Início Notícias Carreiras 10 principais erros em entrevistas de emprego. Como evitá-los?

10 principais erros em entrevistas de emprego. Como evitá-los?

0
pessoa fazendo o sinal de negativo
5
(1)

A entrada no mercado de trabalho é marcada por um misto de expectativa e receio. Por isso, evitar erros em entrevista de emprego é de grande importância para quem quer se colocar adequadamente no mercado de trabalho.

Principalmente em tempo difíceis, como o de agora, onde cerca de 15% da população encontra-se sem emprego, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os processos seletivos demandam empenho e performance de excelência dos candidatos. Destacar-se em entrevistas de emprego é fundamental para conquistar a vaga desejada, mas nem todos sabem como agir da melhor forma.

Muitos candidatos bons e com experiência técnicas invejáveis, perdem a chance de reingresso no mercado por não saberem como se portar durante a entrevista. Pensando nisso, fizemos uma lista com 10 erros que você nunca deve cometer durante uma entrevista de emprego.

Evite erros em entrevista de emprego

Descubra que erros em entrevista de emprego podem te eliminar de uma oportunidade. A arrogância e a antipatia estão proibidas, assim como as críticas às anteriores entidades patronais.

Veja a seguir 10 erros que devem ser evitados durante um processo de seleção para uma vaga de emprego:

1 – Atraso

Esse erro é o mais óbvio e demonstra desde o início a falta de comprometimento com a vaga de emprego. Chegar atrasado pode prejudicar seriamente suas chances na entrevista se você não tiver um motivo real para isso nem se justificar adequadamente.

Reconhecer o erro e saber se colocar diante dessa situação é muito importante. Afinal, se você não dá a devida explicação, transmite a ideia de que é desleixado e arrogante por se atrasar e não se importar com isso. Não seja esse tipo de profissional.

2 – Forma de se vestir

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Por mais que você não goste tanto dessa frase, é importante considerá-la nesse momento. E se você quiser passar uma boa impressão, precisa saber como se vestir para uma entrevista.

3 – Seja claro ao relatar a sua experiência

É o essencial da entrevista, mas a verdade é que nem todos conseguem descrever, com clareza e entusiasmo, a respetiva experiência profissional. Para evitar esse erros em entrevista de emprego, deve ter bem preparado o historial de funções que desempenhou em anteriores postos de trabalho.

Esforce-se também por dar exemplos de situações concretas em que geriu momentos particularmente importantes e desafiantes no passado.

4 – Não demonstrar interesse

Isso vai muito além de simplesmente prestar atenção e responder atentamente ao que o entrevistador pergunta sobre você e sua trajetória profissional. Diz respeito também à sua roupa, à sua postura corporal e até ao seu tom de voz durante a entrevista.

É fundamental, portanto, transmitir seriedade e confiança, sem parecer sisudo ou arrogante. Seja assertivo nas palavras, não fale com preguiça nem responda com má vontade.

Lembre-se de que a entrevista de emprego é um momento no qual você está sendo avaliado de diversas formas. É algo que vai além do seu currículo e do que você diz sobre si mesmo: é o que você consegue comunicar.

+ Conheça 7 sites para encontrar emprego sem sair de casa

5 – Falta de domínio sobre o próprio currículo

Revise o seu currículo antes de ir para uma entrevista de emprego. Para além das informações que constam no documento, os entrevistadores provavelmente solicitarão que você detalhe as suas atividades anteriores, os desafios e os resultados do seu trabalho.

6 – Criticar antigos chefes ou ocupação

A ingratidão também deve ser evitada pois é considerada um dos maiores erros em entrevista de emprego. Não que você não possa estar insatisfeito com seu antigo chefe ou com a empresa em que trabalhava, mas a entrevista não é o momento para esse tipo de desabafo.

Coloque-se no lugar do entrevistador: você contrataria alguém que reclama de onde trabalhava para correr o risco de que aconteça o mesmo no novo emprego? Claro que não. O recrutador pensa em tudo isso durante a entrevista. Por isso, é preciso tomar cuidado com a maneira de se colocar nessas situações.

Pense também que, mesmo que você não tenha sido feliz em seu último emprego, ele foi uma experiência profissional que contribuiu para o seu conhecimento. Reclamar passa a ideia de que você não é capaz de reconhecer isso ou mesmo de que não tem maturidade.

7 – Não conhecer a empresa

Outro ponto que pode causar uma péssima impressão ao recrutador é você chegar à entrevista sem ter a mínima noção de onde está. Ou seja, sem saber absolutamente nada sobre a empresa que está oferecendo a vaga e seu segmento de atuação.

O mercado de trabalho hoje é enxuto e extremamente competitivo. Assim, quando o recrutador precisa escolher entre um profissional interessado e dedicado que procura saber tudo sobre a organização desde antes do momento da entrevista e outro que parece estar perdido, é claro que o primeiro leva vantagem.

Por isso, prepare-se para a entrevista de emprego, não subestime o quão decisivo esse momento pode ser para que você conquiste seu novo trabalho.

Nunca vá despreparado para um entrevista de emprego

8 – Indecisão e incoerência

Outro erro fatal é demonstrar indecisão e incoerência nas respostas sobre sua própria trajetória profissional. O grande problema desse tipo de comportamento é que deixa claro que o entrevistado não sabe bem o que quer ou mesmo não se conhece.

O autoconhecimento tem sido muito falado nas mais diversas esferas, tanto profissional quanto pessoal. Quando você conhece seu potencial e tem um entendimento amplo sobre sua própria história, fica mais fácil se comunicar e ter respostas mais assertivas no momento da entrevista. Pense nisso!

9 – Vangloriar-se

Vangloriar-se é mais uma atitude excessiva que pode ser um erro em uma entrevista de emprego. É preciso ter autoconfiança para demonstrar que você é capaz de ocupar o cargo e sabe o que precisa ser feito, porém, dar a entender que tudo o que fez foi somente mérito seu, é prepotência e arrogância.

Além disso, transmite a ideia de que você não é capaz de enxergar quem está à sua volta nem trabalhar em equipe. A capacidade de colaborar com outros profissionais é extremamente valorizada no mercado de trabalho hoje e, por isso, mais uma vez, é essencial estar atento a esse tipo de engano.

10 – Mentir

A honestidade é uma de suas melhores armas durante a procura por um emprego. Uma das mentiras mais comuns nos currículos, por exemplo, é afirmar que você tem o domínio do inglês sem ao menos saber as expressões básicas.

Gostou de conhecer os 10 erros em entrevista de emprego que você não pode cometer? Então não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar com amigos!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui