estiver no ambiente.

Confira dicas de como conseguir economizar energia no inverno

Segundo a Aneel, o ideal é ligá-lo até o cômodo ficar aquecido e depois desligá-lo. Assim como se pode fazer com o ar-condicionado no verão.

Certifique-se também de que não há corrente de ar no ambiente, para que o aparelho funcione plenamente, sem interferência.

4. Lave e seque roupas de forma inteligente

Procure usar a lavadora de roupas na capacidade máxima indicada no manual. Sim, isso também vai te ajudar a economizar energia e a poupar água.

Em um cenário ideal, a máquina de lavar tem a capacidade compatível com o tamanho do varal.

Afinal, não adianta ter uma lavadora de 10 litros, se só pode estender seis peças de cada vez. Optar por programas de lavagem mais curtos também ajuda.

Deixe de lado também aquele hábito que muitos brasileiros têm de colocar roupa para secar atrás da geladeira. Além do risco de choques elétricos, isso vai exigir mais dos motores, que não foram feitos para essa finalidade.

5. Economize energia na hora de se arrumar

Secar os cabelos para sair de casa é especialmente importante durante o inverno. Afinal, ficar muito tempo com os fios molhados e em contato com temperaturas mais baixas pode até mesmo causar um resfriado.

Mas é possível economizar energia no uso de secadores e chapinhas. Para isso, seque bem o cabelo com uma toalha antes de usar secador, chapinha ou babyliss. Mas principalmente o secador.

Busque também não mantê-los ligados na tomada enquanto não estiver usando. Pode não parecer, mas esses aparelhos consomem bastante energia. E reduzir o tempo de uso deles faz toda a diferença.

6. Retire os eletrodomésticos da tomada

Equipamentos conectados à tomada, mesmo quando estão desligados, consomem energia. Computadores e televisões, por exemplo, podem aumentar de forma considerável o valor da sua conta de luz se estiverem conectados.

O ideal é tirar da tomada os eletrodomésticos que não estão em utilização no momento. Outra dica é deixar os carregadores de celular conectados apenas enquanto estiverem um uso.

7. Atenção ao uso da geladeira

Não abra a porta da geladeira desnecessariamente. Isso porque abrir e fechar a porta da geladeira pode aumentar o consumo de energia. Além disso, verifique se a borracha de vedação da porta está boa e cumprindo sua função. Também é recomendável que nunca se utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos;

Gostou do conteúdo? Qual dessas dicas você já coloca em prática na sua casa? Divida conosco, e com os demais leitores, a sua experiência! E não deixe de compartilhar com seus amigos que precisam economizar energia no inverno!

*Colaboração: Camila Miranda

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui