Início Notícias Investimentos Conheça os erros mais comuns do investidor iniciante

Conheça os erros mais comuns do investidor iniciante

0
engravatado escrevendo em um caderno com um cofre azul e calculadora do lado
0
(0)

Dar o primeiro passo em qualquer novo desafio ou objetivo é fundamental. Mas o tipo de atitude precisa ser bem calculada e analisada, para não refletir nenhuma consequência negativa futuramente. Esse é o caso do investidor iniciante.

Isso porque ao ingressar no mercado financeiro, principalmente se não se manter bem informado, ele corre muitos riscos. Mergulhar de cabeça nas situações exige saber pelo menos o básico para ter um retorno positivo.

É muito comum o investidor iniciante ter insucesso nas primeiras tentativas e se frustrar. Para que isso não aconteça, é necessário se atentar antes de começar qualquer investimento, seja do mais simples ao mais complexo.

Uma análise detalhada é essencial. Conhecer o investimento a fundo, as suas peculiaridades, os seus cálculos, retornos, além dos impactos que ele desenvolve dentro do mercado de negócios.

Investir não é apostar, uma vez que não é recomendável contar com a sorte, pois assim as chances de dar errado serão grandes.

+ Aprenda como se tornar um investidor qualificado

Para ajudar e ter a certeza de que você não se encaixa nesse perfil acima, confira quais erros evitar nos seus primeiros investimentos.

5 erros de um investidor iniciante

1 – Falta de planejamento

Embora seja um assunto que sempre é comentado, ainda existem pessoas que insistem em negligenciar o fator planejamento. Mas essa é uma ferramenta necessária para todas as ações da vida.

O investidor iniciante pode entrar nesse mundo e começar a agir sem planejar o que está fazendo, muitas vezes no calor do momento ou por mera empolgação.

Mas o mercado está cada vez mais repleto de opções para investir. Se não houver um planejamento adequado de como, quando, onde e porque, as chances de falhar serão grandes.

2 – Não saber o seu perfil de investidor

Qual é a sua identidade? Qual é o seu perfil de investidor?

Essa é uma questão a que muita gente não consegue responder, sendo a maioria já presente no mercado financeiro. Ou seja, começam a investir sem saber ou conhecer a si mesmos.

Entender os próprios objetivos, valores, pontos fracos e fortes, habilidades e capacidade de investir é fundamental.

Negligenciar isso pode ser considerado um dos maiores erros do investidor iniciante. Se você é ou quer se tornar um, tome muito cuidado com esse fator.

Não identificar o seu perfil é um indício de que, no futuro, pode vir a perder muito dinheiro.

Como isso pode acontecer? É simples: a vontade será maior do que a sua capacidade ou habilidade. Talvez você tenha um perfil mais agressivo, mas opte por um investimento mais conservador, ou vice-versa.

Isso para o mercado é fatal e você ficará completamente sujeito ao risco. Para evitar esse tipo de situação, não deixe de conhecer o seu perfil.

Algumas instituições financeiras disponibilizam questionários gratuitos aos clientes para auxiliá-los a saber se são conservadores, moderados ou agressivos.

Os investidores iniciantes cometem alguns erros por não conhecerem o negócio a fundo

3 – Começar um investimento sem estudá-lo

Você já participou de alguma entrevista de emprego? Lembra quando enviava currículos e recebia aquela resposta para comparecer a uma primeira conversa com um gestor ou recrutador?

A sua primeira reação, geralmente, era pesquisar sobre aquela empresa para chegar no dia sabendo do que se trata aquela proposta, certo?

No mercado de investimentos isso tende a se repetir para que o sucesso seja garantido. Antes de começar, o investidor iniciante precisa conhecer o tipo de negócio que ele escolheu, estudá-lo para ter em mente tudo o que lhe espera.

Tudo na vida requer esforço. Portanto, para que você obtenha um retorno vantajoso, invista em seu conhecimento.

Busque informações sobre o que mais se adequa ao seu perfil, sobre as características do investimento que lhe agradou ou se encaixou no que procura, e esteja preparado para ingressar nesse mundo financeiro.

+ Conheça os 7 pecados capitais para o investidor

4 – Confundir investimento com aposta

Esse é mais um erro muito comum no mercado financeiro e cometido, principalmente, pelo investidor iniciante.

Como é a primeira vez ou o início nesse mercado, costuma-se achar que estão apostando em algo para ver se vai dar certo ou não. Nesses casos, contando com a sorte.

Pois bem, é aí que mora o perigo. Investimento não é sorte!

Esse equívoco acomete muitos investidores iniciantes em bolsas de valores, pois ouvem de especialistas que apostar em determinado esquema é vantajoso e caem nas ofertas milagrosas.

Esteja sempre desconfiado de qualquer situação parecida com essa. O mercado financeiro não foi criado com o intuito de fazer milagres.

Tudo o que acontece é reflexo de planejamento, esforço e acontece de maneira gradativa. Por isso, usar o termo aposta é uma péssima decisão e você pode começar esse jogo atrás no placar.

+ Conheça 5 cursos para investidores iniciantes grátis e aprenda a investir

5 – Ter pressa pelo retorno financeiro

Se no dito popular a pressa é a inimiga da perfeição, no mundo dos negócios ela é inimiga do retorno financeiro.

Em um mercado bem instável, ter lucro agindo com pressa e pensando apenas no curto prazo não é o recomendável e pode não funcionar. Está aí mais um grande erro do investidor iniciante.

Gostou deste conteúdo? Quer ficar ainda mais por dentro sobre os investimentos? Então assine a nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, novidades sobre o assunto.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui