Início Criptomoeda Exchange: como escolher para a compra de moedas digitais

Exchange: como escolher para a compra de moedas digitais

0
Dois homens carregando uma grande criptomoedas, cada
4.5
(35)

Antes de escolher uma exchange para compra de moedas digitais, você tem que saber o que é essa plataforma. Essas corretoras facilitam a compra, venda e troca de criptomoedas e tokens.

Você pode se perguntar: tem como fazer isso diretamente com outra pessoa? Sim, é possível, entretanto, é preciso ter confiança no vendedor, em especial quando o envio do valor em moeda fiduciária ou outro criptoativo é feito antecipadamente.

Para evitar riscos, surgiram as exchanges para compra de moedas. Elas copiaram o modelo das corretoras tradicionais, cobrando taxas em troca desse serviço de intermediação e liquidação.

+ Conheça os 7 golpes com criptomoedas mais praticados

Além dos impostos, há todo um custo jurídico e legal para manter a estrutura necessária para operar de forma idônea, respeitando a legislação vigente.

O que são exchanges?

Para quem não conhece, as exchanges ou corretoras de criptoativos funcionam como plataformas eletrônicas que ajudam na compra, venda e troca de moedas digitais e tokens.

Sendo assim, as exchanges encontram compradores e vendedores interessados em realizar as transações. São essas corretoras que dão a garantia de que ambos os lados irão receber o que foi negociado, de forma segura.

E como já foi dito acima, você pode sim comprar diretamente com uma pessoa, sem a necessidade de usar uma exchange. Porém, isso não garante que você não cairá em golpes, que estão cada vez mais comuns no mercado de criptoativos.

Os tipos de exchanges de criptomoedas

As exchanges para compra de moedas podem ser divididas em três opções. São elas:

1. Corretores

Corretores de criptomoedas muitas vezes oferecem a maneira mais simples e conveniente de comprar moedas digitais. O problema é o custo.

Afinal, você não pagará apenas um preço maior que o de mercado por suas criptomoedas, mas também terá que pagar tarifas de transação.

2. Plataforma de negociação

As plataformas conectam compradores de criptomoedas com vendedores e cobram uma tarifa para facilitar cada transação. Nelas, você pode negociar criptomoedas a taxa de mercado atual ou a um limite especificado.

Aliado a isso, o modelo tende a fornecer acesso a uma gama mais diversificada de moedas do que corretores. Além disso, frequentemente disponibilizam gráficos para ajudá-lo a planejar suas negociações.

3. Exchanges Peer-to-peer (P2P)

Essas plataformas permitem a troca direta (P2P) entre pessoas em todo o mundo. A exchange age somente como uma intermediária, com o vendedor capaz de definir seu próprio preço e métodos de pagamento aceitos.

Como escolher uma exchange para compra de moedas digitais?

O primeiro passo para escolher uma exchange é pesquisar sua reputação, tempo de atividade e quadro de funcionários.

Outro passo importante é verificar a liquidez, o volume negociado nos principais ativos.

O primeiro passo para escolher uma exchange para compra de moedas digitais é pesquisar sua reputação

No entanto, é muito comum o cliente inexperiente optar por exchanges com menores taxas e esquecer de levar em conta que durante momentos de grandes oscilações, a cotação tende a ficar muito distante das líderes.

Por fim, lembre-se de verificar com atenção taxas, além de limites para depósitos, saques e transferências. Muitas das vezes, essas informações ficam disponíveis no site da exchange.

+ 5 cursos de criptomoedas para você aprender o assunto

Quais são as vantagens das exchanges?

Quem decide em investir no mercado de criptoativos usando as exchanges passam a ter diversas vantagens, como:

-> Variedade: maior opções de criptomoedas para você escolher a melhor para o seu investimento;

-> Taxas: os valores das taxas costumam ser menores que as cobradas nos fundos o ETFs;

-> Imposto de Renda: caso você venda menos de R$35 mil em um mês e tenha ganhos, está isento de tributação;

-> Segurança: realizar as transações por meio de uma plataforma, garante que você receberá o seu dinheiro ou as suas moedas digitais;

-> Investimento baixo: você pode começar com pouco e não precisa ser um investidor profissional para conseguir começar a aplicar. Para se ter uma ideia, é possível investir com R$50.

Ainda sem regulamentação oficial

O bitcoin ainda não tem regulamentação específica no país, mas não é ilegal.

Recentemente, o Senado Federal aprovou regulamentação do mercado de criptomoedas.

O texto aprovado pelos senadores, que agora segue à Câmara dos Deputados, tem intenção de combater a lavagem de dinheiro e traz clara citação à livre iniciativa e concorrência. Além de criar um Cadastro Nacional de Pessoas Expostas.

O substitutivo também estabelece que prestadoras de serviços de ativos virtuais somente poderão funcionar no país mediante prévia autorização de órgão ou entidade da Administração Pública Federal, a ser definido posteriormente.

Apesar deste movimento, os brasileiros já podiam negociar criptomoedas no mercado, como também devem declarar ganhos com o investimento dependendo do valor mensal movimentado.

A Receita Federal, inclusive, criou códigos específicos para utilizar na Declaração de Imposto de Renda.

Eles estabelecem distinções entre bitcoin, altcoins (como é chamada a maioria das demais criptos) e stablecoins (criptomoedas com valor fixado ao preço de uma moeda fiduciária, como o real).

Onde comprar criptomoedas de forma segura?

É possível encontrar várias empresas que fazem essa intermediação de compra e venda de criptomoedas. Portanto, preparamos uma lista contemplando as exchanges para compra de moedas mais conhecidas. São elas:

Ficou interessado? Então confira outras plataformas para compra e venda de criptomoedas, como o Bitcoin.

Leia mais no FinanceOne

Colaboração: Rafael Massadar e Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 35

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui