Início Notícias Empreendedorismo Como escolher um bom contador para sua empresa: veja 7 dicas!

Como escolher um bom contador para sua empresa: veja 7 dicas!

0
pessoa colocando moedas em um pote
0
(0)

Toda empresa precisa escolher um bom contador. É esse profissional que será responsável por cuidar de todas as questões burocráticas do seu empreendimento. Mas, como dedicir o melhor?

Você precisa saber que o contador vai te ajudar na elaboração dos contratos e cálculos trabalhistas e na melhoria dos sistemas de gestão da empresa.

O contador atua tanto na área financeira e econômica quanto patrimonial. Ele permite que o seu empreendimento continue funcionando de acordo com a legislação.

Uma das vantagens de ter um bom profissional da área é a melhor compreensão dos custos e das despesas da empresa.

Mas como escolher um bom contador para sua empresa? Para isso, é necessário que você siga algumas dicas.

Como escolher um bom contador para sua empresa

1) Pense no motivo da contratação

Esse é um ponto importante para você escolher um bom contador para sua empresa. Isso porque você precisa saber qual função ele vai ter dentro da organização.

Um exemplo: o profissional vai te ajudar apenas na emissão de notas fiscais ou também com a elaboração de contratos e cálculos trabalhistas?

2) Procure por indicações

Quem nunca procurou por alguma indicação com a família, amigos ou conhecidos?

Essa alternativa é muito comum na hora de contratar um serviço e pode ser aplicada na hora de escolher um bom contador para a sua empresa.

Por isso você pode levar em consideração as indicações de pessoas e/ou empresários que já estão no mercado. Outra dica é realizar buscas em páginas que considere confiáveis na internet.

Escolher um bom contador pode refletir diretamente nas finanças

3) Esqueça a localização

Há alguns anos era importante que o contador estivesse localizado perto ou dentro da empresa. Porém cada vez mais contadores colaboram de forma remota.

Além disso, manter a contabilidade do seu empreendimento na nuvem é uma vantagem. Porque você e o seu contador podem visualizar os mesmos dados em tempo real e simultaneamente.

Por isso, no momento de decidir pela localização do profissional, tenha como critério a capacidade de ele se adaptar à sua empresa.

4) Procure um profissional certificado

Esse é um ponto importante na hora de escolher um bom contador para sua empresa. Para exercer a profissão, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) exige que os profissionais estejam devidamente registrados.

Além de terem a Carteira de Identidade do Profissional da Contabilidade. E é esse certificado que você pode e deve exigir do contador, antes de contratá-lo.

Também é importante buscar por um profissional que queira sempre aprimorar os seus conhecimentos. Que se mantenha atualizado em relação aos assuntos contábeis.

Quanto mais conhecimento e experiência ele tiver, maior será a capacidade de agregar valor ao seu empreendimento.

5) Pesquise as referências do contador

Depois de ter pesquisado e encontrado um contador para o seu negócio, você pode solicitar a ele referências de outros serviços que já foram realizados.

Se for possível, entre em contato com os clientes antigos para saber mais sobre os trabalhos do profissional.

É importante frisar que caso o contador seja recém-formado, ele pode não ter experiências. Mas isso não quer dizer que não seja capacitado para exercer as funções dentro da sua empresa.

6) Faça entrevistas

Antes de contratar é importante realizar entrevista com os candidatos ao cargo. Dessa forma é possível descobrir se as propostas e ideias são compatíveis com o que a empresa deseja construir.

Não tenha medo de fazer perguntas aos candidatos. Porque é isso que vai te ajudar na hora de negociar os honorários e escolher um bom contador para sua empresa.

7) Quando mais completo, melhor

Opção de contadores no mercado é o que não falta. Por isso, quando você for escolher um é interessante que opte por um profissioanal mais completo. Quanto mais serviços ele puder te oferecer, melhor.

Isso te ajuda a centralizar tudo em uma pessoa só e evita de em momentos de urgência ter que procurar um profissional, sendo que já tem um disponível.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com aquele seu amigo que ainda não tem um contador na empresa dele.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui