Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Dicas de Educação Financeira para ficar rico

Escrito por: Redação em 12 de abril de 2018

Ficar rico é um desafio. Aliás, tarefa quase impossível. Um sonho talvez. Mas, com planejamento financeiro você pode chegar perto. Na verdade, se você seguir dicas de educação financeira para ficar rico, há chances de chegar bem perto. Nós te explicamos.

Para que você entenda a importância da Educação Financeira, em janeiro deste ano foi divulgado pelo Governo que a partir de 2019, todas as escolas do Brasil devem oferecer aos alunos aulas de Educação Financeira, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta não é ensinar a fazer contas, mas destacar a importância dessa educação desde jovem.

A Educação Financeira nas escolas terá os objetivos de ensina a manter as contas em dia e a poupar; ensinar conceitos básicos de economia e integrar a disciplina a outras, como História e Geografia; além de propor que através de conceitos básicos os jovens possam entender melhor a realidade e usar conscientemente seus recursos.

Há, inclusive, um decreto presidencial que trata o assunto. O decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010 institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). Não apenas nas escolas, mas para todos os cidadãos. A Enef foi estabelecida para atuar nacionalmente, promovendo ações gratuitas de educação financeira que sejam de interesse público, entre outras medidas. O portal com os projetos educacionais promovidos pela Enef é o Vida e Dinheiro.

Por que estamos falando disso? A intenção é mostrar o quanto é levado a sério esse conhecimento e que cada vez mais será desenvolvido ainda cedo, nas pessoas. Aprender  finanças é preocupar-se com seu bem-estar. Aprendendo a fazer um planejamento e até a fazer um investimento da maneira correta, os benefícios serão também seus.

Fique acompanhando para saber as dicas de educação financeira para ficar rico.

Como usar a educação financeira para ficar rico
O primeiro passo para usar a educação financeira para ficar rico é montar um planejamento financeiro e definir metas concretas

Dicas de educação financeira para ficar rico

como ganhar dinheiro com a educação financeira

Não tem segredo e nem fórmula mágica. O esforço dependerá, em grande parte, de você. É certo que “ficar rico” é um termo forte. Mas isso dependerá do seu ponto de vista e dos seus objetivos. É aí que entra a educação financeira e o planejamento financeiro como primeiro passo. De nada adianta tomar ações sem ter planejado e estar preparado.

O conceito de ficar rico, aqui, não quer dizer ganhar muito dinheiro. Mas saber administrar e fazer render, pelo menos no mínimo, o que você tem. É saber lidar com o quanto de receita você ganha todo mês e como deve gerenciar financeiramente esse provento.

Se você já ganha muito dinheiro, mas gasta tudo, de que adianta? Se algum imprevisto ocorrer você estará preparado? E se essa fonte de “tanta riqueza” de repente sumir? A menos que você já tenha herdado uma enorme quantia, o que não reflete a realidade da maioria das pessoas, há sim com o que se preocupar. Aprenda alguns passos de educação financeira que vão te ajudar a ter mais dinheiro.

#1 Planejar seu orçamento

Já falamos muitas vezes sobre planejar o orçamento financeiro, seu e da família. Antes de planejar-se, você pode fazer uma avaliação: como é a sua relação com o dinheiro? Você tem problemas para quitar todas as contas no prazo e passar o mês bem? Como anda a sua administração do dinheiro?

São perguntas que parecem difíceis. Mas, se você tem sonhos e metas, a educação financeira pode trazer benefícios. Principalmente organizar e equilibrar as finanças. Quem sabe, assim, não passa a sobrar um pouco todo mês? Aliás, esse é um dos objetivos do planejamento.

#2 Organizar as finanças

No Caderno de Educação Financeira publicado pelo Banco Central, alguns passos foram ensinados para transformar os sonhos em objetivos concretos. E, com isso, só organizando as finanças. Segundo a publicação do BC, você precisa saber aonde quer chegar, estabelecer metas claras e etapas intermediárias, por exemplo.

Outro fator que vai ajudar a manter a organização das finanças é equilibrar seus desejos com suas reais necessidades. Antes de uma compra maior, ou até mesmo diversas compras pequenas, avalie se são realmente necessárias ou apenas um desejo seu. Não que você não os deva ter, mas precisa controlar-se para alcançar seu objetivo final.

#3 Orçamento familiar

Na verdade, a organização das finanças e o orçamento familiar ainda fazem parte do planejamento. Nessa etapa, você pode ser o auxílio de uma planilha de orçamento, que poderá ajudar bastante no controle desse dinheiro.

Os objetivos do orçamento não são frear o seu consumo, apenas organizá-lo para que você continue podendo ter. Basicamente o orçamento familiar inclui toda a receita que entra mês e a mês e quanto você poderá dispor. Isso depois de analisar os gastos, que devem ser avaliados para ver onde é possível reduzir ou até cortar. Assim, sobrará para o consumo e para poupar, como falaremos a seguir.

#4 Começar a poupar

Para atingir seus objetivos, para emergências e até para ter mais dinheiro. Sim, se você criar o hábito de poupar poderá aplicar esse dinheiro, através de um investimento. Com isso, esse valor irá render e você terá uma remuneração maior.

Apenas com educação financeira você cria o hábito de ter uma poupança para essas metas. E, claro, para ficar rico, você não pode gastar tudo o que ganha. Muito menos, gastar mais até do que ganha. É preciso saber administrar. E fazer o valor render. É aí que chegamos ao último tópico, a seguir.

#5 Definir um investimento

Agora sim, você já fez um planejamento financeiro, definindo metas e objetivos claros e concretos e montando seu orçamento familiar. Depois de tanto planejar, conseguiu efetivamente organizar suas finanças e fazer aquela reserva todo mês.

Você sabe quais são os tipos de investimentos existentes? A hora é de escolher o seu perfil de investidor, avaliar suas opções e fazer uma aplicação para aumentar seus ganhos.

Conclusão

É claro que não existe nenhuma técnica infalível para ficar rico. Tudo depende sim da educação financeira e, claro, do significado que isso tem para você. Ter uma saúde financeira vai ajudar a prevenir problemas, ou resolvê-los de uma maneira mais rápida, além de proporcionar um conforto maior.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Harvard-tem-114-cursos-onlines-grátis
Caí na malha fina do IR 2018, e agora?
arrumar emprego pelo LinkedIn
Como fazer uma planilha de gastos com cartão de crédito
nova-carteira-de-motorista -inteligente”