Início Notícias Carreiras Saiba quais os 5 erros que você não deve cometer no currículo

Saiba quais os 5 erros que você não deve cometer no currículo

0
5
(1)

Montar o currículo pode ser considerado um grande desafio, principalmente para quem está procurando o primeiro emprego. Isso porque sempre surgem dúvidas sobre quais informações colocar e a necessidade de cada uma.

Por isso, ao montar esse documento é importante estar atento para não cair em armadilhas, já que muitas técnicas ainda difundidas são antigas e atrapalham a seleção do candidato. 

Lembre-se que o currículo é o primeiro contato que o recrutador tem com o candidato. De acordo com a Harvard Business Review, os empregadores levam em média sete segundos para ler um currículo.

Cada informação e a forma como elas são expostas no documento fazem a diferença para que você possa se destacar dos seus concorrentes.

Independente de a pessoa estar empregada ou não, o currículo é a ferramenta-chave para se comunicar com os recrutadores.

Mas será que é possível montar um currículo errado? A resposta é sim. Por isso é importante estar atento na hora de fazer o documento.

Quais são os erros mais comuns no currículo?

Existem diversos erros que uma pessoa pode cometer ao elaborar um currículo. Um exemplo é se os dados mais importantes ficarem ausentes ou se não forem abordados da forma correta.

Quando isso acontece o recrutador já descarta o seu currículo e você acaba perdendo a oportunidade de demonstrar o tipo de profissional que é.

Para evitar isso, o FinanceOne separou alguns erros que são comuns dos candidatos cometerem. Confira abaixo:

1) Não faça um currículo muito grande

O documento precisa ser bem objetivo, com no máximo duas páginas. As pessoas costumam fazer currículos com três a quatro folhas, o que é um erro.

Tenha em mente que os recrutadores recebem inúmeros currículos e é cansativo ler um único documento com várias páginas.

Além disso, um currículo longo pode ser descartado do processo simplesmente pelo tamanho. Um bom recrutador espera receber informações de forma objetiva. 

Lembre-se que ele deseja que o documento analisado esteja direcionado de forma adequada a vaga para qual a pessoa está se candidatando.

+ Conheça 6 sites para fazer currículo criativo

2) Não colocar o objetivo, seja geral ou específico

Além de não fazer um currículo extenso, você também deve se atentar aos campos que ele deve ter preenchido. Um dos mais importantes é o de objetivo.

Seja ele geral ou específico, a empresa precisa saber o que de fato você procura para já ter uma noção prévia de encaixe na vaga.

O objetivo indica muita coisa para um recrutador, por exemplo, se aquela pode ser a sua busca por um primeiro emprego.

Além disso, mesmo tendo formação em uma área, algumas pessoas podem ter ambições em outras. O objetivo vai explicar isso. É o que você pretende para aquele momento.

Preencher esse campo é, de fato, demonstrar que se tem um plano de carreira e sabe aonde está indo e quer chegar.

3) Não ser direto

Esse é um erro muito comum e que muitas pessoas cometem. O currículo não deve ser um livro e nem mesmo um diário.

Ali é preciso constar informações claras e objetivas sobre suas intenções e qualificações profissionais.

Fazer um currículo com mais de uma página é um dos erros que muitos candidatos cometem

Procure ser bem direto nas suas colocações. Evite dar muitas características pessoais e descrever de ponta a ponta cada atribuição das suas experiências.

O objetivo do currículo não é cansar o recrutador, mas conquistar, não é?

+ 10 principais erros em entrevistas de emprego. Saiba como evitá-los

4) Não filtrar o que colocar

Mais um erro que as pessoas cometem é pecar pelo excesso. Isso mesmo, você não pode encher de informações desnecessárias. Essa dica complementa a anterior, pois se você for direto, com certeza somente colocará o essencial.

Por isso, evite falar demais e dizer algo que você não acha adequado para um perfil profissional.

Algumas partes do seu endereço, numeração de documentos, bem como cursos e palestras que não agregam valor profissional podem ser desconsiderados. 

Além disso, se você perceber que já tem muitas experiências e/ou qualificações profissionais, escolha colocar apenas aquelas que realmente são importantes para a vaga. Filtrar não é errado, pelo contrário, é muito recomendado.

+ Confira modelos de currículo para montar no Canva

5) Não colocar dados para contato

Esse é um erro que não pode passar batido. Alguns recrutadores até brincam que os candidatos pensam que eles têm bola de cristal pois não colocam dados para contato no currículo, ainda mais se ele for entregue impresso.

E engana-se quem pensa que dados para contato englobam apenas o número de telefone.

Nesse caso, colocar e-mail e redes sociais, como Linkedin, também ajudam a fazer a ponte entre você e a sua possível futura empresa.

Gostou dessas dicas? Você já sabe fazer um bom currículo? Se ainda precisa de ajuda, confira neste texto um passo a passo para fazer um e conseguir a vaga que tanto sonha.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui