Início Notícias Finanças Pessoais Empréstimo com agiota: veja os riscos e opções mais confiáveis

Empréstimo com agiota: veja os riscos e opções mais confiáveis

0
Homem e mulher fazendo contas
0
(0)

Muitas vezes, em uma situação financeira um tanto quanto instável, a possibilidade de conseguir dinheiro de forma rápida pode ser tentadora. Porém, será que um empréstimo com agiota é a melhor opção para prezar pelas suas finanças?

Por que não pegar empréstimo com agiota?

Em primeiro lugar, vale dizer que um agiota é uma pessoa que oferece empréstimos a taxas de juros extremamente altas. Além disso, possui termos estritos de cobrança em caso de falha e geralmente atua fora da autoridade local.

Ou seja, trata-se de uma alternativa altamente perigosa.

Vale destacar que, no Brasil, a agiotagem é considerada uma prática ilegal. Isso porque emprestar dinheiro sem autorização do Banco Central do Brasil, é crime. Ademais, também se configura como crime contra a economia popular ao cobrar juros abusivos para obtenção de lucros exagerados em empréstimos.

As infrações estão previstas no Art. 7º da Lei 7.492/86 e no Art. 4º da Lei 1521/1051, respectivamente. 

Então, é preciso ressaltar que embora conseguir um empréstimo com agiota não seja exatamente um crime, ao fazê-lo você está colaborando com uma prática criminosa, portanto deve ter cuidado ao cogitar essa possibilidade.

Em resumo, você não deve pegar empréstimo com agiota pelos seguintes motivos:

  • Trata-se de uma violação do código penal;
  • Demonstra falta de segurança na transação financeira;
  • Necessidade de apresentar garantias abusivas;
  • Risco de violência física;
  • Juros altos;
  • Crédito não protegido pelo Código de Defesa do Consumidor;
  • Crédito não protegido pelo Banco Central;
  • Não há garantia de que as condições estipuladas serão respeitadas.
Prefira uma alternativa regulamentada ao invés de pegar empréstimo com agiota

Alternativas para conseguir um empréstimo

Você já percebeu que pedir pegar empréstimo com agiota não é um bom negócio. No entanto, ainda precisa de dinheiro. Veja, abaixo, algumas opções regulamentadas que são verdadeiramente seguras para você:

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma ótima alternativa para conseguir crédito. Atualmente, existem muitos sites que fazem uma análise do seu perfil e apresentam diversas empresas que podem conceder o valor que está solicitando.

Empréstimo com garantia

Ao invés de tentar um empréstimo com agiota, por que não utilizar alguma garantia para conseguir limites de créditos maiores e condições de pagamento mais acessíveis?

É possível utilizar o carro, imóvel, salário (no caso do empréstimo consignado) e até mesmo o seu celular para isso.

+ Empréstimo com garantia: veja 4 modalidades e como funcionam

Empréstimo com o limite do cartão de crédito

Precisa de dinheiro vivo ao invés do limite de cartão de crédito? Pois bem, existem empresas que fornecem esse serviço! Ou seja, você oferece o limite disponível do seu cartão e recebe, em dinheiro, o valor disponibilizado.

Empréstimo concedido por amigos ou familiares

Essa, talvez, é a melhor opção. Isso porque não oferece riscos e nem juros extras, dependendo do acordo que você fizer. Também evitará passar por análise de crédito que, de acordo com o seu histórico financeiro, pode acabar sendo uma pedra no sapato.

Porém, como envolve uma relação interpessoal, é preciso que haja um compromisso muito grande com as condições envolvidas.

Antecipação do FGTS

Caso você possua saldo no FGTS, é possível solicitar esse valor em algumas financeiras e recebê-lo antes da data estipulada. Assim, quando o dinheiro de fato for liberado, ele será usado para quitar essa antecipação.

Como identificar um empréstimo com agiota e outros golpes de falsas financeiras

Caso você esteja em uma situação em que não sabe se está prestes a pedir um empréstimo com agiota, entenda alguns padrões de comportamento que geralmente são expostos nesse tipo de acordo.

Em primeiro lugar, está a falta de transparência sobre todo o processo. É comum que também não exista um contrato formal, apenas algo do tipo “boca a boca”. Além disso, muitos agiotas também fazem cobranças excessivas e com base em ameaças à integridade física do indivíduo.

Ademais, vale destacar que também existe a questão das financeiras que oferecem um falso serviço de empréstimo.

Ou seja, geralmente você entra em contato com eles e, para liberar o crédito, solicitam o pagamento de uma taxa. Saiba que a cobrança de pagamentos antecipados, no caso do empréstimo pessoal, é ilegal e deve ser denunciada.

Caso você identifique alguma conduta assim, evite concluir o acordo.

+ Empréstimo na conta de água: saiba o que é, como funciona e se vale a pena

Invista hoje no futuro da sua vida: “Finanças e Investimentos Inteligentes”, conheça o novo curso do FinanceOne!

Sabemos que o empréstimo é uma alternativa emergencial e que deve ser muito bem avaliada antes de contratada.

Isso porque melhor que pedir emprestado é ter uma vida financeira saudável e que te possibilita alcançar seus objetivos.

É nesse sentido que o FinanceOne lança seu curso “Finanças e Investimentos Inteligentes”, que te ensina, de forma efetiva e com técnicas simples, melhorar significativamente sua saúde financeira.

O curso é ministrado por Daniel Garza, educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes.

Residente no Brasil desde 2009, credenciado e registrado como assessor de investimento pela Ancord e CVM respectivamente, Daniel é sócio da empresa Manchester Investimentos, um dos escritórios de maior crescimento no mercado financeiro e vinculado a XP Investimentos.

Desde 2015, ministra palestras, workshops e cursos de educação financeira, ajudando muitas pessoas a organizarem suas finanças e investirem com inteligência.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Estudante de Letras que tem muita curiosidade por tudo o que tem a ver com Tecnologia e Inovação. Cria da Baixada Fluminense e vascaína de coração. Adora suspense policial, mas a maior paixão de todas é escrever: seja sobre finanças ou sobre qualquer outra coisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui