Início Notícias Finanças Pessoais Emplacamento de carro na concessionária vale a pena?

Emplacamento de carro na concessionária vale a pena?

0
homem colocando placa em carro
5
(2)

O emplacamento de carro é exigência de quem acabou de adquirir um zero km. A lei estabelece prazo de 15 dias contados a partir da emissão da Nota Fiscal de compra.

Durante este período, do carro sem placa a Nota Fiscal deve permanecer em posse do motorista, para o caso de passar por alguma fiscalização de trânsito.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), durante esse período, o carro zero só poderia circular entre o local onde foi comprado até o local do emplacamento. Desta forma, se o veículo for parado em circulação fora dessa condição, poderá ser apreendido.

Decorrido este prazo de emplacamento do veículo zero, o condutor pode ser multado em R$293,47, multa gravíssima, amargar 7 pontos na carteira de habilitação e ainda ter seu veículo rebocado.

Documentos necessários para emplacamento de carro

É preciso considerar que o emplacamento de carro é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e que, por essa razão, varia em cada estado. Antes de dar início ao pagamento das taxas, entre no site do Detran e confira o passo a passo exato para a sua região.

No geral, não há mistério. Ao comprar o automóvel, retire os documentos na concessionária (nota fiscal do veículo e decalque do chassi).

Depois, para realizar o emplacamento de carro, é preciso registrar o veículo. Os consumidores têm até 30 dias depois da emissão da nota fiscal para conseguir o documento.

Documentos necessários

  • Nota fiscal do veículo;
  • Decalque do número do chassi original;
  • Carteira nacional de habilitação ou RG do proprietário (cópia e original);
  • Comprovante de endereço (cópia e original);
  • Contrato assinado por todas as partes (caso o veículo seja financiado).

Taxas a serem pagas

  • Primeiro Registro do Veículo no Estado;
  • Taxa referente ao emplacamento e lacração;
  • IPVA;
  • Seguro obrigatório|DPVAT;
  • Personalização de placas (opcional).

+ Emplacamento: principais taxas cobradas para carro zero

Concessionárias podem tornar processo mais ágil

O proprietário tem a opção de realizar o emplacamento diretamente no Detran ou fazer uso dos serviços de um despachante particular ou oferecido pela concessionária.

Apesar de facilitar e economizar o tempo do dono do veículo, fazer a documentação na concessionária pode sair mais caro. Afinal, algumas delas vão querer cobrar alguma porcentagem para realizar esse processo.

Dependendo da época em que o veículo for comprado, ainda é possível encontrar condições em que o IPVA também já vem pago pela concessionária, o que representa uma economia ainda maior para o cliente.

Por isso, comprar o veículo de uma maneira planejada, pode trazer uma série de benefícios.

Além disso, é importante ficar atento às promoções para encontrar vantagens que representem economia e facilidade.

Agora é possível possível pedir o emplacamento de carro digital no Brasil

Emplacamento digital é uma opção

Uma nova modalidade de emplacamento de carro zero-quilômetro está disponível no Brasil. O chamado Primeiro Emplacamento Inteligente (PEI) permite o registro e emplacamento do carro diretamente na concessionária, sem a interferência de terceiros.

Contudo, a princípio, o serviço de emplacamento digital está disponível apenas no Distrito Federal (DF) e alguns estados. A solicitação deve ser feita diretamente na concessionária, de acordo com o Detran.

A loja, então, por meio de um sistema digital, registra os dados pessoais do proprietário. Além do chassi do veículo e informações do contrato de financiamento, se houver.

Em seguida, são gerados automaticamente o número da placa do veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento Eletrônico (CRLV-e).

Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seu comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui